LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GL?UCIA COSTA ABDALA DINIZ; F?TIMA REZENDE NAVES DIAS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo.
2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos.
3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo.
4) Experimentar a prática de reciclagem na escola.
Não são necessários conhecimentos prévios
1? momento: Professor/a, inicie a aula convidando os/as alunos/as para se sentarem em c?rculo e ouvirem a hist?ria:
"O caminho para o Vale Perdido" de Patr?cia Engel Secco
Imagem dispon?vel em:
http://picasaweb.google.com/marcyafernandez/OCaminhoParaOValePerdido#5264834437188118082
2? Momento: Explore a hist?ria com os/as alunos/as a partir das seguintes quest?es:
1) O que voc?s acharam dessa hist?ria? 2) Quem era Rodolfo? 3) Onde Rodolfo morava? 4) Como era esse lugar? 5) O que mais o incomodava no lugar onde morava? 6) Em que o Vale Verde se transformou? Por qu?? 7) Na sua percep??o, o que deveria ser feito para o Vale de L?grimas voltar a ser Vale Verde?
3? Momento: Propor aos alunos/as o "Jogo das Curiosidades"
Como jogar:
1? etapa: Disponibilize uma caixa fechada contendo algumas perguntas. Sugest?es de perguntas:
Quais os tipos de lixo que existem?
O que pode e deve ser feito com o lixo produzido?
O que ? reciclar?
Quais s?o os materiais que podem ser reciclados?
2? etapa: Disponibilize no ch?o algumas fichas contendo informa??es. Sugest?es de fichas:
(Informa??es Extra?das do Livro: O caminho para o Vale Perdido.)
3? etapa: Coloque uma m?sica e pe?a aos/?s alunos/as que passem a caixa de m?o em m?o. Quando a m?sica for interrompida, o/a aluno/a dever? pegar uma ficha na caixa, ler a pergunta e procurar a resposta para a mesma.
4? Momento: Professor/a, reflita sobre as informa??es contidas no jogo, procurando esclarecer as d?vidas e sensibilizar os/as alunos/as sobre a responsabilidade de cada um nos cuidados referentes ? redu??o, reutiliza??o e reciclagem do lixo. Sugere-se que a turma se divida em grupos de cinco para produzir cartazes com as informa??es discutidas nessa aula, enriquecendo com outros recursos e ilustra??es.
1? Momento: Convide os/as alunos/as para se sentarem em c?rculo e ouvirem a m?sica : "N?o jogue lixo no ch?o"-Vital Farias, dispon?vel no CD Emcantar:
Imagem dispon?vel em:
http://www.amusicaquevemdeminas.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=824&Itemid=87
Esse Cd ? composto por belas can??es referentes ? preserva??o da natureza e do ser humano.
Professor/a voc? poder? tamb?m exibir o seguinte v?deo aos/as alunos/as "N?o jogue lixo no ch?o-2008", dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=nDD6RFSJY58
2? momento: Solicite aos/?s alunos/as que, a partir do conte?do da aula, elejam uma m?sica para elaborarem uma par?dia buscando sensibilizar para a import?ncia da reciclagem do lixo como forma de preserva??o da natureza e qualidade de vida dos seres humanos.Oriente os/as alunos/as a pesquisarem sobre a coleta seletiva do lixo para abordar essa quest?o nas par?dias criadas por eles/as. Voc? poder? propor um concurso de par?dias com o tema "Reciclagem", ampliando a proposta para outras turmas ou para a escola como um todo, caso haja interesse de outros professores em trabalhar essa tem?tica. Para exemplificar, apresente aos/?s alunos/as o v?deo dispon?vel no seguinte endere?o: http://recicle.zip.net/
?
Professor/a, sugere-se a leitura dos seguintes materiais para auxiliar na constru??o das letras para as par?dias:
"Coleta seletiva", dispon?vel em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
"Educa??o ambiental e coleta seletiva do lixo", dispon?vel em:
http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-coleta-seletiva-do-lixo.html
"Coleta seletiva", dispon?vel em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/coleta-seletiva.php
3? Momento: Agendar uma data para que os/as alunos/as apresentem as par?dias aos/?s colegas em sala de aula e posteriormente em evento aberto ? toda escola.
1? Momento: Convide os/as alunos/as para assistirem ao v?deo "Reciclagem com garrafas PET", dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=SqH06mSzq2c&feature=related
2? Momento: Pergunte aos/as alunos/as se eles/as conheciam a infinidade de objetos que se pode criar com garrafas PET. Proponha uma "Oficina de reciclagem".
3? Momento: Divida a turma em sub-grupos de at? tr?s alunos e disponibilize ? eles garrafas PET para que construam "potes organizadores" ou outros objetos com os mesmos. Caso seja poss?vel, fa?a contato com um artes?o ou professor de artes de sua escola que trabalhe com artesanato e reciclagem. Professor/a, se preferir, acesse os endere?os abaixo e voc? encontrar? algumas sugest?es para a realiza??o da atividade.
Como reciclar garrafas PET, dispon?vel em:
http://www.revistaartesanato.com.br/reciclagem/como-reciclar-garrafas-pet-otimas-ideias/08
Setor reciclagem, dispon?vel em:
Faz f?cil- o site que ensina a fazer, dispon?vel em:
http://www.fazfacil.com.br/artesanato/reciclados.html
4? Momento: Organize uma exposi??o dos trabalhos produzidos pelos/as alunos/as, incentivando-os a propagar essa ideia entre os colegas, no meio familiar e em diferentes espa?os que frequenta.
1? Momento: Professor/a, ? importante que voc? fa?a uma pesquisa sobre a exist?ncia de prov?veis Usinas de Reciclagem em sua cidade ou regi?o. Entre em contato com as mesmas para agendar uma atividade de campo com os/as alunos/as.
2? Momento: "Atividade de Campo: Visita ? usina de reciclagem". Orientar os/as alunos/as a observarem como se d? o processo de reciclagem de materiais e anotar as principais d?vidas para serem feitas aos respons?veis ao final da visita??o.
3? Momento: De volta ? escola, divida a turma em sub-grupos e proponha a eles/as a constru??o de "Folders de Reciclagem" para divulga??o na escola e comunidade. Disponibilize materiais diversos, dentre eles: pap?is (de prefer?ncia reciclados), canetas, revistas para recorte, tesoura, dentre outros. Oriente os/as alunos/as a fazerem um apanhado de todas as informa??es obtidas ao longo das aulas para selecionar algumas que ser?o inseridas no folder. Caso seja poss?vel, os/as alunos/as poder?o realizar esse trabalho no laborat?rio de inform?tica com orienta??o do professor.
Sugest?o de Folder dispon?vel em:
http://www.cenargen.embrapa.br/folders.html
Ao entrar no site, insira a palavra-chave "reciclagem de lixo" no item "BUSCAR" e voc? encontrar? o arquivo abaixo em PDF.
4? momento: Orientar os/as alunos/as a distribu?rem os folders na escola e em seu bairro procurando fazer a conscientiza??o da popula??o sobre os benef?cios da reciclagem para o meio ambiente e para a sa?de da popula??o. ? importante que os/as alunos/as estejam bastante esclarecidos sobre todas as contribui??es da reciclagem, como por exemplo: redu??o dos n?veis de polui??o ambiental (solo, ?gua e ar), redu??o do desperd?cio de recursos naturais, economia de energia, melhoria na qualidade de vida da popula??o, manuten??o da cidade limpa, dentre outras vantagens.
Professor/a, para enriquecer sua aula, voc? poder? utilizar uma variedade de recursos dispon?veis no Portal do Professor que tratam sobre o assunto. Acesse alguns deles pelos endere?os abaixo:
Longa Vida, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29674
Garrafas PET, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676
De onde vem o vidro?, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=833
De onde vem o pl?stico?, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820
De onde vem o papel?, dispon?vel em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815
Professor/a, observe o envolvimento e participação dos/das alunos/as nas reflexões em aula, na atividade de campo, durante a experimentação da reciclagem na escola e nos diferentes momentos de pesquisa e discussão sobre o tema. Identifique se eles/as se sensibilizaram sobre a importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. Por fim, pergunte a eles/as se foi possível compreender os benefícios da reciclagem do lixo para a preservação da natureza e para a saúde dos seres humanos.