Portal do Professor

Início do Conteúdo

A reg?ncia na constru??o do texto

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • perceber a relação de subordinação existente entre o verbo e seus complementos, bem como entre alguns nomes – substantivos, adjetivos e advérbios – e seus complementos;
  • apropriar-se de normas de regência nominal e verbal de acordo com a variedade padrão da língua;
  • verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-discursiva da regência nominal e verbal na construção do texto.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Transitividade verbal  e nominal.

Estratégias e recursos da aula

  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens, textos, charges, tirinhas e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Imagem Disponível em:

http://www.grupoescolar.com/materia/regencia_nominal.html 

Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo ou um nome e seus complementos. Por meio da regência, estabelecem-se  relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido que se deseja de forma clara. Dessa forma, a relação entre verbos e nomes transitivos pode ser  um fator de coesão textual, uma vez que a má organização desse tipo de  relação pode provocar mais do que simples problemas de correção gramatical, chegando a comprometer a própria coerência de um texto.

Atividade

1. Para retomar com os alunos o tema  - predicação verbal  -, o professor deverá exibir para eles os vídeos seguintes.

Vídeo: Verbo Transitivo Direto e Transitivo Indireto

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=bJk9aSvsFco&feature=related 

2. Na sequência, o professor deverá exibir para os alunos o vídeo abaixo sobre a temática da aula - regência.

Vídeo:  Regência Nominal e Regência Verbal

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=NLcgmaHKL1k 

3. Após a exibição dos vídeos, o professor deverá conversar com os alunos sobre  o tema neles abordado.

Professor, para fugir das aulas expositivas, é necessário que haja realmente uma conversa. Para isso, retome as informações do vídeo, crie expectativas sobre o assunto, enfim, deixe o seu aluno falar. Assim, você irá explicando o conteúdo informalmente como se fosse uma conversa. Peça para seus alunos fazerem as atividades abaixo, mas você deverá orientá-los durante a realização da tarefa.

a.  Explique a diferença  entre  verbo transitivo direto  e indireto, a partir das frases:

  •  Assinar o contrato.
  •  Discordar do contrato.

b. Conclua:

Toda vez que precisar de preposição, o verbo é _________________ . E o seu complemento  recebe o nome de______________________________.

Se não precisar de preposição, o verbo é _______________________. E o seu complemento recebe o nome de ______________________________.

4. Defina regência nominal, a partir das frases:

  •  Participação nos lucros.·  
  •  Situação da empresa.

3.  Explique a diferença entre regência verbal e nominal, a partir das duas frases,  abaixo:

  • Direito dos trabalhadores.
  • Preciso de tempo.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das charges e tirinhas apresentadas na sequência. A seguir, deverá  dispor os alunos em grupo para resolverem às questões sobre os textos.

A.

Disponível em:

http://portaltimonfm.com.br/index.php?pagina=blog&id_blog=20&paginacao=3 

1.  A regência nominal é o nome da relação existente entre um nome  - substantivo, adjetivo ou advérbio – e um outro termo que lhe complete o sentido. Normalmente, o complemento de um nome é introduzido por uma preposição.

a. Identifique, na  charge acima, um exemplo de regência nominal.

b. Qual  é a palavra que apresenta sentido incompleto? Qual é o seu complemento?

2. Comente sobre a crítica ao ensino público, presente na charge abaixo.

B.

Disponível em:

http://www.nadaver.com/consciencia-ambiental-e-al-gore-ou-nunca/ 

1. A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre o verbo e seus complementos. Como alguns verbos têm mais de um significado, pode ocorrer que a mudança de significado provoque alteração na regência.

Esse é o caso do verbo assistir.

Observe:

  • no sentido de prestar assistência, ajudar, socorrer é transitivo direto,  não exige a preposição.     Ex.: O técnico assistia os jogadores novatos.
  • no sentido de ver, presenciar é transitivo indireto, exige a preposição a.     Ex.: Não assistimos ao show.
  • no sentido de caber, pertencer é transitivo indireto,  exige a preposição a.     Ex.: Assiste ao homem tal direito.

a.  Qual o sentido do verbo assistir na charge?

b. A regência do verbo assistir está de acordo com o padrão culto da língua? Justifique sua resposta.

C.

http://educar.wordpress.com/2007/01/03/

1. Em relação à tirinha C, observe a fala da Mafalda no primeiro quadrinho:

a.Qual a regência do verbo ensinar? Identifique os seus complementos.

2.Observe a fala de Felipe no segundo quadrinho:

a. Qual a regência do verbo encher?  

3. Qual é a crítica ao ensino que se pode  pressupor na fala de Mafalda? Explique.  

D.

Disponível em:

http://joanavieirapontocom.blogspot.com/2010/05/regenciacreeedo.html 

1. O verbo namorar não admite a preposição com, isto é, namora-se  alguém e não namora-se com alguém. “Pedro namora Ana” e não “Pedro namora com a Ana”.

 Agora, responda, qual é o certo: Ele namora comigo ou ele me namora?

E.

Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/_8ket9EcupBE/TFq7XgHtn4I/AAAAAAAAIZ8/iWahDYJtRLQ/s1600/mafalda+e+suzanita.jpg 

1. Qual a regência dos verbos pedir e pensar na fala de Suzanita? Identifique seus complementos.

2. o que se pode inferir do silêncio de Mafalda frente à fala de Suzanita?

F.

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_JD9Ym-isYDc/TKCrfzS3xEI/AAAAAAAABzc/JVJpyAyUFco/s1600/tirinha1.gif 

1. Observe a regência do verbo lembrar:

  • Quando não forem pronominais: são usados sem preposição. Ex.: Esqueci o nome dela.
  • Quando forem pronominais: são regidos pela preposição de.  Ex.: Lembrei-me do nome de todos.

a. Em que sentido foi empregado o verbo lembrar, na fala de Helga, no primeiro quadrinho?

b. Qual a regência do verbo casar? Identifique seu complemento.

2. Observe a fala de Helga no segundo quadrinho.

a. O  verbo viver foi empregado como transitivo direto na locução verbal “tenho vivido”. Identifique seu complemento.

b. Crie  um exemplo em que o verbo viver seja empregado como intransitivo seguido de um advérbio ou locução adverbial.

3. Levante hipóteses para o fato de a vida de Helga ter sido um terror.

4. Comente a crítica ao casamento presente na tirinha

Aula 03 (50 minutos) 

Atividade

Nessa aula,  o professor sorteiará uma charge/tirinha entre os grupos. A seguir, cada grupo apresentará as suas respostas. O professor deverá mediar as apresentações para esclarecer dúvidas e organizar a intervenção de colegas de outro grupos.

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

I - O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da crônica  "Outra Noite", de Rubem Braga.

Disponível em:

http://sorgo.files.wordpress.com/2009/02/moonovercloudsatnight.jpg 

A OUTRA NOITE

Rubem Braga

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou o sinal fechado para voltar-se para mim:

 __ O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.

__ Mas, que coisa...

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

__ Ora, sim senhor... E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei. 

Disponível em:

http://www.eeagorajose.kit.net/estilos/croanoitebraga.htm 

II -  O professor deverá fazer a leitura oral da crônica para os alunos. A seguir, conversar com eles, perguntando-lhes:

a. Qual é a outra noite referida pelo narrador?

b. O  taxista duvidou da possibilidade de existir uma outra noite?

b. Qual foi o "presente de rei" do narrador ao taxista?

II - Os alunos, em dupla, deverão classificar os verbos em destaque no texto, quanto à regência verbal , dividindo-os conforme a proposta abaixo.

Verbo transitivo direto         Verbo transitivo indireto    Verbo transitivo direto indireto   Verbo intransitivo      

III - Discuta com seu colega e responda: qual a importância da regência verbal na construção do texto

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento da temática em estudo - regência - o professor poderá exibir para os alunos os vídeos seguintes:

1. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 02/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=RBdg1t-hFzw 

2. GRAMÁTICA - REGÊNCIA VERBAL 01/02

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro 

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente, por meio de observações, durante a realização das atividades sobre regência em charges, tirinhas e na crônica “A Outra Noite” de Rubem Braga.