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A digest?o come?a na boca

Autor e Co-autor(es)

Ana Cl?udia Bastian Machado imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Corpo humano e a sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Apresentar como se inicia o processo de digestão na boca
  • Discutir sobre a importância do cuidado com a boca e dentes e a higiene oral
  • Discutir a importância de uma boa alimentação para a qualidade de vida

Duração das atividades

2 aulas de 45 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando a turma o que ? e onde ocorre a digest?o. Anote as respostas da turma no quadro e pe?a para que algu?m fa?a estas anota??es no caderno. No final da aula estas qust?es ser?o retomadas e revistas.

Quais s?o as etapas da digest?o? O que ? digest?o mec?nica e o que ? digest?o qu?mica? O que ? necess?rio para uma boa digest?o?

Atividade 1:

Para esta atividade, no laborat?rio de inform?tica, forme grupos de 7 a 8 alunos para fazer uma pesquisa a partir de uma webquest. A webquest dever? ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa de seus alunos.Todos os alunos percorrer?o a mesma webquest, que dever? abordar os seguintes aspectos:

  • quais s?o os org?os que comp?e o sistema digest?rio?
  • o que ? e onde ocorre a digest?o mec?nica?
  • o que ? o onde ocorre a digest?o qu?mica?
  • qual a fun??o dos dentes na digest?o?
  • qual a fun??o da l?ngua e das gl?ndulas salivares na digest?o?
  • onde ocorre a absor??o dos alimentos?

Dentre as indica??es de sites para psquisa, divida os sites indicados entre os grupos formados, de forma que cada grupo tenha diferentes fontes de pesquisa.

Um bom espa?o para criar a webquest de  forma  gratuita  ?  por  meio  do  site http://www.webquestbrasil.org/criador/ ( Acessado em 01/10/2010),  e  um  tutorial  para  auxiliar  na  cria??o  passo  a  passo,  pode  ser  encontrado  em  http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 01/12/2010).Existem v?rios espa?os que j? possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 01/10/2010),  http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 01/12/2010),   http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 01/12/2010).         

Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar neste trabalho:         

?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Digest?o (Acessado em 01/12/2010).

http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html (Acessado em 01/12/2010).

?

http://patymari.sites.uol.com.br/digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm (Acessado em 01/12/2010).

Aividade 2:

  • Para esta atividade ser? necess?rio cartolina, tesoura e canetinhas

Ainda em grupos, no laborat?rio de inform?tica, acessem o recurso do portal do professor e naveguem visualizando as etapas da digest?o e o funcionamento do sistema digest?rio.

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9693 (Acessado em 01/12/2010).

Durante a explora??o do recurso, os membros do grupo dever?o tomar notas dos nomes dos ?rg?os identificando as etapas mec?nica e qu?mica da digest?o, onde ocorre a absor??o e a fun??o de cada um dos componentes do sistma digest?rio. Dever?o ent?o construir um jogo de domin? com a cartolina, onde as pe?as ter?o sempre um ?rg?o de um lado e uma fun??o ou etapa digestiva do outro. As pe?as poder?o ser somente escritas ou desenhadas, a crit?rio do professor e do grupo.

Por exemplo:

est?mago

digest?o mec?nica

intestino delgado

mastiga??o

es?fago

digest?o qu?mica por ?cidos

intestino grosso

maior parte da absor??o de nutrientes

boca

movimentos perist?lticos

gl?ndulas salivares

absor??o da ?gua

Estabele?a um n?mero m?nimo de pe?as em 30 ou 40, e como forma de socializa??o pe?a para que os grupos troquem entre si e joguem. Pode tamb?m se fazer um campeonato colocando os grupos competindo entre si.

Outro recurso que pode ser acessado no laborat?rio de inform?tica antes de desenvolver esta atividade ? um simulador dispon?vel em: http://www.kurtnavigator.com.br/sd/sistema-digestivo.swf

(Acessado em 15/12/2010), e que contempla todo o sistema digest?rio e o processo da digest?o.

Atividade 3:

Para revisar as etapas da digest?o, pe?a aos grupos que acessem o v?deo no laborat?rio de inform?tica, ou fa?a o download do v?deo e leve para a sala de aula em um pendrive, caso sua escla possua o recurso da TV Pendrive, ou salve em um CD ou DVD e leve para a sala de aula para reproduzir a m?dia no aparelho de DVD.

http://www.youtube.com/watch?v=aJx1DdTMe24 (Acessado em 01/12/2010).

A partir das informa??es obtidas na pesquisa e no v?deo, como atividade final, convide os grupos a produzirem um mapa conceitual com as principais informa??es sobre as etapas da digest?o e a import?ncia de cada uma delas. Explique que os mapas conceituais s?o representa??es gr?ficas semelhantes a diagramas, que indicam rela??es entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes at? os menos inclusivos. S?o utilizados para auxiliar a ordena??o e a seq?encia??o hierarquizada dos conte?dos. Uma ferramenta livre interessante para a constru??o de mapas conceituais ? o Cmap tool, dispon?vel em: http://cmap.ihmc.us/download/ (Acessado em 01/12/2010), e um tutorial para trabalhar com mapas conceituais est? dispon?vel em   http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 01/12/2010). Este ? um bom momento para revisar conceitos e corrigir conceitos equivocados que possam existir. Retome as anota??es feitas na primeira discuss?o no come?o da aula e confronte com os conceitos deste momento final.

Como atividade extra, no laborat?rio de inform?tica, divida os alunos em duplas ou trios para que joguem o quizz sobre sistema digestivo, dispon?vel em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/345_digestorio/atv7.swf (Acessado em 15/12/2010).

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Fisiologia - sistema digestivo Hipertexto

Recursos Complementares

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando a digestão e suas etapas à alimentação saudável e qualidade de vida.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.