Portal do Professor

Início do Conteúdo

Discurso direto e discurso indireto

Autor e Co-autor(es)

Graça Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler diferentes textos onde apareçam o discurso direto e o discurso indireto.

b- Compreender que, de acordo com o gênero textual encontramos mais uma forma de escrita do que a outra .

c- Escrever textos utilizando discurso direto e discurso indireto.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 

Retirado de: http://artesemelodias.blogspot.com/2009_11_01_archive.html

No pátio, com a turma sentada em círculo, dê para cada aluno uma tira com histórias da turma da Mônica de Mauricio de Sousa que você encontra em:

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/

Deixe que leiam. Em seguida, peça que cada aluno leia a sua tira mostrando-a para os seus colegas.

Depois que todos já leram e mostraram o seu material, lance um desafio; peça que reescrevam suas tiras de forma que a pessoa que estiver lendo esta reescrita possa entender a sua mensagem sem ter que usar a ilustração. Incentive que seus alunos usem duas formas de reescrita.

Neste momento, deixe que seus alunos experimentem estas novas formas de escrita. Vá lançando desafios, de forma que percebam a importância da presença de um narrador quando não há ilustração como nas tiras em quadrinhos.

Exemplo:

Escrita 1

Mônica diz para o Cebolinha:

- Mas por que você não quer mais brincar de casinha comigo, Cebolinha?

O Cebolinha responde:

- Adivinha!

Escrita 2

Mônica pergunta ao Cebolinha por que ele não quer mais brincar de casinha com ela. Ele pede que ela adivinhe o motivo.

Depois deste momento no pátio, vá para a sala de aula e registre no caderno  com seus alunos as descobertas do dia:

Peça que cada um cole a sua tira e anote as suas produções.

Em seguida, registre com eles no caderno:

Discurso direto - quando a personagem fala diretamente. Exemplo na escrita 1.

Discurso indireto - No discurso indireto não há diálogo, o narrador não põe as personagens a falar diretamente, mas faz-se o intérprete delas, transmitindo ao leitor o que disseram ou pensaram. Exemplo na escrita 2.

Para avaliar a aprendizagem de seus alunos, passe algum dos filmes abaixo todos são histórias da Turma da Mônica):

http://www.youtube.com/watch?v=7KGB7fcTH1s&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=QawVX4IEmKY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA&feature=related

O desafio será escrever um pedaço do filme visto usando discurso direto e, em seguida, transformá-lo em discurso indireto.

Recursos Complementares

Que tal estudar a vida de Mauricio de Sousa com seus alunos? Você encontra informações no site: http://www.monica.com.br/mauricio-site/

Avaliação

Professor, avalie todo o processo com ênfase nos exercícios e registros feitos em sala de aula.