Aula 1
Aula 2
- Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre instalações que utilizam materiais que permitem a interação do público com a obra;
- Providenciar alguns sites para os alunos realizarem suas pesquisas;
- Segue sugestão de links:
Ernesto Neto - Disponível em: http://chapattigastronomia.blogspot.com/2010/09/mam-traz-instalacao-interativa-de.html
Lia Chaia Disponível em: http://www.colheradacultural.com.br/content/20091219005236.000.2-M;
Luiz Barroso Disponível em: http://www.portalunep.com.br/noticia.php?id=3889 ;
- Dizer para os alunos pensarem durante a pesquisa, em uma instalação interativa com o público escolar e os pais;
Aula 3
- Reservar uma sala da escola para montagem e apresentação da instalação;
- Dispor para os alunos uma caixa com britas e explicar que eles devem realizar coletivamente, uma instalação a partir deste material;
- Dizer para os alunos utilizarem para esta instalação, os conhecimentos adquiridos nas pesquisas realizadas nas aulas anteriores;
- Lembrar aos alunos que a instalação deve provocar no público a vontade de interação com a obra;
- Orientar os alunos na produção dos trabalhos, escutando-os e providenciando outros materiais que precisarem, tais como, fio de nylon, tesoura, tecidos e outros.
Aula 4
- Providenciar durante a semana que antecede esta aula, convites para os pais, os professores, os técnicos administrativos, os alunos e outros da comunidade escolar, de comparecimento à abertura da instalação durante o horário da aula de artes;
- Pedir para os alunos observarem as reações dos visitantes e guardarem em suas memórias os comentários dos visitantes.
Aula 5
- Avaliar com os alunos o processo de desenvolvimento da atividade, desde as pesquisas até a instalação, permitindo que os alunos relatem sobre o que aprenderam, o que vivenciaram na montagem coletiva e durante a apresentação da instalação;
- Verificar se os alunos conseguiram com esta experiência, perceber o que vem a ser arte efêmera, discutindo com os alunos sobre a duração da instalação e a dinâmica que as formas foram sendo articuladas pelos expectadores durante exposição.