Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ouvir e apreciar a m?sica barroca.
Conhecer as caracter?sticas da m?sica barroca.
Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composi??es barrocas.
M?sica barroca.
Instrumentos musicais.
Selecione uma m?sica do estilo barroco para ser executada em sala e apreciada pelas crian?as. Sugest?o de compositores da m?sica barroca que o professor ou a escola pode adquirir o CD: Vivladi, Bach. Ap?s a escuta da m?sica pe?a as crian?as para falarem sua opini?o. Por meio de uma pintura as crian?as ir?o expor os seus sentimentos com rela??o a m?sica barroca. Para essa atividade, providencie papel peso 40, tinta guache de varias cores e pinc?is. As crian?as ir?o representar a m?sica com a pintura. Deixe a atividade em lugar ventilado para secar, em seguida, encaminhe o grupo para uma avalia??o na qual cada crian?a dar? sua opini?o, falar? sobre sua pintura, seus sentimentos, o que representou, e as cores que utilizou .
Professor, procure em sua cidade algu?m que cante m?sica no estilo barroco ou toque algum instrumento desse estilo. Convide a pessoa para fazer uma apresenta??o em sua escola. Ap?s o encerramento da apresenta??o a turma ir? registrar suas impress?es por meio do desenho e da escrita.
Site para pesquisar informa??es sobre a m?sica barroca.
http://www.oliver.psc.br/compositores/historiamusica.htm
Professor pe?a as crian?as para pesquisarem gravuras dos tipos de instrumentos musicais usados na composi??o da m?sica barroca. Leve para sala gravuras/imagens de instrumentos do per?odo barroco e utilizado nos dias atuais. Encaminhe a turma para uma roda, exponha as imagens dos instrumentos. Organize uma conversa sobre os instrumentos para que os alunos posssam destacar as diferen?as e semelhan?as. Anote o que as crian?as falarem no quadro. Anote o que as crian?as falarem no quadro, depois sugira ?s crian?as a escrita no caderno de uma uma lista com o nome dos instrumentos musicais.
Leia a biografia de um compositor de m?sica barroca. Sugerimos a hist?ria de Vivaldi.
Link para pesquisar informa??es sobre compositores da m?sica barroca.
http://musicaclassica.folha.com.br/cds/14/biografia-2.html
Retome com as crian?as algumas considera??es sobre a m?sica barroca e sugira a produ??o de um texto, em dupla, as crian?as criar?o um texto coletivo sobre o que aprenderam acerca da m?sica barroca. Em seguida, elas ir?o fazer a ilustra??o usando desenhos, pintura ou colagem dos instrumentos desse per?odo para ilustrar o texto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_barroca
http://www.youtube.com/watch?v=C2CLk_W8FoA
?
Livro:
?
HIST?RIA UNIVERSAL DA M?SICA
Kurt Pahlen. Edi??es Melhoramentos
Observar e registrar a participa??o dos alunos durante a realiza??o das atividades, verificando se o aprendizado das crian?as corresponde as expectativas de aprendizagem:
Ouvir e apreciar a m?sica barroca.
Conhecer as caracter?sticas da m?sica barroca.
Identificar alguns instrumentos musicais usados nas composi??es barrocas.