Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tecnologia: construção e aperfeiçoamento da moradia.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir.

Duração das atividades

3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desenvolvimento e tecnologia;

Criação e a arte de construir.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: As primeiras construções de moradias.

1º momento

Discuta com os alunos, que ainda na pré-história, o ser humano ao começar a exploração da agricultura teve necessidade se fixar em um determinado lugar perto de água para regar o terreno. Isso, possibilitou ao homem a construção da sua morada permanente. Assim, as primeiras moradas foram construídas com os materiais que tinham no local, como:  barro, pedra e junco. Essa discussão inicial tem como finalidade de que os alunos entendam que desde a pré-história há diferentes tecnologias e nesse período se deu início à construção das moradas.

Ficheiro: Plan of Babylon RB.JPG

Fonte imagem:      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Plan_of_Babylon_RB.JPG

2º momento  

As civilizações na antiguidade já tinham desenvolvido a tecnologia de construção de casas, pontes e castelos. Divida a turma em pequenos grupos para fazer a leitura do texto 1 sobre a tecnologia de construção com tijolo de adobe.

 NEI-2010

Nessa pesquisa os alunos  procuram  construir explicações:

  • De que é feito e como faz o tijolo de adobe;
  • As características da construção com esse tipo de tijolo;
  • Indicar as regiões no Brasil que ainda usam adobe.

Texto 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/RomaniaDanubeDelta_MakingMaterialForCOnstructing0002jpg.JPG

Fonte para leitura:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%B5es_da_Antiguidade/As_primeiras_civiliza%C3%A7%C3%B5es

3º momento

Traga uma imagem de arquitetura de uma civilização da antiguidade para os alunos observarem o desenvolvimento tecnológico no tempo antigo, que possibilitou a criação e a arte de construir.  Outras imagens de moradias antigas e atuais podem ser observadas com a finalidade de se fazer descrições e análises.  

Acrópole de Atenas com o Partenon no topo. Atenas foi uma das mais influentes e importantes cidades-estado grega.

 

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Acropilos_wide_view.jpg

 

Atividade 2 - Fazer a diferença entre a arquitetura clássica e moderna

1º momento

 Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre arquitetura clássica e moderna e  levem para sala de aula várias imagens para montar um quadro mural. Em grupos com quatro componentes, os alunos discutem e organizam o quadro abaixo.

 

 

Imagens

 

ARQUITETURA CLÁSSICA

ARQUITETURA MODERNA

   
   

CARACTERÍSTICAS

   

 

2º Momento

Convide um engenheiro ou um pedreiro para vir à escola,  dependendo da cidade e local onde fica localizada. Na escola os alunos entrevistam esse profissional sobre a construção de casas e os desafios das construções modernas. Pode fazer várias perguntas, conforme a curiosidade da turma, mas colocamos algumas perguntas-chave, que o professor pode utilizá-las se entender que são de interesses da turma.

  • Quantos anos de profissão;
  • O que mudou nesses anos de experiência;
  • Os benefícios e dificuldades das novas tecnologias de construção.  

Atividade 3 - criar modelo com software

1º Momento

Leve os alunos para sala de multimídia e trabalhe com o software - Google SketchUp, utilizado para criar e modelar construções. Professor, primeiro você deverá baixar o software nos computadores na sala de multimídia.

O software pode ser obtido em: http://www.baixaki.com.br/download/google-sketchup-free.htm, quando este for aberto clicar em "clique para baixar". Em seguida ele abrirá um quadro que pergunta:

  • Deseja executar ou salvar este arquivo?
  • você clica no executar. Ele já começa a baixar o software.
  • Professor, você deve antes estudar este software para depois trabalhar com as crianças.
  • Crie seu projeto, para depois criar com eles.
  • Chegada a hora dos aluno trabalharem na sala de multimídia,  organize-os em duplas, você  vai orientando  passo a passo, ensinado-os os caminho para a construção do seu projeto de moradia. 

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Perceber como eram feitas as primeiras construções antes de existir a tecnologia de hoje;

- Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilitou a criação e a arte de construir moradias;