Portal do Professor

Início do Conteúdo

Massinha de modelar: um trabalho de linguagem

Autor e Co-autor(es)

Miriam Raquel Piazzi Machado imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer uma receita de massinha de modelar a partir de um texto de instrução.
  • Criar cenas utilizando a imaginação tendo como recurso as criações realizadas com massinha.
  • Escrever um texto narrativo a partir da cena criada.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1) Mostrar aos alunos a figura abaixo, disponível no link:

http://blog.clickgratis.com.br/uploads/m/marasousa30/111597.jpg 

Perguntar aos alunos se reconhecem as imagens, pedindo que as nomeiem.

Explicar que o livro que será trabalhado relaciona-se com essas imagens.

2) Apresentar o livro Mitos: o folclore do Mestre André, escrito por Marcelo Xavier.

Imagem da capa disponível no link:

http://www.americanas.com.br/produto/285330/livros/cienciashumanasesociais/folclore/livro-mitos-o-folclore-do-mestre-andre# 

Pedir que os alunos observem como foram feitas as ilustrações: fotografias de cenários feitos de massa de modelar e outros recursos.

Pedir que grupos de alunos leiam as histórias, que depois serão recontadas para toda a classe.

3) Os grupos deverão fazer uma síntese da história numa folha de papel, ilustrando-a.

4) Convidar a classe a produzir cenários usando Massinha de Modelar. Para isso, propor que na próxima aula seja feita uma receita caseira de massa de modelar.

2ª aula:

1) Apresentar o texto de instrução contendo a Receita da Massa de Modelar, a partir do link:

http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/0af1975a05143e463d846497f394b8b9.pdf 

Massa de modelar caseira

Material:

4 xícaras de farinha de trigo,

1 xícara de sal,

1  xícara e meia de água,

1 colher de (chá) de óleo

Confecção:

Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar. Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.

Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não secar ao sol, mas você pode colocar as peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para assar. Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você através de nossas receitas.

2) Pedir que os alunos grifem os materiais necessários usando lápis vermelho.

Pedir que grifem o modo de fazer (confecção) usando lápis azul.

3) Após a leitura do passo a passo, convidar os alunos a fazer a receita.

4) Quando a massa estiver pronta,  propor a confecção de figuras diversas pelos alunos. Essas figuras irão compor um cenário, a partir do qual, na próxima aula, será escrito um texto narrativo.

Exemplos de cenários que podem ser montados:

Fonte: arquivo pessoal

3ª aula:

1) A partir das figuras produzidas na aula anterior, os alunos, em duplas, criarão uma narrativa.

2) Depois de terminado o texto, os alunos entregarão à professora que fará as correções necessárias.

3) Os alunos passarão a história a limpo, após a devolução pela professora.

A ilustração da história será feita a partir de fotografias feitas pela professora dos cenários construídos pelos alunos.

Recursos Complementares

Um vídeo ensinando a fazer uma receita de massa de modelar pode ser acessado no link

http://www.dicasdotimoneiro.com.br/como-fazer-massa-de-modelar/ 

Avaliação

  • Verificar se os alunos foram capazes de seguir instruções e fazer a massa de modelar.
  • Observar as cenas produzidas pelos alunos, verificando a criatividade e uso da imaginação.
  • Avaliar o texto narrativo produzido quanto à criatividade, sequência lógica, ortografia, coesão e coerência.