Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ih, chegaram as Interjei??es.

Autor e Co-autor(es)

Gra?a Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Compreender o conceito de interjeição a partir da leitura de textos.

b- Conhecer  diferentes interjeições bem como os diferentes sentimentos que elas podem expressar.

c- Utilizar interjeições nos textos escritos.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2 - Ler um trecho do cap?tulo " A  casa da gritaria" do livro Em?lia no pa?s da Gram?tica de Monteiro Lobato.

A casa da gritaria Retirado de Em?lia no pa?s da Gram?tica - Monteiro Lobato

Ap?s a leitura, pedir que desenhem rostos com as express?es que se encontram em negrito - cada aluno escolhe uma.

No caderno as crian?as colam o texto e a sua ilustra??o.

Fonte: clipa-art e word art

No dicion?rio, pedir que procurem o significado da palavra Interjei??o. Registre.

Com a turma dividida em grupos entregue a seguinte folha retirada de: http://www.interaula.com/portugues/interjei..o.htm

Pe?a que seus alunos leiam e montem um registro coletivo de suas descobertas.

Apresenta??o dos registros.

Hora de brincar!!

Dar para cada grupo da turma as fotos abaixo, pedir que cortem e montem frases usando algumas interjei??es aprendidas.

Fonte: Revista ?poca - http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI17202-15201,00-VOCE+SABE+LER+UM+ROSTO.html

Pe?a que todos leiam suas frases, mostrando a foto que usaram.Os colegas devem avaliar se a interjei??o combinou, ou n?o, com a interjei??o escolhida.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie todo o processo, dando ênfase à escrita das frases e dos registros elaborados nos grupos.