Raimunda Porf?rio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na constru??o de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Organiza??o social e espacial;
Pontos de refer?ncia;
Professor inicie a aula questionando onde os alunos moram, se ? apartamento ou casa? T?rreo ou 1? andar? Como ? a casa? Tem terra?o? Jardim? Quintal? Tem lugar para bichos de estima??o? Quem mora na cidade? Quem mora na ch?cara? Quem mora na praia? Cada um pode falar e descrever o local e sua casa. Nesse processo de comunica??o percebem que as casas deles s?o diferentes, alguns podem morar no mesmo lugar, outros em lugares diferentes.
Solicite que cada crian?a traga uma foto de sua casa, se poss?vel, aqueles que n?o trouxerem podem desenhar. De posse do material, descrevem como ? o terreno (plano, elevado ou depress?o), qual o lugar ocupado pela sua casa na rua onde mora: inicio, meio ou final? Fica a direita ou esquerda de quem entra na rua? Como ? a rua?
Fonte: http://www.psolmogi.org.br/?p=549
Oriente os alunos para investigar as pessoas que moram no lugar h? muitos anos, para saber como era aquela rua antes e no in?cio da constru??o das casas; procurem saber como alguns moradores constru?ram as suas casas? E outras curiosidades. O passo seguinte ? a resolu??o de um exerc?cio colocando as etapas da constru??o da uma morada. Professor, voc? poder? colocar essas etapas fora de ordem e pedir que os alunos coloquem na ordem correta.
Elementos para a elabora??o do exerc?cio.
Fonte: O truque de C?ri: As casas do mundo.
A an?lise do exerc?cio pelo professor deve ser compartilhada em um processo de discuss?o. As crian?as confrontam com a investiga??o feita na sua rua e analisam se existem outros passos diferenciados daquele do exerc?cio.
Solicite aos alunos que fa?am um mapa representando o caminho da casa at? a escola, coloquem os pontos de refer?ncia e setas indicando o sentido e a dire??o. Inicie a atividade chamando a aten??o dos alunos para os pontos de refer?ncia encontrados no caminho da sua casa ? escola e vice versa. Primeiro tente que eles lembrem quais os elementos da natureza ou constru??es que podem ser vistas com destaque, tanto na ida como na volta da escola. Essa ? uma forma de mobilizar a intelig?ncia figurativa dos alunos. Ao final da atividade cada um explica para a turma como chegar a sua casa.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_pdlVtL-eXoU/TA472o9GzII/AAAAAAAAAAM/oxnzYNrJaB8/s1600/ROSA+DOS+VENTOS.jpg
Oriente os alunos que na volta para casa analise seu mapa e fa?a as corre??es que forem necess?rias, o mesmo ser? feito no dia seguinte quando voltarem ? escola. Na escola eles confirmam o que j? haviam projetado ou fazem a reelabora??o do mapa, em seguida, no grande grupo, mostram o novo mapa.
Entregue o mapa indicado abaixo e solicite que os alunos fa?am uma leitura e verifique se eles conseguem indicar:
Fonte: http://www.santiago.org.br/imagens/conteudo_fotos/Cam%20Missoes%20local.jpg
Em seguida voc? faz a leitura junto com os alunos e introduz a id?ia de Km. E analisa com eles se h? possibilidade de saber quantos quil?metros t?m no percurso da casa ? escola. Caso n?o exista nada escrito sobre isso, voc? indica a contagem dos postes, que dar?o mais ou menos a quilometragem. Para tal atividade, escolha a dist?ncia de um poste a outro, pr?ximo ? escola e escolha uma dos alunos para andar como se tivesse em cima de uma linha, colocando o p? em frente ao outro, enquanto isso os outros acompanham e contam quantos p?s foram repetidos, de volta ? escola marca um ponto inicial em uma linha reta e faz o exerc?cio, at? completar a mesma quantidade de p?s. Em seguida com uma escala, mede de um ponto a outro e verifica quantos metros t?m entre um poste e outro, refer?ncia para os alunos calcularem os Km. Outra alternativa ? ensinar a leitura de placas de tr?nsito que indicam dist?ncia.
?
Professor planeje com a turma uma visita entre os alunos, forme duplas para uma visitar a casa um do outro. Esse trabalho, dependendo da regi?o e da cidade, ? preciso o envolvimento dos pais. Ap?s a visita, cada aluno projeta o mapa com o percurso de sua casa a casa do colega, destacando os pontos de refer?ncia e os Km de dist?ncia.
Fonte: http://www.webquest.es/files/u2491/crian%C3%A7a%20pensando.jpg
?
Cada dupla faz a comunica??o da dist?ncia do trajeto entre sua casa e a do colega e no momento os demais da turma comparam os dados para verificar se h? uma similaridade, se n?o houver, deve-se discutir o trajeto de cada um, para analisar onde se encontra o erro.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TN0jWtFARkI/AAAAAAAAAd4/LlPtK295RvM/s1600/cartografia.jpg
?
Ensine como os seus alunos podem fazer um exerc?cio de orienta??o espacial. Coloque-os para descobrir em qual regi?o da cidade ficam localizadas as suas moradas. Para isso, ? preciso localizar no mapa da cidade o local onde moram.
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Compreender que existe uma organiza??o social e espacial para construir a morada;
- Estabelecer pontos de refer?ncia para orientar-se no percurso da escola ? resid?ncia tendo a morada como origem;
- Elaboraram mapas com pontos de refer?ncia.