Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender a definição de “Fair Play” no esporte e na sociedade;
Identificar a presença e a ausência de "Fair Play" nos esportes;
Analisar a relevância do "Fair Play" nas atividades esportivas e suas repercussões para o público.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, esta aula será uma forma de debatermos sobre ética com nossos alunos e, adicionarmos um termo que está popularizado nos esportes, o "FAIR PLAY".
Fonte: http://www.academia-de-talentos.com/files/images/posts/FP1.jpg
ATIVIDADE I - DEBATENDO SOBRE O "FAIR PLAY" - SALA DE AULA
Caro Professor, inicie a atividade na sala de aula e proponha o seguinte: os alunos deverão definir o que significa o termo "Fair Play". Durante a definição do termo pelos alunos vá anotando no quadro/lousa as definições apresentadas. Vamos notar que aparecerão definições como: Jogo "limpo"; respeito as regras; cavalheirismo; etc.
Observaremos que todas as definições relacionadas ao tema tem o seu valor, são relevantes, mas, questione-os se esses conceitos são encontrados:
Peça que os alunos levantem situações oriundas dos tópicos citados acima onde observaram a presença ou, a ausência do significado do " Fair Play".
Peça aos alunos que se dividam em grupos de 5/6 alunos e discutam:
ATIVIDADE I - IDENTIFICANDO E ANALISANDO O "FAIR PLAY"
Apresente os seguintes vídeos e, peça aos alunos que organizados nos seus grupos identifiquem e analisem onde encontram ou não o "Fair Play". Peça que os grupos façam as suas anotações para que sejam entregues ao professor ao final da aula.
Dica I - Sugiro que os alunos anotem todas as expressões que considerarem relacionadas a presença ou a ausência de Fair Play que puderem identificar nos vídeos e, que busquem analisar as questões apresentadas.
ATIVIDADE III - O "FAIR PLAY" NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
Fonte: http://www.libertyseguros.pt/BackOffice/UserFiles/Fotos%20Eventos/Jogo%20Limpo.jpg
Professor, após toda essa apresentação e debate a respeito do "Fair Play" nos esportes e na sociedade mantenha a organização dos grupos para discutirmos como esse termo é encontrado ou não no ambiente escolar.
Estimule os alunos a identificarem se no seu ambiente escolar é comum haver solidariedade e auxílio entre os colegas, afinal, "Fair Play", "Jogo Limpo" são termos simbólicos, que na verdade devem significar uma sociedade mais justa e onde as pessoas respeitem as regras e, os direitos das outras pessoas.
Apresente as seguintes imagens para enriquecer o debate:
Imagem 1 - Carro estacionado na CICLOVIA
Fonte: http://jn.sapo.pt/Storage/ng1338431.jpg
Imagem 2 - Jogando lixo na estrada
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_S52DxpRvNPc/Sy12KtUAzDI/AAAAAAAAAX8/kT0sVEVJIjI/s400/carrosujao.jpg
Imagem 3 - Exclusão no convívio social - Bullyng
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_78KAny8He0U/TI7TWvNiqYI/AAAAAAAADAk/ujbD2466RnE/s400/bullying.png
Professor, questione os seus alunos sobre as imagens apresentadas, afinal, o que eles observam nestas imagens? Onde está o "Fair Play"? Onde podemos intervir para corrigir esses eventos?
Peça aos alunos que analisem com critérios cada imagem apresentada e, que proponham ações propositivas a respeito desses eventos.
Finalize a sua aula questionando os alunos: "Pessoal, afinal, qual é o verdadeiro significado do termo "FAIR PLAY" na escola e, por conseguinte, na sociedade?
Leia o artigo - O FAIR PLAY NA ATUALIDADE - http://b200.nce.ufrj.br/~revista/artigos/v1n2/artigo06_v1n2.pdf
A avaliação desta aula será realizada através da participação dos grupos nos debates, onde serão pontuados os seguintes critérios: