Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ruth Rocha e sua obra

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maur?cio Sim?es imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Conheça parte da obra de Ruth Rocha e  reconheça sua importância para a criança leitora.
  • Conheça a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
  • Avance no processo de apropriação do sistema de escrita.

Duração das atividades

As atividades ter?o dura??o de 05 a 06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta sequência didática é indicada  para turmas compostas por crianças que dominam o sistema alfabético de escrita. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho e sempre contribua na produção de textos. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem ajudar o outro a aprender.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: CONHECENDO A OBRA DE RUTH ROCHA

?

Objetivo:

?

  • Ler, ouvir, compreender e apreciar hist?rias de Ruth Rocha

?

(Imagens retiradas do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

?

?

1.1  Ouvindo Ruth Rocha. 

?

Leve os alunos para sala de inform?tica e proponha-lhes a escuta de uma hist?ria muito bacana,  escrita por Ruth Rocha. Para isso, dever?o acessar o link: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm e clicar em Ou?a. Ser? aberta uma p?gina com o nome: ?Ouvir m?sica na r?dio UOL?. Voc? dever? digitar o nome da autora e escolher uma hist?ria para ouvir. Sugerimos a hist?ria: ?A BORBOLETA E A LGARTA?.  

?

Em seguida, os alunos poder?o fazer uma bonita ilustra??o da hist?ria e fix?-la no mural da sala.

Dica: Depois de realizada a ilustra??o da hist?ria pe?a para criarem um novo t?tulo. Com esta atividade, o professor poder? verificar se as crian?as apreenderam o sentido global do texto.   

?

?

1.2  Lendo uma pequena hist?ria.   

?

a) Leve novamente os estudantes para a sala de inform?tica e pe?a que acessem o endere?o: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Sugerimos que cliquem na hist?ria: ?  MEU IRM?OZINHO ME ATRAPALHA?, de Ruth Rocha. Proponha sua leitura coletiva e fa?a as seguintes interven??es:

?

?

  • Qual o t?tulo da hist?ria?
  • O que essa hist?ria ir? nos contar? (Registre as hip?teses das crian?as no quadro)

?

Ao final da leitura, pe?a aos alunos que verifiquem se suas hip?teses se confirmaram. Al?m disso, dever?o dizer se gostaram da hist?ria, justificando suas respostas.

?

b) Em outros dias da semana, voc? poder? continuar a explorar as hist?rias localizadas no site da Ruth Rocha. Pe?a ?s crian?as que leiam todos os t?tulos e fa?am uma elei??o da hist?ria que ser? lida por todos. Em seguida, poder?o levantar hip?teses em rela??o ao seu conte?do e, ao final da leitura, verificar se elas se confirmam.

?

?

 1.3  Conhecendo livros de Ruth Rocha

?

?

Sugerimos tamb?m que, caso seja poss?vel, voc? leve os alunos ? biblioteca para leitura dos livros da autora. O site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/livros.htm disponibiliza os t?tulos de v?rias de suas obras. Para a leitura de cada livro, sugerimos os procedimentos:

a) Explora??o da capa.

?

Pergunte aos alunos o que eles observam na capa. Pe?a que localizem o t?tulo da obra e descrevam a ilustra??o. Com base nesses elementos, dever?o levantar hip?teses em rela??o ao conte?do da hist?ria. Em seguida, solicite que identifiquem o autor e a editora do livro.

?

?

b) Rela??o de imagens e textos.

?

Interrompa a leitura do livro e pe?a aos alunos que observem a ilustra??o. Eles dever?o dizer que informa??es ela traz para ajudar a entender a hist?ria. 

Em outro momento, antes de iniciar a leitura de uma nova p?gina, pe?a aos aprendizes que descrevam a ilustra??o e, com base nela, levantem hip?teses em rela??o ? continuidade do texto.

?

?

c) Aprecia??o e avalia??o do livro.

?

Ao final da leitura, os aprendizes dever?o verificar se suas hip?teses se confirmaram e apreciar a obra, justificando a sua opini?o com elementos da hist?ria.   

?

Se poss?vel, ? importante que as crian?as escolham um livro da autora para pegar emprestado e ler em casa. Quando o trouxerem de volta, dever?o contar ou ler a hist?ria para os colegas e, ao final, dizer se gostaram da obra, justificando sua resposta.

?

?

?

1.4 Recomendando a obra       

?

?

Outra possibilidade ? pedir ?s crian?as que escolham uma obra lida para recomendar aos outros alunos da escola. A escrita do texto poder? ser coletiva e orientada pelas quest?es:

?

?

  • Por que voc?s recomendam que outras crian?as leiam o livro?
  • O que podemos contar aos nossos colegas para que eles tenham vontade de ler o livro?
  • Como poderemos iniciar o texto?   

?

Ao final da escrita, leia a produ??o e pe?a ?s crian?as que a avaliem. Voc? poder? digitar o texto e pedir aos aprendizes que o fixe no mural da biblioteca. Para isso, questione-os:             

?

  • Para que iremos fixar o texto no mural da biblioteca?             
  • Ser? que o livro ser? lido por outras crian?as? Por que?             
  • Como poderemos saber se as crian?as est?o lendo o livro que recomendamos?   

?

?

ATIVIDADE 2: QUEM FOI RUTH ROCHA?

?

Objetivos:

?

  • Ler e compreender um texto biogr?fico                   
  • Refletir sobre as caracter?sticas desse g?nero textual  

?

?

 2.1 Leitura da Biografia da autora.   

?

Distribua o seguinte texto para a turma. Abaixo, sugerimos algumas atividades de leitura.

?

A HIST?RIA DE RUTH ROCHA

?

(Imagem retirada do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

?

Ruth Rocha nasceu em 1931,na cidade de S?o Paulo. Filha dos cariocas Alvaro de Faria Machado, m?dico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irm?os, Rilda, ?lvaro, Eliana e Alexandre. Teve uma inf?ncia alegre e repleta de livros e gibis. O bairro de Vila Mariana, onde morava, tinha nessa ?poca muitas ch?caras por onde Ruth passava, a caminho da escola - estudava no Col?gio Bandeirantes. Mais tarde, terminou o Ensino M?dio no Col?gio Rio Branco. Formou-se em Sociologia, casou com Eduardo Rocha e tem uma filha, Mariana, e dois netos, Miguel e Pedro.

?

Come?ou a escrever em 1967, para a revista Cl?udia, artigos sobre educa??o. Participou da cria??o da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras hist?rias publicadas a partir de 1969. ?Romeu e Julieta?, ?Meu Amigo Ventinho?, ?Catapimba e Sua Turma?, ?O Dono da Bola?, ?Teresinha e Gabriela? est?o entre seus primeiros textos de fic??o.

?

Publicou seu primeiro livro, ?Palavras Muitas Palavras?, em 1976, e desde ent?o j? teve mais de 130 t?tulos publicados. As hist?rias de Ruth Rocha est?o espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.

?

Seu livro mais conhecido ? ?Marcelo, Marmelo, Martelo?, que j? vendeu mais de 1 milh?o de c?pias.

?

Em 1998 recebeu um pr?mio do presidente Fernando Henrique pelo seu trabalho. Em 2002 ganhou o pr?mio ?Moinho Santista de Literatura Infantil?, da Funda??o Bunge. Tamb?m nesse ano foi escolhida como membro do PEN CLUB ? Associa??o Mundial de Escritores no Rio de Janeiro.   

?

(Texto adaptado do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm)      

?

?

a)     Leia o texto junto com os estudantes. Ao final de cada par?grafo, pe?a que digam o que aprenderam sobre a vida de Ruth Rocha. Se preciso, esclare?a poss?veis d?vidas em rela??o a palavras desconhecidas.

?

?

b)    Divida os alunos em duplas para constru??o de uma linha do tempo da vida da autora. Para isso, registre as datas referidas no texto em cartelas grandes e as distribua para seis duplas. S?o elas:

?

1931

?

1967

?

1969

?

1976

?

1998

?

2002

?

?

?

Registre tamb?m, em fichas de cartolina, os acontecimentos referentes a essas datas e as distribua para outras seis duplas. S?o eles:

?

  • RUTH ROCHA NASCEU.
  • COME?OU A ESCREVER PARA REVISTA CL?UDIA.
  • PUBLICOU SUAS PRIMEIRAS HIST?RIAS NA REVISTA RECREIO.
  • PUBLICOU O LIVRO: ?PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS?.
  • RECEBEU UM PR?MIO DO PRESIDENTE.
  • GANHOU O PR?MIO ?MOINHO SANTISTA DE LITERATURA INFANTIL?.  

?

?

Desenhe no quadro uma linha e explique aos alunos que ela ir? representar a linha do tempo de Ruth Rocha e eles dever?o colocar, em ordem correta, as datas e os acontecimentos da vida da autora. Para isso, sugerimos os procedimentos:

?

?

  • Pe?a aos alunos que estiverem com as datas para irem ? frente da sala. Eles dever?o, com a ajuda da turma, decidir a ordem correta de tais datas e fix?-las na linha do tempo. Aproveite para trabalhar quest?es relativas ao sistema de numera??o.
  • Pe?a a uma dupla que estiver com uma ficha para ir ? frente. Ela dever? apresentar a ficha ? turma, lendo as informa??es nela contidas. Todos dever?o consultar o texto para verificar em que data o acontecimento se deu. Em seguida, ? s? colar a ficha no local correto, na linha do tempo.
  • Quando toda a linha estiver pronta, pe?a aos alunos que leiam os acontecimentos da vida de Ruth Rocha. Explique tamb?m que esse tipo de texto, em que contamos os principais acontecimentos da vida de uma pessoa, se chama biografia.   

?

?

2.2 Definindo o que ? uma biografia

?

?

Ao final, sugerimos que os alunos elaborem coletivamente a defini??o do g?nero textual ?biografia? e a registrem no caderno.  Voc? poder? orientar a discuss?o pelas perguntas:

?

?

  • Quando queremos escrever sobre a vida de uma pessoa o que temos que colocar?
  • Ent?o, o que ? uma biografia?

?

Abaixo, um exemplo:

?

? A biografia conta diversos acontecimentos da vida de uma pessoa. Ela pode ser contada de forma oral ou escrita.?     

?

?

ATIVIDADE 3: REMEXENDO OS TEXTOS DE RUTH ROCHA

?

?

Objetivos:

?

  • Construir estrat?gias para leitura de textos                   
  • Avan?ar na apropria??o do sistema de escrita

?

?

3.1 Trabalhando estrat?gias de leitura

?

?

Sugerimos algumas estrat?gias de leitura para serem trabalhadas a partir das hist?rias da Ruth Rocha, lidas pelos aprendizes no site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm. Escolha uma hist?ria, j? conhecida pelos alunos, e prepare as atividades:

?

?

a) Remontagem da hist?ria.

?

Divida a hist?ria em partes e pe?a aos aprendizes que a montem na ordem correta dos acontecimentos.

?

b) Cria??o de um novo final para hist?ria.

?

Ap?s a leitura e aprecia??o da hist?ria, suprima seu final e pe?a aos alunos que inventem um novo final. A atividade poder? ser feita de forma coletiva. Sugerimos que ela seja feita com a hist?ria: ?FACA SEM PONTA, GALINHA SEM P??. Depois de digitada, os alunos poder?o contar a nova hist?ria para outra turma do primeiro ciclo.   

?

?

3.2 Resolvendo  

                                  (Imagem retirada do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)

?

Leve os alunos ? sala de inform?tica, pe?a que acessem o site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/cruzadinhas.htm e resolvam a cruzadinha com os nomes dos personagens das hist?rias de Ruth Rocha. Esta atividade ? importante para auxili?-los a pensarem nas rela??es entre grafemas e fonemas, pois ter?o que preencher o n?mero exato de quadradinhos para a escrita de cada palavra. 

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do texto:

?

SOARES, Magda Becker. (1999) A escolariza??o da Literatura Infantil e Juvenil, do livro: A Escolariza??o da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). Belo Horizonte: Aut?ntica.

Avaliação

Para verificar se as crianças se aproximaram das obras literárias e compreenderam o modo de organização de uma biografia sugerimos que você desenvolva as seguintes intervenções:

  • Peça aos alunos que levem livros para casa e os contem aos colegas.
  • Leia uma biografia e peça às crianças que a recontem com suas palavras e identifiquem o gênero textual a que o texto pertence.
  • Leia uma história e peça que criem outro final.