Portal do Professor

Início do Conteúdo

Import?ncia da moradia.

Autor e Co-autor(es)

PATR?CIA L?CIA GALV?O DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porf?rio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como seguran?a;
  • Compreender que a constru??o da moradia ? fruto de resolu??o do problema da prote??o e abrigo.

Duração das atividades

3 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Moradia

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: Ler hist?rias e discutir sobre a moradia como abrigo e seguran?a.  

1? Momento:

Inicie a aula propiciando aos alunos a oportunidade de fazer uma leitura em grupo. Dividida a turma em grupos, metade ler a hist?ria: ?O truque de C?ri? (Claire Ubac, 2002) e a outra metade ler ?A casinha do tatu? de (Elza Sallut, 1992).

Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/188439.jpg

Sinopse do livro "O truque de C?ri" -  As diversas etapas da vida de C?ri, desde o nascimento at? a velhice, s?o descritas por meio das diferentes lugares que ele habitou.

Fonte: http://literatura.moderna.com.br/capas/Moderna/85-16-03115-2.jpg

 Sinopse do livro "A casinha do tatu" - ELZA SALLUT

Fonte: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03115-2.pdf  

 2? momento:

Cada grupo elege um representante para contar a hist?ria lida para o restante da turma. Em seguida, o professor solicita que os alunos digam qual a rela??o entre as hist?rias lidas e a moradia humana.  

Atividade 2 ? Fazer leituras de fotos de diferentes moradias.   

1? Momento:  

Exponha fotos de algumas moradias planejadas para proteger as pessoas do clima ou de outros fen?menos da natureza. Mostre as fotos e fa?a algumas perguntas norteadoras, que ser?o respondidas a partir de leituras e discuss?o no pequeno grupo e na turma.

- Fotos de pa?ses que contornam o mar mediterr?neo: Todas as casas s?o brancas, como voc?s explicam isso?

?

Fonte:

http://img.blogs.abril.com.br/1/corretorsustentavel/imagens/telhados-pintados-de-branco.jpg

?

Texto sobre a moradia grega:  

http://pt.wikilingue.com/es/Costumes_da_Antiga_Gr%C3%A9cia#La_casa_griega 

 No P?lo Norte, as casas s?o chamadas de iglus, com uma pequena porta na entrada para evitar a sa?da do ar quente. Feita por grandes blocos de gelo e disp?em uns sobre os outros. Sua forma ? arredondada, como voc?s explicam isso?   

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_F2nx0gbMU7g/S9WUBtshdsI/AAAAAAAAABM/MXOf7R6MzQg/s1600/iglu3%5B1%5D.jpg

 Na Tun?sia: as casas s?o escavadas no solo. Como voc?s explicam isso? 

Fonte:  http://3.bp.blogspot.com/_EukiQj-veb4/STVg0XX6sGI/AAAAAAAAA7k/PS9DV69vppw/s320/tunisia.jpg  

- Os irlandeses constroem suas casas rente ao ch?o, deixando metade enterrada. Como voc?s explicam isso?     

- No Jap?o por causas dos tremores, as casas s?o fabricadas com madeiras leve e paredes de papel. Como voc?s explicam isso?

Fonte: http://anfalpet.org.br/portal/images/stories/imagens/imagens_noticias/_628_04_4300246290663713241.jpg

 No sudeste asi?tico, as casas s?o feitas sobre pilotis, para que a enchente n?o alcance o piso. Como voc?s explicam isso?  

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/08/palafitas.jpg

Os pigmeus da ?frica protegem-se camuflando suas casas com ramagens. Como voc?s explicam isso? 

Fonte: http://d2n2vym3grm7tw.cloudfront.net/856469600ccb359ae8afcbba08b8a4ed

No livro "O truque de C?ri: as casas do mundo" (Claire Ubac, 2002) fala desses tipos de moradia colocados acima. 

Atividade 3 -  Discutir o problema da moradia.   

1? momento:

Solicite que os alunos procurem alguns textos que tratem do direito de moradia, e fa?am uma leitura e uma discuss?o sobre o que existe na lei e na realidade brasileira.

Indica??o de textos:

Um direito humano fundamental desde 1948

http://www.direitoamoradia.org/pt/conheca/direito-a-moradia/

Direito ? moradia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_%C3%A0_moradia

?

2? momento:

Oportunize aos alunos a fazer uma an?lise sobre casos reais de moradia, onde as v?rias pessoas moram em lugares diferenciados, dependendo da situa??o de vida das fam?lias. E fa?a uma cantoria com a musica de Gilberto Gil "Nos barracos da cidade".

Sugest?o de V?deo: http://www.youtube.com/watch?v=nXky4SStuPQ

3? momento:

   Fa?a uma s?ntese,  discutindo com  os alunos o problema da moradia no Brasil e as alternativas encontradas pelo governo para solucionar tal situa??o. Leia a reportagem  abaixo e organize esse momento.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/25/ult5772u3359.jhtm

http://www.escolakids.com/a-casa.htm

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram:

- Compreender que a moradia relaciona-se com o ato de residir em algum lugar; como abrigo, como seguran?a;

- Compreender que a constru??o da moradia ? fruto de resolu??o do problema da prote??o e abrigo.