Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria com Tarsila do Amaral

Autor e Co-autor(es)

Maria Amelia Alves Ridolfe Ribeiro imagem do usuário

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES EEEFM - LIONS SEBASTIAO PAIVA VIDAURRE

Arminda Beatrice de Carvalho Ventury Lima, Cristiane Silva D`Agostini, Eliana Aparecida Costa Pereira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral;
  •  Identificar, e diferenciar figuras geométricas;
  •  Apreciar obras de artes fazendo releitura;
  •  Expressar-se através da música.

Duração das atividades

4 aulas de 60 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O que o aluno sabe sobre arte;
  • Qual o pintor famoso que ele já ouviu falar.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

O professor(a) irá sondar com os alunos o que eles sabem sobre arte e questionar se eles tem conhecimento de algum pintor importante.  Logo a pós o professor apresentara vídeos sobre a biografia de Tarsila do Amaral, introduzindo um pouco de sua importância para o cenário da arte.  

http://www.youtube.com/watch?v=q9Y2y1Fe-2Q   

2ª aula

Apresentação de algumas obras, tais como Calmaria ll, Agare e O Mamoeiro, de Tarsila do Amaral.

Calmaria II - Tarsila do Amaral  

Agare - Tarsila do Amaral

Mamoeiro - Tarsila do Amaral

Em seguida os alunos farão uma análise através de questionamentos:

1-    Em sua opinião por que esses quadros receberam tais nomes?

2-    O que você vê nas obras de Tarsila do Amaral?

3-    Ao observar os quadros, você se lembrou de imagens ou objetos familiares? Quais?

4-    Quais figuras geométricas você reconhece nos quadros de Tarsila do Amaral?

5-    Que semelhança e diferenças você pode apontar entre as figuras geométricas que aparecem nas obras?

6-    Faça um desenho com algumas da figuras geométricas que identificou nas obras.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-gare.php  

http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:50265?context=popular 

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/tarsila_calmariaII.html 

3ª aula

Após conhecer um pouco da vida da pintora e suas obras os alunos irão reproduzir as telas através de materiais recicláveis (palito de picolé, caixa de remédio, tampinha de garrafa, jornal, entre outros).   

4ª aula 

Dinâmica de apreciação de obras através da música, onde os alunos irão ouvir atentamente a música Aquarela de Toquinho, em seguida irão ouvir novamente e identificar a geometria no contexto da música reproduzindo através de desenhos e pinturas.

http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY   

Recursos Educacionais

Vídeo: Tarsila do Amaral – Biografia artística.

http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm 

http://www.youtube.com/watch?v=W5sOWgaIbcw&feature=related 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente enfocando a dinâmica musical visando identificar os avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos será observado durante a excução das atividades propostas sob a intevenção do professor e através de auto avaliação, sendo esses elementos essenciais para verificação de competências e habilidades previstas.