Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Aula 01 (50 minutos)
Imagem Disponível em:
http://www.grupoescolar.com/materia/regencia_nominal.html
Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo ou um nome e seus complementos. Por meio da regência, estabelecem-se relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido que se deseja de forma clara. Dessa forma, a relação entre verbos e nomes transitivos pode ser um fator de coesão textual, uma vez que a má organização desse tipo de relação pode provocar mais do que simples problemas de correção gramatical, chegando a comprometer a própria coerência de um texto.
Atividade
1. Para retomar com os alunos o tema - predicação verbal -, o professor deverá exibir para eles os vídeos seguintes.
Vídeo: Verbo Transitivo Direto e Transitivo Indireto
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=bJk9aSvsFco&feature=related
2. Na sequência, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo abaixo sobre a temática da aula - regência.
Vídeo: Regência Nominal e Regência Verbal
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=NLcgmaHKL1k
3. Após a exibição dos vídeos, o professor deverá conversar com os alunos sobre o tema neles abordado.
Professor, para fugir das aulas expositivas, é necessário que haja realmente uma conversa. Para isso, retome as informações do vídeo, crie expectativas sobre o assunto, enfim, deixe o seu aluno falar. Assim, você irá explicando o conteúdo informalmente como se fosse uma conversa. Peça para seus alunos fazerem as atividades abaixo, mas você deverá orientá-los durante a realização da tarefa. |
a. Explique a diferença entre verbo transitivo direto e indireto, a partir das frases:
b. Conclua:
Toda vez que precisar de preposição, o verbo é _________________ . E o seu complemento recebe o nome de______________________________.
Se não precisar de preposição, o verbo é _______________________. E o seu complemento recebe o nome de ______________________________.
4. Defina regência nominal, a partir das frases:
3. Explique a diferença entre regência verbal e nominal, a partir das duas frases, abaixo:
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das charges e tirinhas apresentadas na sequência. A seguir, deverá dispor os alunos em grupo para resolverem às questões sobre os textos.
A.
Disponível em:
http://portaltimonfm.com.br/index.php?pagina=blog&id_blog=20&paginacao=3
1. A regência nominal é o nome da relação existente entre um nome - substantivo, adjetivo ou advérbio – e um outro termo que lhe complete o sentido. Normalmente, o complemento de um nome é introduzido por uma preposição.
a. Identifique, na charge acima, um exemplo de regência nominal.
b. Qual é a palavra que apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento?
2. Comente sobre a crítica ao ensino público, presente na charge abaixo.
B.
Disponível em:
http://www.nadaver.com/consciencia-ambiental-e-al-gore-ou-nunca/
1. A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre o verbo e seus complementos. Como alguns verbos têm mais de um significado, pode ocorrer que a mudança de significado provoque alteração na regência.
Esse é o caso do verbo assistir.
Observe:
a. Qual o sentido do verbo assistir na charge?
b. A regência do verbo assistir está de acordo com o padrão culto da língua? Justifique sua resposta.
C.
http://educar.wordpress.com/2007/01/03/
1. Em relação à tirinha C, observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:
a.Qual a regência do verbo ensinar? Identifique os seus complementos.
2.Observe a fala de Felipe no segundo quadrinho:
a. Qual a regência do verbo encher?
3. Qual é a crítica ao ensino que se pode pressupor na fala de Mafalda? Explique.
D.
Disponível em:
http://joanavieirapontocom.blogspot.com/2010/05/regenciacreeedo.html
1. O verbo namorar não admite a preposição com, isto é, namora-se alguém e não namora-se com alguém. “Pedro namora Ana” e não “Pedro namora com a Ana”.
Agora, responda, qual é o certo: Ele namora comigo ou ele me namora?
E.
Disponível em:
1. Qual a regência dos verbos pedir e pensar na fala de Suzanita? Identifique seus complementos.
2. o que se pode inferir do silêncio de Mafalda frente à fala de Suzanita?
F.
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_JD9Ym-isYDc/TKCrfzS3xEI/AAAAAAAABzc/JVJpyAyUFco/s1600/tirinha1.gif
1. Observe a regência do verbo lembrar:
a. Em que sentido foi empregado o verbo lembrar, na fala de Helga, no primeiro quadrinho?
b. Qual a regência do verbo casar? Identifique seu complemento.
2. Observe a fala de Helga no segundo quadrinho.
a. O verbo viver foi empregado como transitivo direto na locução verbal “tenho vivido”. Identifique seu complemento.
b. Crie um exemplo em que o verbo viver seja empregado como intransitivo seguido de um advérbio ou locução adverbial.
3. Levante hipóteses para o fato de a vida de Helga ter sido um terror.
4. Comente a crítica ao casamento presente na tirinha
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
Nessa aula, o professor sorteiará uma charge/tirinha entre os grupos. A seguir, cada grupo apresentará as suas respostas. O professor deverá mediar as apresentações para esclarecer dúvidas e organizar a intervenção de colegas de outro grupos.
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da crônica "Outra Noite", de Rubem Braga.
Disponível em:
http://sorgo.files.wordpress.com/2009/02/moonovercloudsatnight.jpg
A OUTRA NOITE
Rubem Braga
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:
__ O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?
Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.
__ Mas, que coisa...
Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
__ Ora, sim senhor... E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
Disponível em:
http://www.eeagorajose.kit.net/estilos/croanoitebraga.htm
II - O professor deverá fazer a leitura oral da crônica para os alunos. A seguir, conversar com eles, perguntando-lhes:
a. Qual é a outra noite referida pelo narrador?
b. O taxista duvidou da possibilidade de existir uma outra noite?
b. Qual foi o "presente de rei" do narrador ao taxista?
II - Os alunos, em dupla, deverão classificar os verbos em destaque no texto, quanto à regência verbal , dividindo-os conforme a proposta abaixo.
Verbo transitivo direto Verbo transitivo indireto Verbo transitivo direto indireto Verbo intransitivo
III - Discuta com seu colega e responda: qual a importância da regência verbal na construção do texto
Para ampliar o conhecimento da temática em estudo - regência - o professor poderá exibir para os alunos os vídeos seguintes:
1. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 02/02
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=RBdg1t-hFzw
2. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 01/02
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro
Os alunos serão avaliados coletivamente, por meio de observações, durante a realização das atividades sobre regência em charges, tirinhas e na crônica “A Outra Noite” de Rubem Braga.