Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que dançamos nesse Estado?

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar sobre as danças praticadas nos estados brasileiros; estimular a integração de outras turmas por meio da pesquisa  em EF; vivenciar diferentes danças típicas; organizar, entre as turmas, uma pequena apresentação do trabalho desenvolvido.

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

não há

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Sala de informática

Materiais. Computadores, papéis para registro, lápis, CDs com músicas das danças.           

Atividade 1. Pesquisa na sala de informática (30’).

A ideia central desse momento é levar as crianças para uma sala de informática para procurarem sobre as danças típicas de cada Estado ou região brasileiros. Como as crianças são bem pequenas, escolha um estilo ou dança típica e dê para elas pesquisarem. Por exemplo, cada grupo de três crianças pesquisa sobre uma dança. Estabeleça um roteiro de pesquisa para os alunos para que não se percam nas pesquisas. Para um grupo com 30 crianças, escolha 10 danças típicas, variando entre as regiões do Brasil. Algumas sugestões:

Região Norte: Camaleão, Carimbó, Ciranda, etc.

carimbó

Fig.01 - Carimbó - fonte:http://felipegodoy.files.wordpress.com/2009/03/roupa1.gif?w=180&h=216 (acesso em 12/02/2011)

 

carimbó crianças

Fig.02 - Carimbó com crianças - fonte: http://www.cemp-pa.com.br/imagens_noticias/29DSC_3263.JPG(acesso em 12/02/2011)

Região Nordeste: Maracatu, Frevo, Coco, etc.

coco

Fig. 03 - Dança do Coco - htt p://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html(acesso em 12/02/2011)
 

 

Região Sudeste: Batuque, Catira ou Cateretê, Caxambu, etc.

batuque

Fig.04 - Batuque - http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html(acesso em 12/02/2011)

 

Região Centro-Oeste: Catira, Siriri, Cana-verde, etc.

catira

Fig. 05 - Catira ou cateretê - http://2.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/TGIQ5thjaxI/AAAAAAAAUAs/DSNRKBIU-w8/s1600/CATIRA+OU+CATERET%C3%8A.jpg(acesso em 12/02/2011)

 

Região Sul: Balainha, Fandango, Pau-de-fitas, etc.

 

fandango

Fig.06- Fandango - http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html (acesso em 12/02/2011)

pau de fitas

Fig.07 - Pau de fitas -  http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2010/08/dancas-folocloricas-carimbo-ciranda.html  (acesso em 12/02/2011)

Atividade 2. Partilha de pesquisa (40’).

Faça um momento de partilha de informações, para os alunos trocarem o que acharam uns com os outros. Distribua folhas ou cartazes para as crianças e peça para que registrem o que encontraram e que apresentem para os demais. Auxilie-os a ilustrar, fazer colagens, colorir e registrar essas informações. Fixe os cartazes em locais onde outras crianças possam ver.

Atividade 3. Registro de informações (40’).

Leve músicas dos ritmos que sugeriu para os alunos e, nesse momento, convide-os a dançar. Para cada dança, faça os movimentos e deixe que as crianças dancem livremente.

Recursos Complementares

Avaliação

Como todo processo avaliativo em Educação Física, acreditamos que o professor deva considerar o desenvolvimento de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem. Além disso, é importante considerar o envolvimento de cada um, o respeito às limitações do outro, a capacidade e o empenho no trabalho em grupos, etc. Outro aspecto importante da avaliação é conversar abertamente com as crianças, perguntando-as sobre suas impressões em relação às aulas, ao ritmo, às atividades. O que aprenderam de novo? O que ainda querem aprender? Há algo que gostariam de fazer novamente? O que modificariam nas aulas? O que já conheciam e que foi repetido para eles? O que acharam de dançar juntos? Entre outras perguntas que julgar necessárias. Essa é uma aula que dá para trabalhar também com outros ritmos, adaptando as atividades, as músicas, as dinâmicas, etc.