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Moradia e espa?o geogr?fico.

Autor e Co-autor(es)

PATR?CIA L?CIA GALV?O DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porf?rio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na constru??o de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender que existe uma organiza??o social e espacial para construir a morada;
  • Estabelecer pontos de refer?ncias para orientar-se no percurso da escola ? resid?ncia tendo a morada como origem;
  • Visitar resid?ncias de amigos e elaborar mapas, com pontos de refer?ncias  

Duração das atividades

3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organiza??o social e espacial;

Pontos de refer?ncia;

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: A organiza??o das moradias. 

1? Momento:

Professor inicie a aula questionando onde os alunos moram, se ? apartamento ou casa? T?rreo ou 1? andar? Como ? a casa? Tem terra?o? Jardim? Quintal? Tem lugar para bichos de estima??o? Quem mora na cidade? Quem mora na ch?cara? Quem mora na praia? Cada um pode falar e descrever o local e sua casa. Nesse processo de comunica??o percebem que as casas deles s?o diferentes, alguns podem morar no mesmo lugar, outros em lugares diferentes.

2? Momento:

 Solicite que cada crian?a traga uma foto de sua casa, se poss?vel, aqueles que n?o trouxerem podem desenhar. De posse do material, descrevem como ? o terreno (plano, elevado ou depress?o), qual o lugar ocupado pela sua casa na rua onde mora: inicio, meio ou final? Fica a direita ou esquerda de quem entra na rua? Como ? a rua?  

Fonte: http://www.psolmogi.org.br/?p=549

3? Momento:

Oriente os alunos para investigar as pessoas que moram no lugar h? muitos anos, para saber como era aquela rua antes e no in?cio da constru??o das casas; procurem saber como alguns moradores constru?ram as suas casas?  E outras curiosidades. O passo seguinte ? a resolu??o de um exerc?cio colocando as etapas da constru??o da uma morada. Professor, voc? poder? colocar essas etapas fora de ordem e pedir que os alunos coloquem na ordem correta. 

Elementos para a elabora??o do exerc?cio.

  • ? preciso estudar o terreno  e o clima.
  •  Tamb?m ? necess?ria uma autoriza??o para construir (alvar? de constru??o).
  • O arquiteto imagina a casa e faz o projeto no computador.
  • Em seguida, os trabalhadores abrem um grande buraco com a escavadeira para construir as funda??es, que sustentam a casa.
  • A tubula??o para esgoto, ilumina??o, ?guas pluviais e subterr?neas.
  • O pedreiro levanta as paredes com tijolos ou blocos de cimento, e, quando ficam altas, ele usa andaimes.
  • As paredes devem ser s?lidas para poder sustentar os andares e a cobertura.
  • Do lado de fora tem o telhado.
  • O carpinteiro prega todos os caibros e ripas e, depois, coloca o telhado.
  • Depois ? preciso chamar o encanador, eletricista, vidraceiro, pintores etc. 

Fonte: O truque de C?ri: As casas do mundo.

A an?lise do exerc?cio pelo professor deve ser compartilhada em um processo de discuss?o. As crian?as confrontam com a investiga??o feita na sua rua e analisam se existem outros passos diferenciados daquele do exerc?cio.

2? Atividade - Tra?ar pontos de refer?ncia no caminho da sua casa ? escola.   

1? Momento:

Solicite aos alunos que fa?am um mapa representando o caminho da casa at? a escola, coloquem os pontos de refer?ncia e setas indicando o sentido e a dire??o. Inicie a atividade chamando a aten??o dos alunos para os pontos de refer?ncia encontrados no caminho da sua casa ? escola e vice versa.  Primeiro tente que eles lembrem quais os elementos da natureza ou constru??es que podem ser vistas com destaque, tanto na ida como na volta da escola. Essa ? uma forma de mobilizar a intelig?ncia figurativa dos alunos. Ao final da atividade cada um explica para a turma como chegar a sua casa.  

Fonte:  http://1.bp.blogspot.com/_pdlVtL-eXoU/TA472o9GzII/AAAAAAAAAAM/oxnzYNrJaB8/s1600/ROSA+DOS+VENTOS.jpg

2? Momento:

Oriente os alunos que na volta para casa analise seu mapa e fa?a as corre??es que forem necess?rias, o mesmo ser? feito no dia seguinte quando voltarem ? escola. Na escola eles confirmam o que j? haviam projetado ou fazem a reelabora??o do mapa, em seguida, no grande grupo, mostram o novo mapa.

3? Momento:

Entregue o mapa indicado abaixo e solicite que os alunos fa?am uma leitura e verifique se eles conseguem indicar:

  • O percurso de S?o Borja a s?o ?ngelo;
  • Os pontos referenciais.

 

Fonte:  http://www.santiago.org.br/imagens/conteudo_fotos/Cam%20Missoes%20local.jpg

Em seguida voc? faz a leitura junto com os alunos e introduz a id?ia de Km. E analisa com eles se h? possibilidade de saber quantos quil?metros t?m no percurso da casa ? escola. Caso n?o exista nada escrito sobre isso, voc? indica a contagem dos postes, que dar?o mais ou menos a quilometragem. Para tal atividade, escolha a dist?ncia de um poste a outro, pr?ximo ? escola e escolha uma dos alunos para andar como se tivesse em cima de uma linha, colocando o p? em frente ao outro, enquanto isso os outros acompanham e contam quantos p?s foram repetidos, de volta ? escola marca um ponto inicial em uma linha reta e faz o exerc?cio, at? completar a mesma quantidade de p?s. Em seguida com uma escala, mede de um ponto a outro e verifica quantos metros t?m entre um poste e outro, refer?ncia para os alunos calcularem os Km. Outra alternativa ? ensinar a leitura de placas de tr?nsito que indicam dist?ncia.

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Atividade 3 -  Visitar a casa dos colegas e elaborar mapas indicando o caminho.

1? momento:

Professor planeje com a turma uma visita entre os alunos, forme duplas para uma visitar a casa um do outro. Esse trabalho, dependendo da regi?o e da cidade, ? preciso o envolvimento dos pais.  Ap?s a visita, cada aluno projeta o mapa com o percurso de sua casa a casa do colega, destacando os pontos de refer?ncia e os Km de dist?ncia.

Fonte: http://www.webquest.es/files/u2491/crian%C3%A7a%20pensando.jpg

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 2? momento:   

Cada dupla faz a comunica??o da dist?ncia do trajeto entre sua casa e a do colega e no momento os demais da turma comparam os dados para verificar se h? uma similaridade, se n?o houver, deve-se discutir o trajeto de cada um, para analisar onde se encontra o erro.  

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ma8ACyL2GTk/TN0jWtFARkI/AAAAAAAAAd4/LlPtK295RvM/s1600/cartografia.jpg

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 3? momento   

Ensine como os seus alunos podem fazer um exerc?cio de orienta??o espacial. Coloque-os para descobrir em qual regi?o da cidade ficam localizadas as suas moradas. Para isso, ? preciso localizar no mapa da cidade o local onde moram.

Fonte:    http://1.bp.blogspot.com/_TvFgFRMCi70/TOnwjgAHlnI/AAAAAAAAAAc/hy6BzK3bO5E/s1600/mapa_natal_bairros.jpg

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Compreender que existe uma organiza??o social e espacial para construir a morada;

- Estabelecer pontos de refer?ncia para orientar-se no percurso da escola ? resid?ncia tendo a morada como origem;

- Elaboraram mapas com pontos de refer?ncia.