Portal do Professor

Início do Conteúdo

PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS

Autor e Co-autor(es)

Soymara Vieira Emiliao imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
  •   Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
  •   Compreender a importância de uma  atitude de colaborativa;
  •   Ler e ouvir os textos;

Duração das atividades

4 AULAS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Organize a turma em roda e pergunte:

  •  Quem gosta de ouvir piada?
  • Quem sabe contar piada?
  • Como vocês aprenderam a contar piadas?

Peça que, quem queira,  conte  piadas.  Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.

2º ATIVIDADE;

Apresente uma piada conhecida pela turma. Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:

Texto sem pontuação

"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"

 Texto com a pontuação correta:

          A doação do Joãozinho

No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.

A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:

- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?

- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"

Escolha três duplas. Solicite que, na lousa , reescrevam o texto. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.

3º ATIVIDADE:

Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:

Texto sem pontuação:

Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá

TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA           

             Primeiro dia de Aula

O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.

 - Não volto mais lá, respondeu indignado.

  - Mas por quê?

   -  Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?

Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada  e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. . O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "? - Qual  o  sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai? Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.

4º ATIVIDADE

Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico. Apresento algumas sugestões

Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças

Autor:Paulo Tadeu

Editora: Matrix

Título: 365 Piadas

Editora: Girassol

Título: Piadas Da Internet Para Crianças Espertas

 Autor: Luiz Aviz

 Editora: Record

Título: RA, RE, RI, RO... RIA!

Autor:Paulo Tadeu

Editora: Matrix

Titulos: Que eu vou prá Angola... -

Autora: Ruth Rocha

Editora: Salamandra

Títulos: Contos de Adivinhação

Autor:  Ricardo Azevedo

Editora: Ática

Título : O Sábio ao Contrário

Autor:  Ricardo Azevedo Outras

Editora: Ática

 Título: Se eu fosse Aquilo

Autor:  Ricardo Azevedo

Editora: Ática

Título: Trezentos Parafusos a Menos

Autor: Ricardo Azevedo

Editora: Cia das Letrinhas

Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.

Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.

Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.

Determine o dia  da  semana para entrega. Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.

Aproveite esse momento  para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.

Recursos Complementares

Para leitura e estudo do professor:

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/

Avaliação

 A avaliação se dará observando os seguintes pontos:

  •  O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.
  •  A ampliação de seu  repertório linguístico .
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção .
  •   A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  •  O avanço na compreensão o uso da  pontuação .