Aula 1
- Organizar na sala de aula um varal com roupas coloridas;
- Entregar para cada aluno, uma prancheta, um lápis HB e folhas de papel sulfite A4;
- Dizer aos alunos que eles devem fazer desenhos através da observação do varal exposto na sala de aula;
- Acompanhar os desenhos dos alunos orientando-os em suas dificuldades e percepções, tais como: que parte do objeto observado se encontra em baixo, ou, como representar a parte que está em cima, ou, como fazer com que o objeto se pareça menor ou maior no desenho, e outras questões que possam surgir durante o processo do desenho.
Aula 2
- Reservar a sala de informática da escola para os alunos pesquisarem sobre os vários modos de lavagem de roupas em diferentes períodos históricos;
- Dizer aos alunos para pesquisarem sobre a lavagem de roupas nos diferentes lugares do Brasil, enfocando principalmente as regiões ribeirinhas onde a escassez de água esteja presente;
- Falar para os alunos salvarem, em um pen-drive, algumas imagens interessantes de roupas em varal;
- Conversar e permitir que os alunos, durante a pesquisa, socializem com os colegas as informações interessantes acessadas;
- Jazeiro. Disponível em: http://www.almanaquebrasil.com.br/plantando-da/mae-do-sertao/;
- Água de cisterna. Disponível em: http://blogdaemaecologia.blogspot.com/2010/08/agua-de-cisterna-na-lavagem-de-roupas.html;
Disponível em: http://www.flickr.com/photos/analuizasena/2452981778/in/photostream/
Disponível em: http://sonianovaes.blogspot.com/2007/12/cantos-e-encantos.html
Disponível em: http://www.clix.fot.br/blog/?p=748
- Pedir para os alunos que deverão escolher, para ampliação, uma das imagens selecionadas e gravadas em pen-drive;
- Solicitar aos alunos que providenciem para a próxima aula elementos para serem incorporados em atividade futura.
Aula 3 e 4
- Providenciar anteriormente, a ampliação, em tamanhos aproximados de 30 x 40 cm, das imagens escolhidas pelos alunos na aula anterior;
- Distribuir nas mesas da sala de aula, tinta guache temperada com cola, pincéis, toalhas de papel e potes com água;
- Entregar para os alunos as reproduções ampliadas e pedir que as pintem na frente e no verso usando a criatividade;
- Observação: Ressalta-se que esta atividade deve ser desenvolvida em duas aulas, pois, considerando que os alunos devem pintar as figuras frente e verso, é necessário tempo suficiente para secagem.
Aula 5
- Solicitar aos alunos que recortem as formas pintadas, contornem-nas e retirem o excesso de papel das bordas, possibilitando, assim, uma percepção melhor da imagem como roupa;
- Falar para os alunos incorporarem sobre a pintura os objetos que foram solicitados na aula 2, de forma a realizar uma assemblagem.
Aula 6
- Estender um varal com as pinturas assemblagens produzidas pelos alunos nos corredores da escola para apreciação da comunidade escolar;
- Solicitar aos alunos que colham as impressões das pessoas que passam pela exposição e socializem em sala de aula, as suas anotações.