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Tipos de marcação no basquetebol

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a necessidade da marcação na dinâmica do basquetebol.

Duração das atividades

200 minutos (4 aulas).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte e regras do basquetebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O professor deverá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e exibir os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=h9E1XMftNhc  

http://www.youtube.com/watch?v=odJEPJZWrlk&feature=related (Acessos dia 5 de dezembro de 2010).    

Ao término da exibição, o professor lançará algumas perguntas sobre o andamento do jogo:

  • Qual foi o resultado destas partes dos jogos exibidos?
  • O que foi feito pelas equipes para que o adversário não fizesse pontos?   

Estas respostas serão dadas pelos alunos em forma de um debate, onde estes exporão seus pontos de vista. O professor norteará a discussão no sentido de que uma das formas possíveis de impedir que o adversário marque pontos é através da marcação que pode ser individual ou por zona e que a forma de marcar irá depender da situação do jogo e/ou da equipe.     

Atividade 2: Vivenciando as formas de marcação no basquetebol:

O professor irá organizar com os alunos formas de vivenciar as várias marcações existentes no basquetebol. Assim, seguem algumas sugestões:

Professor, para todas as atividades será utilizada a mesma organização dos alunos, onde eles serão divididos em equipes de 5 jogadores, sendo realizadas partidas em metade da quadra. Uma das equipes irá defender e a outra atacar. Caso a equipe defensora tome a posse de bola, deverá realizar passes até chegar no círculo central para começar a atacar. Propomos o tempo de jogo de 5 minutos.  

 

http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg 

Acesso dia 7 de dezembro de 2010.

  • Marcação individual: neste tipo de marcação, cada jogador deverá ficar responsável em marcar um jogador específico da outra equipe. Os alunos se organizarão de forma que cada jogador de uma equipe fique responsável por impedir que um jogador da equipe adversária pegue na bola (sem cometer faltas) e realizarão o jogo descrito acima. 

  • Marcação por zona: nesta forma de marcação, cada jogador ficará em um local específico da quadra, e marcará o(s) jogador(es) que estará(ão) nesta faixa da quadra. O professor poderá dividir a meia-quadra em 5 faixas a partir da linha do garrafão, onde os alunos se organizarão para atender ao objetivo desta forma de marcação.   

Atividade 3: Retomando a discussão: Ao término, o professor irá questionar aos alunos sobre as formas de marcação vivenciadas e seus objetivos:

  • Qual a forma de marcação é mais eficiente?
  • Qual é mais fácil de realizar?

A discussão girará em torno da necessidade de marcação para evitar que a equipe adversária marque pontos e que as formas existentes irão variar de acordo com a situação de jogo, da equipe adversária e das características da equipe.  

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será feita na compilação dos discussões da aula, em forma de um cartaz (painel) descrevendo os tipos e as formas de marcação.