Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
ATIVIDADE 1
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que eles leiam a fotonovela "Crepúsculo":
Professor, a atividade fica mais interessante se os alunos assistirem ao filme previamente porque poderão identificar com mais facilidade as características da fotonovela.
Em pequenos grupos, os alunos deverão discutir alguns aspectos do texto por meio de perguntas que o professor deverá entregar a eles xerocadas:
Depois de responderem as perguntas em grupo, o professor deverá discuti-las com toda a turma. Em seguida, ele solicitará aos alunos que acessem os seguintes endereços:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela
http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/foco/dnov/foco1.htm
Ainda em grupos, eles deverão ler a página que trata da origem e características da fotonovela. Feito isso, o professor dividirá a turma em três grupos. Cada um deverá se apresentar oralmente sobre o texto lido. Os grupos serão organizados pelos temas: CARACTERÍSTICAS DA FOTONOVELA, FOTONOVELA NO BRASIL e FOTONOVELA CAPRICHO . Em seguida, cada grupo deverá se apresentar para toda a turma.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos algumas imagens de fotonovelas antigas:
http://escolavictorhugoludwig.blogspot.com/2010/10/projetos-desenvolvidos-na-escola.html
http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Fotonovela
http://diasquevoam.blogspot.com/2009/07/era-uma-vez.html
O professor deverá mostrar aos alunos as imagens para que eles tenham uma noção melhor de como eram as fotonovelas antigas, já que atualmente é difícil encontrar exemplares de amostra desse gênero. Feito isso, o professor deverá mostrar aos alunos a seguinte fotonovela que, apesar de manter as características tradicionais do gênero, é apresentada por meio de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=fCUItjjvb0I
Essa atividade trabalhará com os elementos da narrativa, já que a fotonovela é um gênero que apresenta em sua composíção elementos dessa tipologia. Depois de assistirem ao vídeo, os alunos deverão, em grupos, preencher o quadro:
ENREDO: O que acontece? |
|
TEMPO: Quando acontece? |
|
ESPAÇO: Onde acontece? |
|
PERSONAGENS: Quem participa? |
|
NARRADOR: Quem conta? |
Depois de preencherem o quadro, o professor deverá selecionar alguns alunos para responderem às perguntas oralmente. É importante verificar as dúvidas e saná-las. O professor deverá pedir aos alunos que, de acordo com a leitura feita na atividade 1, destaquem as características das fotonovelas.
ATIVIDADE 3
Nesta atividade, os alunos deverão criar uma fotonovela. Eles poderão criar a história ou utilizarem algum conto que gostarem para a dramatização. O professor poderá mostrar a eles alguns exemplos de trabalhos semelhantes:
http://seuontario.blogspot.com/2010/10/recebendo-visitas.html
http://mulherzinha.blig.ig.com.br/2007_03.html
Os alunos poderão fazer as fotografias na escola (em horário combinado com o professor) ou em casa. No laboratório de informática, eles deverão criar os balões de fala e os quadros de narração usando um software de edição de imagens, o Paint ou similares. As fotonovelas deverão ser impressas e divulgadas na escola.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/emilio/autoria/artigos2007/3artigoautoria_oficinadefotonovela_ok.pdf Oficina de fotonovela
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2009/expocom/EX14-0714-1.pdf A fotonovela como instrumento pedagógico: estudo sobre o trabalho “Em busca de Respostas”
Professor, nos links acima você encontrará informações que o ajudarão em sua trefa de ensinar.
Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades. É importante observar a sequenciação da história criada e se ela obedece às características do texto narrativo. Além disso, é importante que todos os alunos participem ativamente das atividades em grupo.