Aula 1
- Providenciar para esta aula uma faixa de tecido ou um lenço que permita vedar os olhos dos alunos;
- Organizar a sala em círculo para conversar com os alunos sobre o tema “Minha casa”;
- Dizer aos alunos que cada um, com os olhos vendados, deve descrever sua casa para os colegas com todos os detalhes possíveis;
- Vedar os olhos de um dos alunos, para que este possa lembrar com maior propriedade os detalhes de sua casa;
- Sugerir que os outros colegas também permaneçam com os olhos fechados, para que possam acompanhar a descrição do amigo de olhos vendados;
- Proceder com esta atividade até que todos tenham passado pela experiência de buscarem na memória os detalhes de sua casa;
- Dialogar com os alunos, escutando-os sobre a importância de um lar, de uma casa e de uma família.
Aula 2
- Preparar para esta aula uma apresentação em Power-point, contendo imagens de pinturas murais realizadas no interior de casas e de locais públicos. Procurar abarcar desde as primeiras pinturas romanas até a atualidade, para que os alunos percebam o percurso da pintura em paredes no decorrer dos séculos;
- Segue sugestão de links:
- Arte romana
Imagem disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-romana/arte-romana-7.php
- Pintura mural Hotel Quinta das Murtas – Sintra – Portugal
Imagem disponível em: http://www.pinturalivre.com/pinturalivrercs077(1).jpg
Disponível em: http://mol-tagge.blogspot.com/2009/05/arte-muralista.html
- Distribuir sobre as mesas da sala livros de história da arte, revistas e outros materiais que contenham imagens de pinturas muralistas, para que os alunos possam observar;
- Ficar à disposição dos alunos para as perguntas que possivelmente possam surgir ao observarem o universo das imagens projetadas e as encontradas nos livros e nas revistas;
- Propor aos alunos uma pesquisa na cidade sobre casas e/ou locais públicos que contenham pinturas murais em seus interiores e, posteriormente, programar uma visita a estes locais - (caso em sua cidade não tenha pinturas murais, trabalhar somente com imagens e artistas pesquisados na internet).
Aula 3
- Reservar esta aula para uma excursão na cidade, visitando com os alunos, os locais identificados na aula anterior, como possuidores de pintura muralista. Na semana que antecede a visita, providenciar a autorização das pessoas responsáveis ou dos moradores de tais locais, a fim de viabilizar a visitação - (caso não tenha na cidade esta expressão artística, passar para a aula seguinte).
Aula 4
- Retomar com os alunos a importância da casa onde moram e perguntar a eles, qual o lugar de suas casas que mais gostam;
- Entregar uma folha de papel sulfite para cada aluno e solicitar que desenhem este lugar, atentando para todos os detalhes possíveis;
- Acompanhar e orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante o processo do desenho, já que terão que trabalhar com perspectiva.
Aula 5
- Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior;
- Levar os alunos para o tanque de areia e desafiá-los a trabalharem na areia o seu desenho;
- Providenciar baldes com água, espátulas e materiais para manejo em areia;
- Orientar os alunos em suas dificuldades e dúvidas durante a produção dos trabalhos;
- Conversar com os alunos, durante o processo de transposição, sobre as dificuldades surgidas no transporte do desenho em papel para a areia;
- Discutir com os alunos sobre as soluções encontradas durante o trabalho;
- Pedir aos alunos que coloquem seus desenhos ao lado dos trabalhos em areia e observem os trabalhos dos colegas, analisando as soluções encontradas por cada um no domínio do material instável, na areia, na forma estética conseguida e nas diferenças entre uma técnica e outra.
Aula 6
- Dispor o mobiliário da sala de aula em círculo;
- Avaliar com os alunos as atividades vivenciadas e o aprendizado retido durante todo o processo;
- Permitir que cada aluno se expresse, relatando o que mais gostou e, quais as alternativas foram encontradas para os desafios propostos;
- Perguntar aos alunos se encontraram relação entre os itens percorridos: a casa onde moram, a pintura muralista, a escolha do lugar preferido em sua casa, o trabalho com a areia e a importância da família;
- Escutar os depoimentos e registrá-los.