Mary Grace Martins
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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| Ensino M?dio | Filosofia | Hist?ria da filosofia |
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1ª atividade |
Lance a seguinte questão aos alunos para uma " tempestade de ideias":
"E a vida ? A vida o que é ? Diga lá meu irmão..."
Incentive a livre associação de ideias. Anote os comentários dos alunos.
Em seguida, apresente o vídeo "Gonzaguinha canta "O que é, o que é?", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4-N5P2geaO4
Distribua a letra da música e reapresente o vídeo para que acompanhem:
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O Que É, O Que É? Composição: Gonzaguinha Eu fico Com a pureza da resposta das crianças É a vida, é bonita E é bonita... Viver! E não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar A beleza de ser um eterno aprendiz... Ah meu Deus! Eu sei, eu sei Que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita E é bonita... E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão Ela é a batida de um coração Ela é uma doce ilusão Hê! Hô!... E a vida? Ela é maravilha Ou é sofrimento? Ela é alegria Ou lamento? O que é? O que é? Meu irmão... Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo... Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do criador numa atitude repleta de amor... Você diz que é luxo e prazer Ele diz que a vida é viver Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é e o verbo é sofrer... Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada Por mais que esteja errada Ninguém quer a morte Só saúde e sorte... E a pergunta roda E a cabeça agita Eu fico com a pureza Da resposta das crianças É a vida, é bonita e é bonita... |
Provoque comentários sobre as definições do autor para a vida.
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2ª atividade |
Comente com os alunos que assistirão uma explicação sobre a origem da Filosofia. Dê-lhes a tarefa de anotar o nome do pensador citado na apresentação e sua explicação para a origem do universo ou sobre o funcionamento da natureza, preenchendo o quadro:
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Filósofo |
Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza |
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Exiba, então, Origem e significado da filosofia , disponível
no Portal do Professor.
Faça perguntas aos alunos de forma a retomarem algumas das informações da apresentação, tais como:
Em seguida resgate as anotações dos alunos sobre os pensadores e suas respectivas explicações, anotando na lousa, à medida que os alunos comentarem:
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Filósofo |
Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza |
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Tales |
tudo se formou da água |
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Heráclito |
a origem estaria no fogo |
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Parmênides |
tudo esta cheio do que é , do “ser” |
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Anaxímenes |
a origem as coisas está no ar |
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Pitágoras |
origem e funcionamento na matemática |
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Empédocles |
tudo se formou pela reunião dos 4 elementos - ar, fogo , terra e água |
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Demócrito |
tudo se originou do átomo – nascia assim a química |
Proponha seguinte reflexão: a temática abordada na música de Gonzaguinha aproxima-se mais da Filosofia Pré Socrática ou Socrática? Por quê?
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3ª atividade |
Proponha que os alunos organizem grupos de trabalho. Cada grupo deverá criar uma paródia para a música de Gonzaguinha, "O que é, o que é" considerando as explicações dos filósofos pré socráticos para a origem do universo e para o funcionamento da natureza.
Acompanhe de perto as produções, intervindo se houver equívocos conceituais. Depois promova uma socialização das produções ao vivo ou peça que os alunos gravem arquivos em áudio ou vídeo para compartilharem com os demais.
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4ª atividade |
Para concluir essa sequencia didática, peça que os mesmos grupos de trabalho façam uma pesquisa sobre Sócrates, seu papel na Filosofia e algumas de suas ideias. Indique que a turma escolha frases do filósofo para montagem de um painel coletivo.
Imagem: Araldo de Luca/Corbis
Para essa pesquisa, peça que utilizem enciclopédias e a internet . Oriente que devem analisar a confiabilidade dos sites selecionados, oferecendo parâmetros tais como:
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Autoria/Credibilidade/Citação: Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição? Qual sua qualificação? Cita suas fontes? É um site “.com” (comercial), “.gov” (governamental) ou “.org” (organização não-governamental)?
Intencionalidade/Viés: Com que objetivo o site teria sido criado? Para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer? Veicula muita propaganda? Mistura fatos com opinião?
Conteúdo/Contexto: O site abrange todas as questões relativas ao assunto? O texto é compreensível, claro? Dá condições para você ampliar sua pesquisa? /
Atualidade/Continuidade: As datas de criação e atualização aparecem com clareza?
Fonte: CENPEC. Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio. São Paulo: CENPEC, 2006, 5 v. (Coleção EducaRede: Internet na escola; v.2) . Disponível em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=646 |
Organize uma socialização das informações pesquisadas, abordando tanto o conteúdo encontrado, como a análise dos sites que fizeram.
| Nome | Tipo |
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| Origem e significado da filosofia | V?deo |
Artigos sobre a História da Filosofia:
http://www.brasilescola.com/filosofia/
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u15.jhtm
http://www.professordehistoria.com/filosofia/
Durante o processo observe se os alunos identificaram a diferença entre os filósofos pré socráticos e a filosofia clássica. Faça anotações sobre a participação dos alunos nas discussões e reflexões. Anote também se a organização dos grupos garantiu o trabalho coletivo produtivamente. Pergunte aos alunos o que aprenderam nessa sequencia de atividades. Por fim, compartilhe com a turma suas observações.