Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte e lixo

Autor e Co-autor(es)

Renata Oliveira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como o lixo pode se transformar dependendo do uso que se dá a ele;

Conhecer a obra de artistas que trabalham com o lixo;

Dar visibilidade a materiais que normalmente demoram a se decompor no meio ambiente, reutilizando-os em obras produzidas pelos alunos;  

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.  

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

Perguntar aos alunos se eles observam os espaços da escola e sua limpeza.

Comentar que diariamente produzimos muito lixo e não nos preocupamos com o seu destino. Discutir a questão com os alunos, levando-os a refletir acerca da questão e como a observam em seu bairro, em sua casa, na escola.

O professor deve propor que os alunos façam um levantamento de quanto lixo é produzido na escola e principalmente se está sendo dado o destino correto a ele. Dessa forma, a turma deve sair pela escola depois do horário do recreio e fotografar os espaços como ficam antes da limpeza. Caso não haja a possibilidade de fazer fotografias, os alunos podem elaborar desenhos das situações que observaram. Eles devem fazer anotações e frases sobre o que viram.

Montar um grande painel com os dados e imagens coletados/criados pelos alunos.   

2ª atividade:

Retome os dados coletados pela turma e pergunte se alguma coisa que é descartada, que se torna lixo, poderia se tornar uma obra de arte.

Discutir o questionamento com os alunos.

Mostrar algumas imagens de obras de artistas contemporâneos que utilizam o lixo com principal elemento de suas obras:

Chris Jordan – coleta objetos descartados pela sociedade e fotografa, dando forma a números impressionantes.

Garrafas – Chris Jordan

http://mocoloco.com/art/upload/2007/10/running_the_num/jordan_bottles.jpg     

Celulares

http://mocoloco.com/art/upload/2007/10/running_the_num/jordan_cells.jpg  

Roupas de presidiários

http://www.happyphoton.com/images/2008/09/22/3c.jpg  

Vik Muniz – monta retratos utilizando materiais inusitados como geléia, diamantes, confetes e lixo.

http://www.dressto.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/11/vik21.jpg    

http://intervencoes.com.br/wp-content/uploads/2010/03/vik_muniz_2.jpg  

Jean Smith – desvia o lixo de seu fim para transformá-lo em grandes instalações.

http://www.otaodoconsumo.com.br/tag/a-arte-do-lixo    

 

 

http://www.otaodoconsumo.com.br/tag/a-arte-do-lixo    

http://www.jeanshin.com/umbrellas_stripped_bare.htm      

Os alunos devem discutir as imagens e observar que o lixo pode ser estetizado e transformar-se em obras de arte. Isto faz com que se chame a atenção para o tema.

Deve-se propor aos alunos que coletem aquilo que pode ser utilizado do lixo que é descartado pela escola:

garrafas;

sacolas plásticas;

copos, embalagens e etc.   

3ª atividade:   

Com os materiais coletados os alunos devem criar trabalhos utilizando técnica mista.

No Colégio de Aplicação João XXIII, cada aluno do 2º ano do ensino fundamental pintou uma sacola plástica com cola colorida (único material que aderiu ao plástico) e os trabalhos formaram um grande mosaico de sacolas que foi exposto na escola chamando a atenção para o uso excessivo de sacolas plásticas.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar o envolvimento dos alunos nas discussões e na coleta de materiais para a confecção do trabalho.

Avaliar o processo de criação dos alunos na transformação do lixo em trabalhos de arte.