1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos dos alunos.
- O que é dança?
- Quem gosta de dançar?
- Quais danças vocês conhecem?
- Quem já dançou na escola? Qual foi a dança? Por que?
- Quem conhece alguma dança de outro lugar? Qual?
- Por que as pessoas dançam?
- Onde a dança acontece (espaço)?
- O que é preciso para dançar?
- Como se aprende a dançar?
Deixe que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem alguns passos. Solicite fotos destas danças para elaborarem um mural.
2º MOMENTO – Apreciação de danças brasileiras e de outras culturas.
- Apresente alguns vídeos das danças realizadas no Brasil e em outros países, contextualizando-as (nomes e origens).
http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU - hip hop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop
http://www.youtube.com/watch?v=1HRjIrsWZys - Forró
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
http://www.youtube.com/watch?v=bXhQNRsH3uc - Tango
http://pt.wikipedia.org/wiki/TANGO
http://www.youtube.com/watch?v=bCDF2XxxXnA - Frevo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
http://www.youtube.com/watch?v=Ey_tBkYp9ik - Balé
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
http://www.youtube.com/watch?v=FGvqmHyhFrQ - Araruna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Araruna_(dan%C3%A7a)
http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&feature=fvw - Bumba meu Boi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_boi
http://www.youtube.com/watch?v=v_Z-VS8TVCU - Chinesa
Obs: Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibí-los aos alunos, como também se informar acerca das origens das danças.
- Para a apreciação das danças orientar os alunos dizendo: Prestem atenção quem são as pessoas que dançam, onde dançam e como dançam.
- Ao término dos vídeos, peça para que expressem suas observações, impressões, sentimentos, lembranças e valores.
- Em seguida, solicite o registro (desenho e escrita) das danças.
- Depois, organize-os em um grande círculo e solicite que mostrem alguns dos movimentos realizados pelos dançarinos do vídeo de dança: balé ou outros.
3º MOMENTO – Construindo movimentos para dançar.
- Proponha aos alunos que experimentam dançar ao som de algumas músicas utilizando alguns elementos como:
-
Bola - Distribua balões aos alunos, solicitando que os encham e que os insiram na dança. Coloque uma música lenta.
- Dê alguns comandos como:
- Cada aluno deverá ser responsável por sua bola;
- Jogue-a para cima;
- Mantenha a bola no espaço, sem deixar que a mesma caía no chão;
- Agora, todos são responsáveis por todas as bolas, sendo que nenhuma bola deve cair no chão;
- Lembrando que é uma dança e que o aluno deve movimentar o corpo ao ritmo da música.
- Agora, em duplas, os alunos deverão ficar apenas com uma bola, segurando-a entre os corpos: cabeças, ombros, barrigas, costas e bumbuns.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
-
Fitas de papel crepon
- Cortar fitas de papel crepom e solicitar que as crianças construam um (barangandã). Recorte uma tira de jornal ou de papel sulfite e prenda com durex uma das extremidades do papel crepom, depois, dobre o jornal ou papel protegendo essa ponta do crepon. Segure nesse suporte para dar movimento a fita. Durante a dança o professor deverá das alguns comandos:
- Explorem todo o espaço com a fita;
- Façam movimentos circulares (nível alto, nível médio, nível baixo);
- Façam cobrinhas no chão;
- Dancem no ritmo da música.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
-
Elástico -
O professor deverá providenciar uns 10 metros de elástico e amarrar as pontas. Depois, deverá propor que as crianças dancem utilizando o elástico, sendo que todos devem ficar conectados a ele. Durante a dança o professor poderá comandar:
-
Dancem com o elástico no nível alto ( em cima), nível médio, nível baixo (agachados);
-
Segurem o elástico com os braços, as pernas, pés, cabeças.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância.
-
Lençol. -
O professor deverá providênciar um lençol ou um toalha e propor que as crianças dancem utilizando o pano. Todos devem ficar embaixo do lençol; Segurem nas pontas, Somente alguns entram embaixo do pano; Não percam o contato com o pano; Não saíam do ritmo da música.
Durante esses momentos, solicite as crianças dancem explorando todo o espaço da sala, atentando para o ritmo da música e realizando movimentos alternados de braços, pernas, cabeça, ombro e quadril individualmente, em duplas ou trios.
4º MOMENTO – Composição de uma dança.
- Converse com os alunos sobre quais movimentos gostaram de realizar enquanto dançavam.
- Organize-os em duplas e solicite que criem e mostrem para os colegas um movimento que pode ser usado para dançar.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- Após todos terem realizado essa atividade, escolham alguns movimentos para compor uma dança.
- Peça para que realizem esses movimentos em uma sequência e depois façam os registros dos mesmos através de desenhos.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- Ensaiem a coreografia durante alguns dias.
- Combinem o cenário, o figurino e o dia da apresentação.
- Peça aos alunos que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo. Oriente a produção do mesmo:
- O que irão apresentar?
- Quem irão apresentar?
- Local;
- Data;
- Horário.
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_xhoJHouow-M/SwLW1pHxDQI/AAAAAAAAAUY/u892ORr-9TY/s1600/CONVITE_FESTIVAL+DE+DAN%C3%87A_2009.jpg
5º MOMENTO – Apresentação do espetáculo.
- Ao término da apresentação, avalie com os alunos. Se possível filme o espetáculo e assista com eles. Dessa forma, eles poderão se ver e comentar a respeito da dança que construíram.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
Conheceram algumas danças da nossa e de outras culturas;
Valorizaram e se expressaram por meio dessa linguagem;
Interpretaram uma dança: encontra maneiras de dançar;
Improvisaram e experimentaram as possibilidades de criação dos movimentos;
Participaram da composição de uma dança.