50 minutos ou uma aula.
Atividade 1
Pedir para que os alunos caminhem pela sala de aula, ao sinal do professor os alunos devem parar no lugar em que esta. Com sua mão direita ele deve procurar a mão esquerda de um colega e da mesma forma com a mão esquerda procurar uma mão direita. A idéia é forma um entrelaçado de braços. Em seguir pedir que toda a turma tente formar uma roda sem que suas mãos se saltem. Ao final da atividade, mesmo que a roda não esteja inteiramente formada, o professor deve reunir os alunos e falar sobre colaboração, pedir para que caminhem juntos, entre outras coisas relacionadas.
Atividade 2
Brincar de pato cuem: colocar a turma em roda e seguir as seguintes regrinhas.
- A idéia da brincadeira é passar a vez para o colega ao lado seguindo a ordem estabelecida pela roda;
- O aluno deve escolher falar “pato ou cuem”;
- Caso o aluno em questão escolha falar “pato” o seu colega imediato a sua direita deve responder falando, também, “pato ou cuem”;
- A brincadeira continua com este colega da mesma forma;
- Caso o aluno em questão escolha falar “cuem” o seu colega imediato a sua esquerda deve responder, também, pato ou “cuem”. E da mesma forma a brincadeira continua com este colega;
- O sentido da brincadeira na roda poderá mudar a qualquer momento dependendo da resposta feita pelos alunos: “pato” para direita e “cuem” para a esquerda;
- A idéia é fazer com que as trocas sejam realizadas rapidamente forçando ou provocando que seu colega ao lado (seja o da direita ou o da esquerda) erre;
- Os erros prováveis seriam: responder “pato ou cuem” fora de hora, demorar em responder, falar qualquer outra coisa a não ser “pato ou cuem”, ou simplesmente não responder “pato ou cuem” quando for necessário (ficar mudo).
Quando acontecer de alguém errar, este deverá realizar uma prenda. A prenda consiste em:
- O aluno que errou deverá escolher um local da sala onde o restante da turma se colocará para assisti-lo a realizar a prenda. O Aluno em questão também deve escolher a posição corpo que será assumida pelos seus colegas ao assisti-lo (por exemplo: eu quero que todos façam um corredor na sala e se coloque sentados no chão de costas para alguém);
- A mímica poder seguir temáticas, como: nomes de objetos, nomes de animais, nome de alguém conhecido por todos, nomes de personagens, nomes de músicas, entre outras coisas. O aluno só poderá parar de realizar a mímica quando alguém da sala acertar o nome retratado.
- A brincadeira volta ao normal sendo iniciada pelo aluno que descobrir qual foi à mímica retratada.
Terminar a atividade pedindo aos alunos que comentem sobre as sensações corporais e sociais que a brincadeira provocou.
Atividade 3
Corrida da cadeirinha de mão.
- O professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos;
- Dois alunos deverão unir mãos e antebraços formando uma cadeirinha de mão (ver imagem a seguir);
- O terceiro colega deverá sentar nesta cadeirinha;
- A corrida consiste em: os grupos devem percorrer uma mesma distância, sem que a cadeirinha se desmanche ou o colega caía, o mais veloz possível. Vencendo o trio mais rápido;
- Caso a cadeirinha se desmanche ou o colega caia o grupo deve para no local da ocorrência e refazer, com perfeição, a cadeirinha de mão. Em seguida voltar à corrida.
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Atividade 4
Propor uma caminha pela escola. O professor deverá pedir aos alunos que se organizem em duplas. Ele deve também distribuir uma venda para cada dupla formada. Um elemento da dupla deverá ser vendado por seu colega. O professor destinará um tempo para que cada dupla vença um percurso determinado pelo colega que não está vendado. Terminado o percurso o aluno vendado tentará realizá-lo sem a venda. Ao final trocar os alunos das duplas de função e realizar novamente a atividade.
O professor deve terminar a aula reunindo os alunos e pedindo que eles comentem sobre as atividades, realizadas nesta aula, relativo aos aspectos como: interação social, cooperação, trabalho em equipe, organização, concentração, entre outras coisas. Finalizar com a questão: os alunos acham possível que pessoas com deficiência participem dessa e de outras aulas de educação física? De que forme? E por quê?