Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dança: linguagem do corpo

Autor e Co-autor(es)

RUTH REGINA MELO DE LIMA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;
  •  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;
  •  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;
  •  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;
  •  Compor uma dança: escolher os movimentos e organizar em sequências.

Duração das atividades

4 aulas com duração de 50 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos dos alunos.

  • O que é dança?
  • Quem gosta de dançar?
  • Quais danças vocês conhecem?
  • Quem já dançou na escola? Qual foi a dança? Por que?
  • Quem conhece alguma dança de outro lugar? Qual?
  • Por que as pessoas dançam?
  • Onde a dança acontece (espaço)?
  • O que é preciso para dançar?
  • Como se aprende a dançar?

Deixe que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem alguns passos. Solicite fotos destas danças para elaborarem um mural.

2º MOMENTO – Apreciação de danças brasileiras e de outras culturas.

  • Apresente alguns vídeos das danças realizadas no Brasil e em outros países, contextualizando-as (nomes e origens).

http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU - hip hop 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop  

http://www.youtube.com/watch?v=1HRjIrsWZys - Forró 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3 

http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc - Tango 

http://pt.wikipedia.org/wiki/TANGO 

http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA - Frevo 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo 

http://www.youtube.com/watch?v=Ey_tBkYp9ik - Balé 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9 

http://www.youtube.com/watch?v=FGvqmHyhFrQ - Araruna 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Araruna_(dan%C3%A7a) 

http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&feature=fvw - Bumba meu Boi

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi 

http://www.youtube.com/watch?v=v_Z-VS8TVCU        - Chinesa   

Obs:  Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibí-los aos alunos, como também se informar acerca das origens das danças.

  • Para a apreciação das danças orientar os alunos dizendo: Prestem atenção quem são as pessoas que dançam, onde dançam e como dançam.
  • Ao término dos vídeos, peça para que expressem suas observações, impressões, sentimentos, lembranças e valores.
  • Em seguida, solicite o registro (desenho e escrita) das danças.
  • Depois, organize-os em um grande círculo e solicite que mostrem alguns dos movimentos realizados pelos dançarinos do vídeo de dança: balé ou outros.

3º MOMENTO – Construindo movimentos para dançar.

  • Proponha aos alunos que experimentam dançar ao som de algumas músicas utilizando alguns elementos como:

  • Bola - Distribua balões aos alunos, solicitando que os encham e que os insiram na dança. Coloque uma música lenta.
  • Dê alguns comandos como:
  1. Cada aluno deverá ser responsável por sua bola;
  2. Jogue-a para cima;
  3. Mantenha a bola no espaço, sem deixar que a mesma caía no chão;
  4. Agora, todos são responsáveis por todas as bolas, sendo que nenhuma bola deve cair no chão;
  5. Lembrando que é uma dança e que o aluno deve movimentar o corpo ao ritmo da música.
  6. Agora, em duplas, os alunos deverão ficar apenas com uma bola, segurando-a entre os corpos: cabeças, ombros, barrigas, costas e bumbuns.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância

  • Fitas de papel crepon  - Cortar fitas de papel crepom e solicitar que as crianças construam um (barangandã). Recorte uma tira de jornal ou de papel sulfite e prenda com durex uma das extremidades do papel crepom, depois,  dobre o jornal ou papel protegendo essa ponta do crepon. Segure nesse suporte para dar movimento a fita. Durante a dança o professor deverá das alguns comandos:
  1. Explorem todo o espaço com a fita;
  2. Façam movimentos circulares (nível alto, nível médio, nível baixo);
  3. Façam cobrinhas no chão;
  4. Dancem no ritmo da música.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância

  • Elástico - O professor deverá providenciar uns 10 metros de elástico e amarrar as pontas. Depois, deverá propor que as crianças dancem utilizando o elástico, sendo que todos devem ficar conectados a ele. Durante a dança o professor poderá comandar:
  1. Dancem com o elástico no nível alto ( em cima), nível médio, nível baixo (agachados);
  2. Segurem o elástico com os braços, as pernas, pés, cabeças.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância.

  • Lençol. - O professor deverá providênciar um lençol ou um toalha e propor que as crianças dancem utilizando o pano. Todos devem ficar embaixo do lençol; Segurem nas pontas, Somente alguns entram embaixo do pano; Não percam o contato com o pano; Não saíam do ritmo da música.

Durante esses momentos, solicite as crianças dancem explorando todo o espaço da sala, atentando para o ritmo da música e realizando movimentos alternados de braços, pernas, cabeça, ombro e quadril individualmente, em duplas ou trios.

4º MOMENTO – Composição de uma dança.

  • Converse com os alunos sobre quais movimentos gostaram de realizar enquanto dançavam.
  • Organize-os em duplas e solicite que criem e mostrem para os colegas um movimento que pode ser usado para dançar.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância

  • Após todos terem realizado essa atividade, escolham alguns movimentos para compor uma dança.
  • Peça para que realizem esses movimentos em uma sequência e depois façam os registros dos mesmos através de desenhos.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância

  • Ensaiem a coreografia durante alguns dias.
  • Combinem o cenário, o figurino e o dia da apresentação.
  • Peça aos alunos que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo. Oriente a produção do mesmo:
  1. O que irão apresentar?
  2. Quem irão apresentar?
  3. Local;
  4. Data;
  5. Horário.

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_xhoJHouow-M/SwLW1pHxDQI/AAAAAAAAAUY/u892ORr-9TY/s1600/CONVITE_FESTIVAL+DE+DAN%C3%87A_2009.jpg 

5º MOMENTO – Apresentação do espetáculo.

  • Ao término da apresentação, avalie com os alunos. Se possível filme o espetáculo e assista com eles. Dessa forma, eles poderão se ver e comentar a respeito da dança que construíram.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

Recursos Complementares

Avaliação

 Conheceram algumas danças da nossa e de outras culturas;

 Valorizaram e se expressaram por meio dessa linguagem;

 Interpretaram uma dança: encontra maneiras de dançar;  

Improvisaram e experimentaram as possibilidades de criação dos movimentos;

 Participaram da composição de uma dança.