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O que seria do corpo sem o esqueleto?

alessandra arce

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;

2. Conhecer caracter?sticas da constitui??o do corpo humano;

3. Reconhecer o esqueleto como parte de seu pr?prio corpo;

4. Conhecer caracter?sticas do esqueleto: rigidez e resist?ncia dos ossos, fun??o, articula??o, cartilagem;

5. Reconhecer o pr?prio corpo e sua constitui??o ?ssea;

6. Conhecer e compreender a fun??o do esqueleto no corpo humano;

7. Reconhecer a import?ncia do desenvolvimento de h?bitos saud?veis para a manuten??o do funcionamento de um corpo saud?vel;

8. Estimular o autoconhecimento;

9. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.

Duração das atividades

8 dias, com 50 minutos, di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: O ESQUELETO

1. O professor iniciar? a aula com a leitura do livro: O esqueleto. Cole??o meus monstros, de Enric Lluch, Editora FTD.

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Fonte: http://www.ftd.com.br/editora-ftd-literatura/D72/?livro=5232

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2. Ao fim da hist?ria realizar? um debate com a classe sobre o livro. Para isso poder? questiona-lhes:

- Sobre o que fala a hist?ria?

- Como se chama o personagem de que fala a hist?ria?

- Como era Ossudinho?

- Por que ele tinha este nome?

- Como era a escola de Ossudinho?

- O que Ossudinho e seus demais colegas aprendiam na escola?

- Por que eles precisavam aprender a se sentar sem se desmontar, a correr sem perder nenhum peda?o e a conhecer todos os nomes dos ossos?

- Algu?m sentiu medo durante a hist?ria? Por que? Do que?

- Algu?m conhece outro nome dado ao esqueleto? (caveira).

- As caveiras existem?

- O que ? o esqueleto?

- Onde o encontramos? Ele faz parte de nosso corpo? Onde fica?

- Do que ? constitu?do o esqueleto?

- Como podemos saber se dentro de nosso corpo existem ossos?

- Voc?s j? viram algum osso? Como ele era? (Duro, mole, flex?vel, sua cor, liso, ?spero, grande, pequeno etc.).

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3. De modo a responder algumas quest?es do debate e aprofundar o conhecimento dos ossos do nosso corpo, o professor realizar? com a classe alguns experimentos, que poder?o vir seguidos de pesquisas em livros, artigos, atlas e revistas. Como sugest?o, indicamos:

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Experimento 1: O que podemos ver em nossas costas?

Objetivo:

- Reconhecer que o esqueleto faz parte do nosso pr?prio corpo;

- Perceber que o esqueleto ? formado por v?rios ossos.

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Materiais:

- Pr?prio corpo dos alunos.

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Procedimentos:

1. Dividida a sala em duplas. Os integrantes destas dever?o posicionar-se de frente para o outro;

2. Uma das crian?as dever? levantar a parte das costas da camiseta e inclinar-se, dobrando seu t?rax;

3. A outra crian?a dever? ent?o observar as costas do colega, passar, com cuidado a m?o na coluna do colega que se inclinou, procurando identificar os ossos da coluna vertebral, sua extens?o, formato e quantidade.

4. Em seguida, as crian?as trocam de posi??o.

5. Durante o experimento, ? importante que o professor chame a aten??o das duplas sobre o que sentem e observam, questionando-lhes:

- Como s?o as costas do colega?

- O que puderam identificar? (ossos, costelas, coluna vertebral etc.).

- Quantas costelas voc?s podem contar?

- Possu?mos 12 pares de costelas. Algu?m contou mais? Algu?m contou menos?

- Algu?m saberia dizer para que as costelas servem?

- Quais ?rg?os elas protegem? (cora??o, pulm?o).

- As costelas est?o ligadas a qu?? (coluna vertebral).

- Como ? formada a coluna vertebral (por v?rios ossos, denominados v?rtebras).

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Resultados:

1. Ao final das observa??es, o professor organizar? um debate, de modo que cada dupla possa verbalizar aquilo que observou.

2. Com a ajuda do professor, a classe discutir? os pontos em comuns.

3. Cada crian?a desenhar? em uma folha de papel, como imaginam que seja: as costelas, a coluna vertebral, enfim, o esqueleto de nosso corpo.

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Experimento 2: Radiografia: uma foto do nosso esqueleto

Objetivo:

- Reconhecer que o esqueleto faz parte do nosso pr?prio corpo;

- Perceber que o esqueleto ? formado por v?rios ossos.

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Materiais:

- Radiografias

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Procedimentos:

1. O professor solicitar?, em uma aula anterior, que os alunos tragam de casa radiografias que tiraram de alguma parte do corpo (face, pernas, p?s, m?os, t?rax, bra?os etc.);

2. Em aula, o professor distribuir? as radiografias para que os alunos as observem, discutindo:

- O que ? uma radiografia?

- O que ela mostra?

- Para que serve?

- O que podem ver por meio delas?

- Por que precisaram tirar a radiografia? (quebra de algum osso do corpo, exame para verifica??o de sinusite etc.) etc.;

3. Durante o debate, o professor poder? intervir explicando que as radiografias s?o imagens tiradas de nosso corpo, nas quais aparecem os ossos e identificar com a classe a parte do corpo que as radiografias mostram etc..

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Resultados:

1. Ap?s a observa??o e discuss?o sobre as radiografias, os alunos dever?o realizar um registro de uma delas em um papel preto, com desenhos na cor branca, de modo a simular as radiografias analisadas.

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4. Ao final desta etapa, o professor apresentar? a classe uma r?plica do esqueleto, discutindo com ela sua estrutura (cr?nio, caixa tor?cica, coluna vertebral, p?lvis, membros etc.). Caso n?o a possua uma r?plica, poder? apresentar a classe imagens, atlas ou cartazes.

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* ? importante que na explica??o do professor, seja usada a nomenclatura correta, os nomes cient?ficos.

* Dicas sobre como ensinar o corpo humano, est?o dispon?veis em:http:// http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-ensinar-corpo-humano-660452.shtml

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5. Em seguida propor? a organiza??o e montagem de um ?quebra cabe?a? do esqueleto humano com a classe.

* Poder? imprimir o modelo dispon?vel no seguinte site:http://www.smartkids.com.br/passatempos/esqueleto-e-musculos-monte-seu-esqueleto.html

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ATIVIDADE 2: ONDE N?O TEMOS OSSOS?

1. O professor questionar? a classe sobre os locais de nosso corpo onde n?o temos ossos.

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2. Ap?s ouvir suas hip?teses iniciais, solicitar? que os alunos toquem seu pr?prio corpo identificando os locais onde n?o tem ossos (olhos, nariz, l?ngua, ouvido externo/orelha, pomo de ad?o etc.).

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3. De modo a confirmarem suas hip?teses iniciais, o professor poder? retomar as radiografias observando os locais apontados pelos alunos.

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4. O professor ent?o explicar? que algumas destas partes, como o nariz e ouvido externo/orelha, pomo de ad?o etc. s?o formadas por cartilagem, um tecido resistente e flex?vel.

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5. Ao final desta etapa os alunos far?o um registro, em forma de desenho, sobre os locais identificados no corpo que n?o possuem ossos.

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ATIVIDADE 3: ARTICULA??ES

1. O professor iniciar? a aula com a leitura do livro: Eu me mexo. Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

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Fonte: Editora Scipione

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2. Demonstrando alguns movimentos realizados por nosso corpo (dobrar os bra?os para abra?ar algu?m, dobrar os joelhos para pular corda, dobrar o corpo para pegar algo que caiu no ch?o etc.) o professor questionar? os alunos o que torna poss?vel que nos movimentemos.

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3. Ap?s ouvir suas hip?teses propor? uma pesquisa sobre o tema, na qual os alunos dever?o compreender que os v?rios ossos de nosso corpo s?o interligados por articula??es que possibilitam a realiza??o de nossos movimentos.

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4. O professor solicitar? que as crian?as se toquem e identifiquem os locais de nosso corpo em que h? articula??es. Ao final, socializar? com a classe as percep??es de cada um. Para confirmarem suas observa??es, poder?o, tamb?m, recorrer ?s radiografias, verificando se os locais relatados s?o mesmo articulados.

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5. Localizadas algumas das articula??es o professor propor? o seguinte experimento:

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Experimento 3: Como seriam nossos movimentos sem as articula??es?

Objetivo:

- Perceber os movimentos decorrentes das articula??es e sua import?ncia para as atividades di?rias.

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Material:

- 1 cabo de vassoura cortado ao meio, com aproximadamente 40 cm.

- Fita crepe

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Procedimento:

1. Posicione cada um dos cabos de madeira na parte de tr?s das pernas de um aluno na altura do joelho, fixando-a com fita crepe,

2. Pe?a que, com cuidado, andem pela sala e prestem aten??o em seus movimentos.

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* Varia??es:

1. Sem a fixa??o dos bast?es de madeira, sugira a realiza??o de outros movimentos, como: pegar os l?pis sem dobrar os dedos e as m?os, sentar sem dobrar os joelhos etc.

2. Realize uma corrida de rob?s.

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Resultados:

1. Discuta com a classe como ? andar sem poder dobrar os joelhos e realizar movimentos sem utilizar as articula??es.

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*Outros materiais sobre o tema que o professor poder? utilizar:

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ATIVIDADE 4: CONSTITUI??O E FUN??O DOS OSSOS

1. O professor iniciar? a aula, questionando os alunos como seria o nosso corpo sem os ossos, solicitando-lhes que desenhe como o imaginam. Com os desenhos prontos, os alunos apresentar?o para os demais colegas e discutir?o o que pensaram.

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2. Ap?s o debate o professor realizar? com a turma os seguintes experimentos:

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Experimento 4: Por que os ossos s?o r?gidos e resistentes?

Objetivo:

- Perceber que a rigidez dos ossos est? associada ? presen?a de c?lcio.

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Materiais:

- 1 osso de coxa ou de asa de galinha, cru e limpo;

- 1 copo;

- Vinagre.
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Procedimentos:

1. Observe bem o osso de galinha. Sem quebr?-lo, segure o osso e tente dobr?-lo. O que voc? percebe? (Note que o osso ? duro).

2. Coloque o osso de galinha em um copo, cobrindo-o inteiramente com vinagre. Deixe saturar por cerca de 3 dias. Ent?o, troque o vinagre do copo, deixando o osso de molho por mais 3 dias.

3. Depois disso, retire o osso do copo, seque-o e tente dobr?-lo novamente. O que aconteceu? Que diferen?a sente entre o osso antes e depois de saturado? (Note que o osso est? mais flex?vel).

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O que aconteceu?

Os ossos s?o constitu?dos por carbonato de c?lcio (mineral que torna os ossos mais r?gidos e resistentes) e de col?geno (subst?ncia que deixa os ossos mais flex?veis). Quando o osso de galinha foi colocado no copo com vinagre, a acidez deste retirou os minerais, principalmente o c?lcio, de sua composi??o, tornando--o mais flex?vel. O c?lcio ? o mineral respons?vel pela rigidez dos ossos. Sua rigidez ? necess?ria para poder sustentar o corpo. Quando resta apenas o col?geno, o osso perde a rigidez e fica macio e flex?vel. Quanto mais carbonato de c?lcio conter os ossos, mais fortes e resistentes s?o.

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 Experimento 5: O que torna os ossos flex?veis?

Objetivo:

- Perceber que a flexibilidade de um osso est? associada ? presen?a de col?geno.

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Materiais:

- 1 osso de coxa ou de asa de galinha, cru e limpo;

- Fog?o ou fogareiro;

- Pin?a met?lica ou outro objeto que permita posicionar o osso sobre a chama do fog?o.

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Procedimentos:

1. Com a pin?a met?lica, prenda o osso e posicione-o sobre a chama do fog?o ou fogareiro por alguns minutos;

2. Tire o osso do fogo;

3. Espere que ele esfrie;

4. Tente dobr?-lo;

5. O que observa?

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O que aconteceu?

Ao ser aquecido o osso perdeu o col?geno, ou seja, as propriedades el?sticas, restando os minerais. Por isso, ele quebra com maior facilidade ao ser pressionado.

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3. Ao final dos experimentos ? importante que os alunos compreendam que o esqueleto humano ? constitu?do por ossos, cuja fun??o ? a de sustentar o corpo humano. Sem ele nosso corpo desmoronaria. Essa estrutura ?ssea, formada por mais de 200 ossos, encontra-se no interior de nosso corpo.  Podemos v?-los por meio de radiografias, utilizadas tamb?m para verificar quando algo n?o est? bem em nosso corpo e ossos. Os ossos s?o constitu?dos por minerais, como o c?lcio, e o col?geno.

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4. O professor ent?o apresentar? o v?deo: Era uma vez o corpo humano: Esqueleto, realizando um debate sobre as ideias principais.

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=eW2Oxvi0qIM&feature=related

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ATIVIDADE 5: DESENVOLVIMENTO E CUIDADOS COM OS OSSOS DE NOSSO CORPO

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1. O professor iniciar? a aula com a leitura do livro: Eu cres?o. Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

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Livro: EU CRES?O

Fonte: Editora Scipione

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2. Em seguida promover? um debate com a classe, discutindo:

- Como s?o os beb?s quando nascem? Eles se mexem muito ou pouco?

- Por que ser? que eles que se mexem menos?

- Al?m dos ossos o que mais permitem que nos movimentemos (m?sculos, articula??es).

- O que acontece com nosso esqueleto ? medida que crescemos?

- Para ter ossos saud?veis, o que precisamos fazer?

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3. A partir desta ?ltima quest?o, o professor propor? uma pesquisa sobre: O que preciso fazer para ter um esqueleto forte e saud?vel a medido que cres?o? Como resultado da pesquisa, o professor poder? elaborar dois cartazes: um sobre a alimenta??o saud?vel (vitaminas necess?rias para a manuten??o da sa?de do esqueleto e alimentos que possuem estas vitaminas) e a import?ncia e os tipos de exerc?cios f?sicos que permitem o desenvolvimento de um corpo saud?vel. ? importante que o professor retome os experimentos 4 e 5 para melhor compreens?o dos alunos.

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Sugest?es de livros:

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? N?o! Aprendendo sobre nutri??o.Editora Scipione.

RASTOIN-FAUGERON, Fran?oise e CHAUD, Benjamin. A alimenta??o: por que n?o podemos comer s? batata frita. Editora ?tica.

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutri??o e atividade f?sica. Editora Scipione.

RASTOIN-FAUGERON, Fran?oise. O esporte: por que devemos fazer exerc?cios? Editora Escala Educacional.

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ATIVIDADE 6: O ESQUELETO DOS ANIMAIS

1. O professor questionar? os alunos:

- Ser? que somente n?s, seres humanos, possu?mos esqueleto?

- Como se chamam os animais que possuem esqueleto interno?

- Como s?o os esqueletos dos animais?

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2. Com a classe, realizar? uma pesquisa sobre os esqueletos dos animais. Junto a ela ? importante que o professor apresente uma variedade de imagens de esqueletos de animais.

* Algumas destas imagens podem ser consultadas nos seguintes endere?os:

http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=4433

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/classe-aves-11.php

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3. Tamb?m poder? montar o esqueleto de alguns deles, realizando uma exposi??o ao final. Para isso indicamos os livros da cole??o: Monte o esqueleto, da Editora ciranda Cultural; que al?m de trazer informa??es sobre alguns esqueletos de animais, h? um quebra cabe?a 3D para a montagem dos esqueletos destes.

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KEITH, Helen. Dinossauro. Cole??o Monte o Esqueleto. Editora Ciranda Cultural.

Fonte: Editora Ciranda Cultural.

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KEITH, Helen e COSTELLO, Dee. Baleia.Cole??o Monte o Esqueleto. Editora Ciranda Cultural

Fonte: Editora Ciranda Cultural.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Corpo humano - atividade 3: Articula??es Experimento pr?tico

Recursos Complementares

EXPERIMENTOS SIMILARES E INFORMA??ES PARA O PROFESSOR:

http://pequenoscientistassanjoanenses.wordpress.com/2009/11/10/esqueletos-em-vinagre/

http://www.youtube.com/watch?v=kAkYUD-sAYk

http://casadecurioso.com.br/experimentoDetalhado.php?cod=17

http://umaturmacomsonhos.blogspot.com.br/2008/10/o-osso-flexvel-resultado-de-um.html

http://weirdsciencekids.com/Rubberchickenbone.html

http://www.youtube.com/watch?v=QWjQC6kVAg4

http://www.hometrainingtools.com/skeletons-and-bones-science-projects/a/1439/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27163

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LIVROS:

CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Editora Companhia das Letrinhas.

- BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas: corpo. Experi?ncias divertidas para crian?as curiosas. Editora Publifolha.

- WINTERS, Pierre. ? assim que eu sou. Editora Brinque-Book

- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGESSO DA CI?NCIA. Ci?ncias hoje na escola: corpo humano e sa?de. v.3. Ci?ncia Hoje.

- SILVA, Sandra Maria. Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Cole??o descobrindo o mundo. Editora Girassol.

-  LONGOUR, Mich?le. Crian?a curiosa: o corpo. Editora Salamandra

- SALERNO, Silvana. Mini Larousse do corpo humano. Editora Larrouse J?nior.

- BARBORINI, Robert e PASCAL, Hedelin. O Grande Livro Animado do Corpo Humano.  Impala Editores.

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V?DEOS:

- Sid, o cientista: explorando o corpo humano. Distribuidora: Log on DVD.

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LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.