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Natação (iniciação ao nado peito)

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender as pernadas do nado peito

Aprender a braçada específica do nado peito

Aprender a respiração frontal típica do nado peito

Duração das atividades

100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Adaptação ao meio líquido.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Piscina

Materiais. Flutuadores de perna, pranchas, espaguetes.

Atividade 1. Corrida de sapo no fundo (10’).             

Distribua as crianças em filas ou raias. A brincadeira é tentarmos atravessar a piscina, pulando como um sapo, tentando aproximar o máximo do fundo.  É uma brincadeira para descontrair, ao mesmo tempo em que exercita a respiração frontal das crianças.     

Atividade 2. Corrida lenta de sapo flutuante (30’).

Com pranchas, as crianças devem atravessar a piscina executando a pernada do nado peito, sem correria, sempre na superfície da piscina.

Fonte: nado peito   (acesso em 14/12/2010)

Atividade 3. Cavando a água (30’).

Com espaguete ou flutuador de perna, as crianças atravessarão a piscina como se estivessem cavando a água com os braços e mãos. A respiração deve sempre ser frontal. Esse é um exercício que cansa muito as crianças, por isso, deixe que descansem bastante de tempos em tempos.   

Fonte:  nado peito - braçada (acesso em 14/12/2010)

 

Atividade 4. Sapo de barriga para cima (10’).

Nessa atividade a ideia é descansar ativamente, porém, nadando outro nado adaptado. Deixe que as crianças nadem em decúbito dorsal, realizando as braçadas do nado costas, mas as pernadas do nado peito. É uma forma divertida e gostosa de descansar nadando.   

Atividade 5. Nado peito (20’).

Agora que as crianças já aprenderam os movimentos de braçada e pernada, peça para que nadem da maneira como aprenderam e como conseguirem. Vá corrigindo os movimentos aos poucos, dando retornos constantes para as crianças.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deve ser feita pelo professor durante toda a aula. Você pode avaliar os alunos pelo envolvimento em cada uma das atividades, perguntando diretamente para a turma. É interessante que o professor sempre reúna os alunos, entre as atividades, na beirada da piscina. É importante conversar sobre as impressões da aula e de cada atividade, especificamente, perguntando sobre as dificuldades e facilidades em brincar na água com os pés no chão, com flutuadores, e sem flutuadores (quando for o caso). Também é importante conversar sobre as impressões em utilizar outro espaço – a piscina – nas aulas de EF. Perceber se os objetivos das aulas foram alcançados; pergunte-os se aprenderam os movimentos, se tiveram dificuldades, o que mais gostaram de fazer, etc. O registro do aprendizado pode ser feito pelo próprio professor a partir dos relatos dos alunos.