Portal do Professor

Início do Conteúdo

Origem e significado da filosofia

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Filosofia Hist?ria da filosofia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a origem da filosofia, sobre os filósofos pré-socráticos e a filosofia clássica
  • Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação
  • Trabalhar em grupo produtivamente

Duração das atividades

3 horas aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

------

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

Lance a seguinte questão aos alunos para uma " tempestade de ideias":

"E a vida ? A vida o que é ? Diga lá meu irmão..."

Incentive  a livre associação de ideias. Anote os comentários dos alunos.

Em seguida, apresente o vídeo "Gonzaguinha canta "O que é, o que é?", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4-N5P2geaO4 

Distribua a letra da música e reapresente o vídeo para que acompanhem:

O Que É, O Que É?

Composição: Gonzaguinha

Eu fico Com a pureza da resposta das crianças

É a vida, é bonita

E é bonita...

Viver! E não ter a vergonha de ser feliz

Cantar e cantar e cantar

A beleza de ser um eterno aprendiz...

Ah meu Deus! Eu sei, eu sei

Que a vida devia ser bem melhor e será

Mas isso não impede que eu repita

É bonita, é bonita E é bonita...

E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão

Ela é a batida de um coração

Ela é uma doce ilusão

Hê! Hô!...

E a vida? Ela é maravilha Ou é sofrimento?

Ela é alegria Ou lamento?

O que é? O que é? Meu irmão...

Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo

É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo...

Há quem fale que é um divino mistério profundo

É o sopro do criador numa atitude repleta de amor...

Você diz que é luxo e prazer

Ele diz que a vida é viver

Ela diz que melhor é morrer

Pois amada não é e o verbo é sofrer...

Eu só sei que confio na moça

E na moça eu ponho a força da fé

Somos nós que fazemos a vida

Como der, ou puder, ou quiser...

Sempre desejada

Por mais que esteja errada

Ninguém quer a morte

Só saúde e sorte...

E a pergunta roda

E a cabeça agita

Eu fico com a pureza

Da resposta das crianças

É a vida, é bonita e é bonita...

Provoque comentários sobre as definições do autor para a vida.

2ª atividade

Comente com os alunos que assistirão uma explicação sobre a origem da Filosofia. Dê-lhes a tarefa de anotar o nome do pensador citado na apresentação e sua explicação para a origem do universo ou sobre o funcionamento da natureza, preenchendo o quadro:

Filósofo

Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza

Exiba, então, Origem e significado da filosofia , disponível no Portal do Professor.

Faça perguntas aos alunos de forma a retomarem algumas das informações da apresentação, tais como:  

  • A origem da filosofia  é associada ao surgimento de físicos e matemáticos gregos que se preocupavam em dar respostas sobre uma antiga pergunta:   a origem e funcionamento do universo.
  • Antes as explicações eram elaboradas  através dos mitos e da crença em deuses.  Esses pensadores promoveram, assim, a passagem da crença para o pensar racional.
  • Os primeiros filósofos foram chamados “físicos”  por Aristóteles  pela preocupação com o funcionamento da natureza. São chamados também de pré socráticos, porque vieram antes daquele que inaugurou um novo modelo de pensamento , promovendo avanços  para uma reflexão sobre aspectos do comportamento e das relações humanas.
  • Sócrates é considerado o precursor das doutrinas filosóficas sobre a ética e a politica.   

Em seguida resgate  as anotações dos alunos sobre os pensadores e suas respectivas explicações, anotando na lousa, à medida que os alunos comentarem:

Filósofo

Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza

Tales

tudo se formou da água

Heráclito

a origem estaria no fogo

Parmênides 

tudo esta cheio do que é , do “ser”

Anaxímenes

a origem as coisas está no ar

Pitágoras

origem e funcionamento na matemática

Empédocles

tudo se formou pela reunião dos 4 elementos - ar, fogo , terra e água

Demócrito

 tudo se originou do átomo – nascia assim a  química

 Proponha seguinte reflexão: a temática abordada na música de Gonzaguinha aproxima-se mais da Filosofia Pré Socrática ou Socrática? Por quê?

3ª atividade

Proponha que os alunos organizem grupos de trabalho. Cada grupo deverá criar uma paródia para a música de Gonzaguinha, "O que é, o que é" considerando as explicações dos filósofos pré socráticos para a origem do universo e para o funcionamento da natureza.

Acompanhe de perto as produções, intervindo se houver equívocos conceituais. Depois promova uma socialização das produções ao vivo ou peça que os alunos gravem arquivos em áudio ou vídeo para compartilharem com os demais.

4ª atividade

Para concluir essa sequencia didática, peça que os mesmos grupos de trabalho façam uma pesquisa sobre Sócrates, seu  papel na Filosofia e algumas de suas ideias. Indique que a turma escolha frases do filósofo para montagem de um painel coletivo.

Imagem: Araldo de Luca/Corbis

Para essa pesquisa, peça que utilizem enciclopédias e a internet . Oriente que devem analisar a confiabilidade dos sites selecionados,  oferecendo parâmetros tais como:

Autoria/Credibilidade/Citação:

Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição? Qual sua qualificação?

Cita suas fontes?

É um site “.com” (comercial), “.gov” (governamental) ou “.org” (organização não-governamental)?

Intencionalidade/Viés:

Com que objetivo o site teria sido criado? Para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer?

Veicula muita propaganda? Mistura fatos com opinião?

Conteúdo/Contexto:

O site abrange todas as questões relativas ao assunto? O texto é compreensível, claro?  

Dá condições para você ampliar sua pesquisa? /

Atualidade/Continuidade:

As datas de criação e atualização aparecem com clareza?

Fonte: CENPEC. Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio. São Paulo: CENPEC, 2006, 5 v. (Coleção EducaRede: Internet na escola; v.2) . Disponível em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=646 

Organize uma socialização das informações pesquisadas, abordando tanto o conteúdo encontrado, como a análise dos sites que fizeram.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Origem e significado da filosofia V?deo

Recursos Complementares

Avaliação

Durante o processo observe se os alunos identificaram a diferença entre os filósofos pré socráticos e a filosofia clássica. Faça anotações sobre a participação dos alunos nas discussões e reflexões. Anote também  se a organização dos grupos garantiu o trabalho coletivo produtivamente. Pergunte aos alunos o que aprenderam nessa sequencia de atividades. Por fim, compartilhe com a turma suas observações.