Raimunda Porf?rio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conceito de Moradia
Inicie a aula propiciando aos alunos a oportunidade de fazer uma leitura em grupo. Dividida a turma em grupos, metade ler a hist?ria: ?O truque de C?ri? (Claire Ubac, 2002) e a outra metade ler ?A casinha do tatu? de (Elza Sallut, 1992).
Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/188439.jpg
Sinopse do livro "O truque de C?ri" - As diversas etapas da vida de C?ri, desde o nascimento at? a velhice, s?o descritas por meio das diferentes lugares que ele habitou.
Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03115-2.jpg
Sinopse do livro "A casinha do tatu" - ELZA SALLUT
Fonte: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03115-2.pdf
Cada grupo elege um representante para contar a hist?ria lida para o restante da turma. Em seguida, o professor solicita que os alunos digam qual a rela??o entre as hist?rias lidas e a moradia humana.
Exponha fotos de algumas moradias planejadas para proteger as pessoas do clima ou de outros fen?menos da natureza. Mostre as fotos e fa?a algumas perguntas norteadoras, que ser?o respondidas a partir de leituras e discuss?o no pequeno grupo e na turma.
- Fotos de pa?ses que contornam o mar mediterr?neo: Todas as casas s?o brancas, como voc?s explicam isso?
?
Fonte:
http://img.blogs.abril.com.br/1/corretorsustentavel/imagens/telhados-pintados-de-branco.jpg
?
Texto sobre a moradia grega:
http://pt.wikilingue.com/es/Costumes_da_Antiga_Gr%C3%A9cia#La_casa_griega
No P?lo Norte, as casas s?o chamadas de iglus, com uma pequena porta na entrada para evitar a sa?da do ar quente. Feita por grandes blocos de gelo e disp?em uns sobre os outros. Sua forma ? arredondada, como voc?s explicam isso?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F2nx0gbMU7g/S9WUBtshdsI/AAAAAAAAABM/MXOf7R6MzQg/s1600/iglu3%5B1%5D.jpg
Na Tun?sia: as casas s?o escavadas no solo. Como voc?s explicam isso?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_EukiQj-veb4/STVg0XX6sGI/AAAAAAAAA7k/PS9DV69vppw/s320/tunisia.jpg
- Os irlandeses constroem suas casas rente ao ch?o, deixando metade enterrada. Como voc?s explicam isso?
- No Jap?o por causas dos tremores, as casas s?o fabricadas com madeiras leve e paredes de papel. Como voc?s explicam isso?
No sudeste asi?tico, as casas s?o feitas sobre pilotis, para que a enchente n?o alcance o piso. Como voc?s explicam isso?
Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/palafitas.jpg
Os pigmeus da ?frica protegem-se camuflando suas casas com ramagens. Como voc?s explicam isso?
Fonte: http://d2n2vym3grm7tw.cloudfront.net/856469600ccb359ae8afcbba08b8a4ed
No livro "O truque de C?ri: as casas do mundo" (Claire Ubac, 2002) fala desses tipos de moradia colocados acima.
Solicite que os alunos procurem alguns textos que tratem do direito de moradia, e fa?am uma leitura e uma discuss?o sobre o que existe na lei e na realidade brasileira.
Indica??o de textos:
Um direito humano fundamental desde 1948
http://www.direitoamoradia.org/pt/conheca/direito-a-moradia/
Direito ? moradia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_%C3%A0_moradia
?
Oportunize aos alunos a fazer uma an?lise sobre casos reais de moradia, onde as v?rias pessoas moram em lugares diferenciados, dependendo da situa??o de vida das fam?lias. E fa?a uma cantoria com a musica de Gilberto Gil "Nos barracos da cidade".
Sugest?o de V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=nXky4SStuPQ
Fa?a uma s?ntese, discutindo com os alunos o problema da moradia no Brasil e as alternativas encontradas pelo governo para solucionar tal situa??o. Leia a reportagem abaixo e organize esse momento.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/25/ult5772u3359.jhtm
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Compreender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como seguran?a;
- Compreender que a constru??o da moradia ? fruto de resolu??o do problema da prote??o e abrigo.