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HABILIDADE 10 DO ENEM: Reconhecer a necessidade de repensar nos h?bitos cotidianos a fim de promover a qualidade de vida.

Autor e Co-autor(es)

leonardo lima costa imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Jos? Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Gin?stica: Valores hist?ricos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Jogos: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar e contextualizar qualidade de vida partindo da realidade dos alunos;
  • Pedir para que os alunos proponham, em grupo, atividades que possam contribui para uma construção ou reconstrução de hábitos que possam contribuir para uma boa qualidade de vida;
  • Vivenciar possíveis avaliações físicas e psicológicas que podem relativizar como anda a qualidade de vida dos alunos.

Duração das atividades

100 minutos ou duas aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Pedir aos alunos que destaquem atividades e h?bitos cotidianos que contribuem para manuten??o da sa?de f?sica e psicol?gica em uma folha de papel  para ser entregue ao professor. Nesta mesma folha cada aluno dever? propor uma atividade individual ou coletiva que possa ser realizada na escola que esteja de acordo com o tema da aula ?Reconhecer a necessidade de repensar nos h?bitos cotidianos a fim de promover a qualidade de vida.?  

Atividade 1

Propor um circuito de atividades que leve os alunos a repensar em suas tarefas di?rias promovendo a melhora da qualidade de vida.

A seguir o circuito ser? descrito em ordem de acontecimento. ? importante frisar para os alunos que a passagem de uma tarefa para outra ocorrer? se a anterior for realizada por completo, caso contr?rio eles dever?o persistir no erro at? que acertem.

  1. O circuito ter? seu inicio na posi??o do tri?ngulo azul (ver ilustra??o do circuito). Os alunos dever?o arremessar uma bola de basquete na sexta (um lance livre).
  2. Posicionados no centro da quadra, posi??o indicada pelo tri?ngulo amarelo na ilustra??o do circuito, os alunos dever?o chutar a bola de futsal e acert?-la em um dos cones colocados dentro do gol.
  3. Na posi??o indicada pelo tri?ngulo verde os alunos dever?o fincar no ch?o (de prefer?ncia de areia) dez palitinhos de picol? ou gravetos similares.
  4. Na posi??o indicada pelo tri?ngulo vermelho os alunos dever?o subir na escada e recuperar a bandeira afixada no ?ltimo degrau.
  5. No tri?ngulo de cor marrom os alunos dever?o atravessar os pneus pisando por cima deles (de prefer?ncia com cautela e calma). N?o ser? permitido correr nessa tarefa. Os alunos que n?o obedecerem ? regra dever?o retornar ao in?cio do exerc?cio.
  6. No tri?ngulo cinza os alunos realizaram uma corrida de um cone para outro como mostra a figura anterior.
  7. E por ?ltimo, no tri?ngulo roxo, os alunos dever?o ir at? o cone pegar uma bola de soprar, enche-la, voltar ? cadeira e sentando em cima dela estour?-la. Assim termina o percurso.

Obs.: O professor pode propor uma simples viv?ncia do circuito ou execut?-lo em formato de competi??o individual ou por equipe (ou deixar que a pr?pria turma decida).

Terminada a atividade o professor deve reunir os alunos e identificar quais situa??es do cotidiano foram representadas no circuito e ent?o como a qualidade de vida pode melhorar a partir da reflex?o sobre poss?veis mudan?as de h?bitos.

  • Tri?ngulo azul e amarelo: pr?tica esportiva;
  • Tri?ngulo verde: h?bitos alimentares e atividade agr?cola;
  • Tri?ngulo vermelho: atividades corriqueiras de casa ou dar prefer?ncia ao uso das escadas do que os elevadores;
  • Tri?ngulo marrom e cinza: atividades de manuten??o da sa?de como correr e caminhar (ou esportes como corridas curtas, corridas longas e radicais ou de aventura);
  • Tri?ngulo roxo: modificar h?bitos modernos por outros mais saud?veis como n?o usar o controle remoto da televis?o.

Atividade 2

Medir o "Vo2 m?x" (Volume m?ximo de oxig?nio) dos alunos. Teste desenvolvido por Balke (http://www.saudenarede.com.br/musculacao/teste_de_corrida_de_balke.html 11/12/10).

Explicar aos alunos que o Vo2 m?x ? a capacidade que o organismo tem de absorver oxig?nio. Quanto mais oxig?nio o organismo consome, maior ? o condicionamento f?sico. Os alunos podem verificar isto, percebendo que quando se cansam muito, a sensa??o ? de falta de ar, rea??o imediata ? ficar ofegante.

Tamb?m quem consome mais oxig?nio, consome mais calorias, por isto, quem faz atividade f?sica regular, pode emagrecer ou manter melhor sua condi??o f?sica.

Para a realiza??o desse teste o professor poder? adquirir uma esteira ergom?trica que possa medir a dist?ncia percorrida pelos alunos, ou escolher se poss?vel, um espa?o dentro da pr?pria escola que seja plano e possibilite a medi??o da dist?ncia percorrida pelos alunos. O professor deve: 

  1. Pedir aos alunos que corram ou ande durante 15 minutos.
  2. Ap?s 15 minutos os alunos devem anotar a dist?ncia percorrida.
  3. Para calcular o Vo2 utilizar a formula matem?tica VO2 m?x (ml. kg-?.min-?) = {[(Dist?ncia total percorrida/15) - 133] x 0,172} + 33,3.

Atividade 3

A pr?xima atividade ser? medir o ?ndice de massa corp?rea dos alunos a partir de uma f?rmula simples (ver imagem a seguir). ? interessante orientar os alunos caso eles tenham interesse em obter resultados mais fidedignos sobre seus ?ndices recorrendo a outros m?todos de avalia??o e de prefer?ncia com o acompanhamento de profissionais habilitados para tal atividade.

 http://www.brasilescola.com/matematica/matematica-na-medicina.htm 11/12/10.

Ap?s os resultados, compar?-los com os valores propostos no quadro anterior, fazendo uma estimativa do IMC de cada aluno. O professor deve novamente orientar os alunos para que n?o se assustem com os resultados, por se tratar de uma avalia??o muito simpl?ria, j? que existem diferentes constitui??es f?sicas. Por exemplo, tem pessoas que s?o mais fortes (tem uma massa muscular maior) e outras mais alongadas, com massa muscular menor. Entretanto, a quantidade proporcional de gordura em cada um pode ser igual, mas o IMC ser? diferente.

Mas este ?ndice ? amplamente utilizado como referencia em sa?de p?blica coletiva, por sua facilidade de registro de dados e as indica??es fornecidas pelo ?ndice.

Atividade 4

Propor que os alunos fa?am testes de flexibilidades na regi?o do quadril e cintura escapular. O primeiro teste consiste em flexionar o quadril: apoiando os p?s em uma caixa previamente balizada com r?gua (marcando 20, 15, 10, 5, 0, 5, 10, 15 e 20 cent?metros) como mostra a figura a seguir, pedir ent?o aos alunos que flexione o quadril deslizando as m?os sobre a caixa tentando alcan?ar a maior dist?ncia poss?vel e tentar manter-se por dois segundos nesta posi??o para que a dist?ncia seja registrada pelo professor. A avalia??o ser? positiva se os alunos atingirem medidas referentes ? posi??o 0 (zero) e melhorando se continuarem atingindo medidas a direita dessa. E a avalia??o n?o ser? muito boa se os alunos atingirem medidas a esquerda da posi??o 0 (zero).

 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.topendsports.com%2Ftesting%2Fflex.htm 11/12/10. 

O segundo teste objetiva avaliar a regiam da cintura escapular. Os alunos devem segurar pelas m?os uma corda, ou toalha, ou fita ou bast?o e realizar o movimento de levar estes objetos da frente do corpo para as costas sem que ele se desprenda ou solte (como mostra a foto a seguir).

 http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.topendsports.com%2Ftesting%2Fflex.htm 11/12/10. 

A avalia??o ser? cada vez melhor se os alunos conseguirem realizar o movimento aproximando mais e mais as m?os. E n?o ser? muito boa se a dist?ncia das m?os dos alunos forem iguais ou muito pr?ximas as suas envergaduras.

Atividade 5

Reunir os alunos para a conclus?o da aula. O professor deve pedir que os alunos re?nam todas as informa??es obtidas nesta aula. Com base nos primeiros conceitos feitos por eles no in?cio da aula e posteriormente com as reflex?es feitas sobre qualidade de vida nas atividades propostas, o professor deve propor que eles se auto-avaliem. Em seguida os alunos devem ser estimulados a reconstruir o conceito de qualidade de vida, apontando atividades que possam contribuir para a manuten??o e melhoria da qualidade de vida.

Recursos Complementares

http://www.cdof.com.br/protocolos7.htm 11/12/10 - Cooperativa fitness: question?rio on-line.

http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/vo2.htm 11/12/10 - outras avalia??es (tamb?m on-line).

Avaliação

  • Verificar se os alunos foram capazes de conceituar e contextualizar qualidade de vida partindo de suas realidades, registrando as idéias em folhas.
  • Apontar se os alunos assimilaram, modificando ou ampliando, seus conceitos e idéias sobre qualidade de vida.
  • Relacionar atividades que possam contribui para uma construção ou reconstrução de hábitos que possam contribuir para qualidade  de vida;