Portal do Professor

Início do Conteúdo

M?sica Barroca

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Ouvir e apreciar a m?sica barroca.

Conhecer as caracter?sticas da m?sica barroca.

Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composi??es barrocas.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

M?sica barroca.

Instrumentos musicais.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1 - 

Selecione uma m?sica do estilo barroco para ser executada em sala e apreciada pelas crian?as. Sugest?o de compositores da m?sica barroca que o professor ou a escola pode adquirir o CD: Vivladi, Bach. Ap?s a escuta da m?sica pe?a as crian?as para falarem sua opini?o. Por meio de uma pintura as crian?as ir?o expor os seus sentimentos com rela??o a m?sica barroca. Para essa atividade, providencie papel peso 40, tinta guache de varias cores e pinc?is. As crian?as ir?o representar  a m?sica com a pintura. Deixe a atividade em lugar ventilado para secar, em seguida, encaminhe o grupo para uma avalia??o na qual cada crian?a dar? sua opini?o, falar? sobre sua pintura, seus sentimentos, o que representou, e as cores que utilizou .

 Professor, procure em sua cidade algu?m que cante m?sica no estilo barroco ou  toque algum instrumento desse estilo. Convide a pessoa para fazer uma apresenta??o em sua escola. Ap?s o encerramento da apresenta??o a turma ir? registrar suas impress?es por meio do desenho e da escrita. 

Site para pesquisar informa??es sobre  a m?sica barroca.

http://www.oliver.psc.br/compositores/historiamusica.htm

ATIVIDADE 2 -

Professor pe?a as crian?as para  pesquisarem gravuras dos tipos de instrumentos musicais usados na composi??o da m?sica barroca. Leve para sala gravuras/imagens de instrumentos do per?odo barroco e utilizado nos dias atuais. Encaminhe a turma para uma roda, exponha as imagens dos instrumentos. Organize  uma conversa sobre os instrumentos para que os alunos posssam destacar as  diferen?as e semelhan?as. Anote o que as crian?as falarem no quadro. Anote o que as crian?as falarem no quadro, depois sugira ?s crian?as a escrita no caderno de uma uma lista com o nome dos instrumentos musicais.

http://www.google.com.br/images?q=musica+baRROCA+INSTRUMENTOS+MUSICAIS&hl=pt-BR&prmd=ivns&source=lnms&tbs=isch:1&ei=veBVTZTfMsys8Ablo-GcBw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBAQ_AUoAQ&biw=1366&bih=569

ATIVIDADE 3 -

Leia a biografia de um compositor de m?sica barroca. Sugerimos a hist?ria de Vivaldi.

Link para pesquisar informa??es sobre compositores da m?sica barroca.

http://musicaclassica.folha.com.br/cds/14/biografia-2.html

Retome com as crian?as algumas considera??es sobre a m?sica barroca e sugira a produ??o de um texto, em dupla,  as crian?as criar?o um texto coletivo sobre o que aprenderam acerca da m?sica barroca. Em seguida, elas ir?o fazer a ilustra??o usando desenhos, pintura ou colagem dos instrumentos desse per?odo para ilustrar o texto.

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_barroca

http://www.youtube.com/watch?v=C2CLk_W8FoA

?

Livro:

?

HIST?RIA UNIVERSAL DA M?SICA

Kurt Pahlen. Edi??es Melhoramentos

Avaliação

Observar e registrar a participa??o dos alunos durante a realiza??o das atividades, verificando se o aprendizado das crian?as corresponde as expectativas de aprendizagem:

Ouvir e apreciar a m?sica barroca.

Conhecer as caracter?sticas da m?sica barroca.

Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composi??es barrocas.