Eziquiel Menta
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
| Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Corpo humano e a sa?de |
| Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
| Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Não existem pré-requisitos para esta aula
Inicie a aula perguntando a turma o que ? e onde ocorre a digest?o. Anote as respostas da turma no quadro e pe?a para que algu?m fa?a estas anota??es no caderno. No final da aula estas qust?es ser?o retomadas e revistas.
Quais s?o as etapas da digest?o? O que ? digest?o mec?nica e o que ? digest?o qu?mica? O que ? necess?rio para uma boa digest?o?
Atividade 1:
Para esta atividade, no laborat?rio de inform?tica, forme grupos de 7 a 8 alunos para fazer uma pesquisa a partir de uma webquest. A webquest dever? ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa de seus alunos.Todos os alunos percorrer?o a mesma webquest, que dever? abordar os seguintes aspectos:
Dentre as indica??es de sites para psquisa, divida os sites indicados entre os grupos formados, de forma que cada grupo tenha diferentes fontes de pesquisa.
Um bom espa?o para criar a webquest de forma gratuita ? por meio do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ ( Acessado em 01/10/2010), e um tutorial para auxiliar na cria??o passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 01/12/2010).Existem v?rios espa?os que j? possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 01/10/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 01/12/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 01/12/2010).
Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:
?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Digest?o (Acessado em 01/12/2010).
http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html (Acessado em 01/12/2010).
?
http://patymari.sites.uol.com.br/digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).
http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).
Aividade 2:
Ainda em grupos, no laborat?rio de inform?tica, acessem o recurso do portal do professor e naveguem visualizando as etapas da digest?o e o funcionamento do sistema digest?rio.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9693 (Acessado em 01/12/2010).
Durante a explora??o do recurso, os membros do grupo dever?o tomar notas dos nomes dos ?rg?os identificando as etapas mec?nica e qu?mica da digest?o, onde ocorre a absor??o e a fun??o de cada um dos componentes do sistma digest?rio. Dever?o ent?o construir um jogo de domin? com a cartolina, onde as pe?as ter?o sempre um ?rg?o de um lado e uma fun??o ou etapa digestiva do outro. As pe?as poder?o ser somente escritas ou desenhadas, a crit?rio do professor e do grupo.
Por exemplo:
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est?mago |
digest?o mec?nica |
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intestino delgado |
mastiga??o |
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es?fago |
digest?o qu?mica por ?cidos |
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intestino grosso |
maior parte da absor??o de nutrientes |
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boca |
movimentos perist?lticos |
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gl?ndulas salivares |
absor??o da ?gua |
Estabele?a um n?mero m?nimo de pe?as em 30 ou 40, e como forma de socializa??o pe?a para que os grupos troquem entre si e joguem. Pode tamb?m se fazer um campeonato colocando os grupos competindo entre si.
Outro recurso que pode ser acessado no laborat?rio de inform?tica antes de desenvolver esta atividade ? um simulador dispon?vel em: http://www.kurtnavigator.com.br/sd/sistema-digestivo.swf
(Acessado em 15/12/2010), e que contempla todo o sistema digest?rio e o processo da digest?o.
Atividade 3:
Para revisar as etapas da digest?o, pe?a aos grupos que acessem o v?deo no laborat?rio de inform?tica, ou fa?a o download do v?deo e leve para a sala de aula em um pendrive, caso sua escla possua o recurso da TV Pendrive, ou salve em um CD ou DVD e leve para a sala de aula para reproduzir a m?dia no aparelho de DVD.
http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 (Acessado em 01/12/2010).
A partir das informa??es obtidas na pesquisa e no v?deo, como atividade final, convide os grupos a produzirem um mapa conceitual com as principais informa??es sobre as etapas da digest?o e a import?ncia de cada uma delas. Explique que os mapas conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a seq?encia??o hierarquizada dos conte?dos. Uma ferramenta livre interessante para a constru??o de mapas conceituais ? o Cmap tool, dispon?vel em: http://cmap.ihmc.us/download/ (Acessado em 01/12/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais est? dispon?vel em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 01/12/2010). Este ? um bom momento para revisar conceitos e corrigir conceitos equivocados que possam existir. Retome as anota??es feitas na primeira discuss?o no come?o da aula e confronte com os conceitos deste momento final.
Como atividade extra, no laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em duplas ou trios para que joguem o quizz sobre sistema digestivo, dispon?vel em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/345_digestorio/atv7.swf (Acessado em 15/12/2010).
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Fisiologia - sistema digestivo | Hipertexto |
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-digestivo/boca-1.php
http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp (acessado em 01/12/2010)
http://www.terapiadavida.com.br/Pasta%20Nutricional/A%20digestao%20come%E7a%20pela%20boca.htm (acessado em 01/12/2010)
http://fisicomaluco.com/wordpress/2010/04/09/digestao-na-boca-e-degluticao/ (acessado em 01/12/2010)
http://www.rgnutri.com.br/sp/fisiologia/adbee.php (acessado em 01/12/2010)
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=899 (acessado em 01/12/2010)
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.