Portal do Professor

Início do Conteúdo

REESCRITAS DE LENDAS IND?GENAS

Autor e Co-autor(es)

Soymara Vieira Emiliao imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina;  
  • Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas;
  • Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero.
  • Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

1? ATIVIDADE

Reunir os alunos em roda e perguntar o que eles sabem sobre os ?ndios, seus h?bitos e costumes.

Anotar as respostas no bloc?o.

2? ATIVIDADE

Expor  imagens sobre os ?ndios e seus costumes.

 Exemplo:

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=indios+brasileiros&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq= 

Solicite que observem as fotos, e em dupla, escolham uma e escrevam uma legenda para a foto.

Lembre-os qual ? a fun??o do texto legenda: " Legendas s?o os textos que aparecem imediatamente abaixo ou ao lado (ou ainda, mais raramente, acima) de uma fotografia, identificando-a, contextualizando-a e acrescentando alguma informa??o ."

Circule pela sala tirando d?vidas, propondo reflex?o sobre aspectos gramaticais, mediando ?s conversas entre as duplas.

Quando todas as legendas estiverem prontas, organize-os para que cada dupla possa justificar a escolha da foto e ler sua produ??o textual.

Monte um mural com as fotos e as legendas.

3? ATIVIDADE:

Convide-os a "mergulhar" no universo ind?gena brasileiro atrav?s do seguinte livro:

T?TULO: Como Nasceram as Estrelas: Doze Lendas Brasileiras

AUTORA: Clarice Lispector

EDITORA: Rocco

?

Conte um pouco sobre a autora, uma das melhores escritoras brasileiras.

Pode-se apresentar uma pequena biografia de Lispector  para um trabalho de reescrita.

Conceitue "Biografia": A Biografia (grego: ????????? , de ???? - b?os, vida e ????? ? gr?phein, escrever) ? um g?nero liter?rio em que o autor narra a hist?ria da vida de uma pessoa ou de v?rias pessoas.

 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Biografia

Sugest?o de texto biogr?fico sobre Clarice Lispector:

Escritora ucraniana, naturalizada brasileira

 Clarice Lispector -  10/12/1920, Tchechelnik, Ucr?nia 

                                 9/12/1977, Rio de Janeiro (RJ)

          Clarice Lispector, uma das mais conceituadas escritoras brasileiras .Quando seus pais viajavam para o Brasil, como imigrantes vindos da Ucr?nia, Clarice Lispector nasceu, num navio. Chegou a Macei? com dois meses de idade, com seus pais e duas irm?s. Em 1924 a fam?lia mudou-se para o Recife, e Clarice passou a freq?entar o grupo escolar Jo?o Barbalho. Aos oito anos, perdeu a m?e. Tr?s anos depois, transferiu-se com seu pai e suas irm?s para o Rio de Janeiro.

         Em 1939 Clarice Lispector ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1943. Trabalhou como redatora para a Ag?ncia Nacional e como jornalista no jornal "A Noite". Casou-se em 1943 com o diplomata Maury Gurgel Valente, com quem viveria muitos anos fora do Brasil. O casal teve dois filhos, Pedro e Paulo, este ?ltimo afilhado do escritor ?rico Ver?ssimo.

        Seu primeiro romance foi publicado em 1944, "Perto do Cora??o Selvagem". No ano seguinte a escritora ganhou o Pr?mio Gra?a Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Dois anos depois publicou "O Lustre".

         Em 1954 saiu a primeira edi??o francesa de "Perto do Cora??o Selvagem", com capa ilustrada por Henri Matisse. Em 1956, Clarice Lispector escreveu o romance "A Ma?? no Escuro" e come?ou a colaborar com a Revista Senhor, publicando contos. Separada de seu marido, radicou-se no Rio de Janeiro. Em 1960 publicou seu primeiro livro de contos, "La?os de Fam?lia", seguido de "A Legi?o Estrangeira" e de "A Paix?o Segundo G. H.", considerado um marco na literatura brasileira.Em 1967 Clarice Lispector feriu-se gravemente num inc?ndio em sua casa, provocado por um cigarro. Sua carreira liter?ria prosseguiu com os contos infantis de "A Mulher que matou os Peixes", "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" e "Felicidade Clandestina".Nos anos 1970 Clarice Lispector ainda publicou "?gua Viva", "A Imita??o da Rosa", "Via Crucis do Corpo" e "Onde Estivestes de Noite?". Reconhecida pelo p?blico e pela cr?tica, em 1976 recebeu o pr?mio da Funda??o Cultural do Distrito Federal, pelo conjunto de sua obra.No ano seguinte publicou "A Hora da Estrela", seu ultimo romance, que foi adpatado para o cinema, em 1985. Clarice Lispector morreu de c?ncer, na v?spera de seu anivers?rio de 57 anos.

Discuta com o grupo algumas caracter?sticas e formas de organiza??o da biografia.

Fa?a um planejamento da escrita, observando  todos os aspectos textuais.  Trabalhe em duplas ou trios de alunos.

Pe?a que escrevam a primeira vers?o. Circule pela sala fazendo infer?ncias, tirando d?vidas e propondo reflex?es.

Socialize  para o grande grupo o resultado dessa primeira escrita. Solicite que o material seja "passado a limpo".

Forne?a uma folha espec?fica: Exemplo:

3? ATIVIDADE

Leia algumas lendas da obra escolhida. O objetivo ? que todos se familiarizem com o g?nero.

Discuta com o grupo como ? feita a descri??o de cada um dos personagens e com base em quais elementos ? poss?vel identificar o principal.

 Pe?a que todos explicitem as respostas com pistas textuais (eles podem ler trechos, por exemplo).

As conclus?es devem ser registradas individualmente para que todos possam voltar a elas se necess?rio.

4? ATIVIDADE

Organize a reescrita coletiva de uma das lendas do livro para desenvolver um modelo dos procedimentos escritores,  que s?o:

  • O planejamento do texto,
  • A leitura do que j? foi escrito para organizar o que ainda falta escrever,
  • O cuidado com as repeti??es de palavras,
  •  A import?ncia de produzir um texto coeso e coerente para que seja compreens?vel para o leitor

 O objetivo ? oferecer mais recursos e boas condi??es para os estudantes realizarem a tarefa em duplas.

Terminada a reescrita, revise coletivamente.

5? ATIVIDADE

O livro possui 12 lendas. Divide-as de forma que cada dupla fique com uma lenda. Lembre-os dos passos realizados na reescrita coletiva.  Pe?a que leiam atentamente, marque as principais a??es, planejem o texto que pretendem escrever, leiam o que j? foi escrito para organizar o que ainda falta escrever e observar se o texto produzido possui coes?o e coer?ncia tornando-se compreens?vel para o leitor.

Circule entre as duplas fazendo infer?ncias, tirando d?vidas e propondo reflex?es.

6? ATIVIDADE

Proponha revis?es em dupla para organizar a segunda vers?o do texto.Pe?a que os alunos troquem os textos entre si e os revisem. O objetivo ? explicitar os problemas percebidos por leitores, mas n?o pelos autores. Transcreva no quadro trechos dos textos revisados para que os estudantes proponham mudan?as, justifiquem-nas e decidam se devem ser feitas ou n?o.

7? ATIVIDADE

? hora de a turma escrever a vers?o final  e preparar o ?ndice do livro, a dedicat?ria, as ilustra??es e a edi??o final. Fa?a a entrega festiva do livro para a Biblioteca da E Observe a adequa??o dos textos produzidos pelos alunos em rela??o ? fun??o comunicativa, ? forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos coment?rios nas atividades de produ??o e revis?o de texto e o uso de comportamentos escritores (como planejar e decidir que aspectos ser?o tratados no texto e considerar o destinat?rio ausente).

Proponha um modelo padr?o para o registro da vers?o final.

Exemplo:

Recursos Complementares

Avaliação

Observe a adequação dos textos produzidos pelos alunos em relação à função comunicativa, à forma e aos aspectos textuais. Analise a qualidade e a propriedade dos comentários nas atividades de produção e revisão de texto e o uso de comportamentos escritores  tais como,  planejar e decidir que aspectos serão tratados no texto e considerar o destinatário ausente.