1º Momento – Conhecimento da vida e obra da artista Plástica Constância Nery.
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_cc7HLGn-lkI/SzyMRtPjqoI/AAAAAAAAAb8/FF_Hjt4CfwQ/s400/const%25C3%25A2ncia%2Bnery1%5B1%5D.jpg
- O/a professor/a deverá organizar na escola uma amostra das obras da artista plástica Constância Nery (Revelar fotos das obras da artista plástica para que as crianças tenham acesso)
- A exposição possibilitará que os alunos entrem em contato com a experiência estética de algumas dessas obras, descobrindo e compartilhando fatos da vida dessa artista Paulistana, nascida em 1936 numa pequena cidade do interior chama da Ipiguá.
- Após apreciação, o/a professor/a e os alunos deverão conversar e expressar suas impressões a respeito das obras e da autora.
fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0704544.jpg
2º Momento – Apreciação estética.
- O/a professor/a apresentará a obra “Festa Junina” e proporá aos alunos uma apreciação crítica e estética da mesma. Orientando os alunos a observarem e identificarem nessa obra os seguintes elementos: o tema – o que a artista retrata na obra – as cores, linhas, pontos, luz, a paisagem - as pessoas, casas, brincadeiras, dança, fogueira, o suporte, os materiais a técnica entre outros elementos.
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_BSjRAkOLHcI/R1bLNmUxu1I/AAAAAAAAAFo/1ikZOReLuOk/s1600/DSC00473.JPG
- Em seguida, solicitar que os alunos expressem suas impressões sobre a obra – o que eles acharam, lembraram e sentiram.
3º Momento – Releitura da obra “Festa Junina, de Constância Nery” utilizando a técnica da bricolagem (colagem de diferentes materiais).
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
-Materiais: Papel A4 peso 40, cola branca, palito de churrasco, papel color set azul, amarelo, laranja, vermelho, verde, tecido estampado e liso, papel de seda xadrez, tinta para papel nas cores básicas, cordão, fitas de seda, lã, botões, pincel fino e grosso, lápis grafite, tesoura com ponta arredondada.
- Planeje com os alunos as etapas de produção dessa obra. Converse e combine com eles formas diferentes de fazê-la e discutam o processo, as etapas: o que será feito primeiro, depois e por último.
- Entregue a cada aluno uma folha de papel A4 e peça para desenharem alguns elementos que estão presentes na obra dessa artista.
- Em seguida, organize os alunos em grupos e distribua o material acima explicitado para que recriem a obra dessa autora.
- Explique aos alunos que a releitura de uma obra não é cópia, mas recriação, outra forma de perceber e sentir para além do que já foi criado pelo autor.
- Assim, é possível trazer para a releitura da obra, as experiências, lembranças e sentimentos que foram suscitados quando apreciaram o quadro dessa artista. Mediante essa compreensão, eles podem utilizar novas formas/técnicas, acrescentar ou retirar elementos e utilizar diversos materiais para compor o quadro.
4º Momento – Exposição dos trabalhos no mural da escola e avaliação das produções.
- Com ajuda dos alunos escolha um local da escola para expor as obras produzidas por eles.
- Convide os pais e a comunidade escolar para apreciarem a produção artística dos alunos.
- No dia da exposição das obras os alunos devem estar presentes para receber os visitantes e falar sobre o trabalho.
- Ao final do dia, reúna os alunos e avalie os três momentos do processo de criação: apreciação, contextualização e o fazer artístico.
- Solicite aos alunos que façam o registro do que eles aprenderam sobre a vida e obra da referida artista e também das suas experiências como produtoras de uma obra de arte.
Conheceram alguns aspectos da vida da artista plástica Constância Nery;
Apreciaram algumas de suas obras que retratam as festividades juninas;
Identificaram o estilo da artista, a forma, o tema, a composição, o suporte (superfície sobre a qual se pinta), as cores, linhas, pontos, luz, textura, materiais, técnica entre outros elementos;
Expressaram algumas impressões sobre a obra da artista.