Aula 1
- Solicitar que os alunos afastem as carteiras e cadeiras para um canto da sala e pedir que sentem-se no chão, formando um círculo;
- Entregar para cada aluno, um retalho de cartolina ou papel cartão colorido e uma tesoura;
- Perguntar para os alunos quais são as profissões de seus pais e pedir que respondam por meio do recorte realizado com a tesoura sobre o retalho de papel;
- Deixar que o aluno encontre soluções no seu recorte, mesmo que para isto, utilize vários retalhos como teste;
- Socializar com a classe os recortes realizados;
- Pedir que cada aluno apresente e fale um pouco sobre as profissões de seus pais;
- Dizer aos alunos para trazerem para a próxima aula cada uma pesquisa sobre as profissões de seus pais;
- Explicar para os alunos que a pesquisa deve ser feita através de entrevista com os pais e buscas na internet.
Aula 2
- Reservar a sala de informática da escola e o aparelho de data-show, para que os alunos possam apresentar aos colegas e ao/a professor/a suas descobertas sobre as profissões dos pais, bem como, a relevância de cada uma no contexto social/econômico/cultural da cidade;
- Conversar com os alunos sobre a importância de cada profissão e perguntar quais as que eles conheciam e o que acharam de pesquisarem mais detalhadamente sobre as profissões de seus pais;
- Pedir aos alunos que pensem e listem as ferramentas que seus pais utilizam em suas profissões;
- Guardar as listas nas pastas dos alunos;
- Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula uma caixa de fósforos grande.
Aula 3
- Guardar as caixas de fósforos nas pastas dos alunos;
- Entregar aos alunos a lista com os nomes dos objetos utilizados nas profissões de seus pais, elencados na aula anterior;
- Pedir para os alunos produzirem os objetos acima em miniatura e em papel machê, para posteriormente, elaborarem uma assemblagem na caixa de fósforos, criando um ambiente que simule a profissão dos pais;
- Entregar para cada aluno um pouco de massa de papel machê, para que modele os objetos utilizados por seus pais em suas profissões.
Aula 4
- § Apresentar para os alunos algumas imagens em data-show;
- Segue sugestões:
Desvio para o vermelho de Cildo Meireles: Disponível em: http://dricamelo.arteblog.com.br/287224/Desvio-para-o-Vermelho/
Arroz e feijão - Anna Maria Maiolino – disponível em: http://biscoitodenata.blogspot.com/2010/11/um-sabado-na-29-bienal-de-sao-paulo.html
Palácio de papel - Mateo López – disponível em: § http://biscoitodenata.blogspot.com/2010/11/um-sabado-na-29-bienal-de-sao-paulo.html
- Analisar as imagens com os alunos, retomando o conceito de instalação estudado anteriormente;
- Dizer aos alunos que, a partir da visualização das obras apresentadas, pensem em uma estética de apresentação para suas assemblagens a serem montadas nas caixas de fósforos;
- Entregar aos alunos folhas de papel sulfite para que eles possam realizar estudos, com desenhos,embasados nas imagens analisadas, nas pesquisas sobre as profissões dos pais e nas miniaturas produzidas em papel machê.
Aula 5
Aula 6
- Propor aos alunos que colem suas assemblagens de miniaturas sobre o fundo da caixa de fósforos;
- Conversar com os alunos, durante a colagem, sobre a pesquisa solicitada sobre a técnica da assemblagem;
- Questionar os alunos sobre novas possibilidades percebidas, sobre os artistas pesquisados e como estes trabalham com a assemblagem;
- Perguntar aos alunos de que forma a pesquisa e as imagens analisadas anteriormente contribuíram para o processo de criação de sua assemblagem?
Aula 7
- Montar com os alunos, uma exposição com as assemblagens no corredor da escola, disponibilizando os trabalhos de forma linear;
- Dizer aos alunos que no período da exposição, eles devem instigar os visitantes a advinharem a que profissão se refere cada assemblagem.