Aula 1
- Reservar o laboratório de informática para que os alunos busquem na internet, imagens de artistas que trabalham com formas geométricas;
- Segue sugestão de imagens e links:
Victor Vassarely - Disponível em: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/op-art/
Escher. Disponível em: http://bigpicture.typepad.com/writing/2005/03/optical_illusio_1.html ;
Aula 2
- Reservar o aparelho de data-show para apresentação das imagens copiadas pelos alunos na aula anterior;
- Conversar com os alunos, durante a apresentação, sobre as percepções que tiveram de cada imagem;
- Segue sugestão de perguntas:
- O que vocês veem na obra? E como vocês veem?
- O que lhes chamam atenção ao primeiro olhar? A cor ou a forma? Descreva-a;
- O que suas visões percebem frente aos trabalhos dos artistas Escher, Kandinsky, Vassarely, Mondrian e Hélio Oiticica? Descreva suas sensações;
- Que relação vocês percebem entre as obras apresentadas e a Matemática? (espaço, forma, perspectiva, desenho geométrico);
- Quais trabalhos são bidimensionais e quais são tridimensionais?
Aula 3
- Expor nas paredes da sala algumas reproduções das obras dos artistas estudados;
- Conversar com os alunos sobre bi e tridimensionalidade a partir das obras estudadas na aula anterior;
- Sugestão:
- Para tridimensional e bidimensional consultar: Disponível em: http://www.blogpaedia.com.br/2008/04/o-que-bidimensional-e-tridimensional.html
- A arte que representa imagens em três dimensões: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u39.jhtm
- Apresentar aos alunos três formas geométricas: o triângulo, o quadrado e o círculo;
- Pedir aos alunos que, em uma folha de papel sulfite A4, elaborem desenhos a partir destas formas geométricas;
- Falar para os alunos escolherem um dos desenhos e estudarem todos os seus lados, desenhando-os.
Aula 4
- Distribuir para os alunos folhas de papel cartão e cartolina coloridas, tesouras e colas para o desenvolvimento da proposta que será sugerida;
- Pedir para os alunos recortarem no papel cartão e/ou na cartolina as formas desenhadas na aula anterior e montá-las de acordo com o número de formas apresentadas no desenho elaborado;
- Orientar os alunos a produzirem em tridimensão as formas do triângulo, do círculo e do retângulo, formando assim, a pirâmide, o cubo e o cilindro;
- Segue sugestão de links:
Disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/02/solidos-geometricos-moldes-para.html
Aula 5
- Solicitar que os alunos montem, colando as formas de acordo com o desenho elaborado no papel sulfite;
- Dizer para os alunos usarem, se necessário, fita crepe para reforçar a fixação dos elementos tridimensionais, uns sobre os outros;
- Cobrir após a secagem, a colagem das formas com papel alumínio, dando-lhe com isso, a impressão de uma forma única;
- Expor as esculturas nos corredores da escola, socializando-as com a comunidade escolar.
A avaliação desta aula deve ser feita durante o desenvolvimento das atividades, levando em consideração o interesse do aluno frente às pesquisas solicitadas, a sua compreensão sobre bi e tridimensional, a elaboração dos desenhos a partir de formas geométricas, a construção do objeto tridimensional e sua estética final ao lhe ser dado acabamento com o papel alunínio.