![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Michele Varotto, Alessandra Arce
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Compreender a import?ncia do sol para a vida;
- Identificar os malef?cios que a exposi??o ao sol pode trazer ? sa?de humana;
- Conscientizar sobre a necessidade dos cuidados com a sa?de;
- Despertar o interesse na preven??o de doen?as relacionadas ao sol, desde a mais tenra idade;
N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.
Atividade 1: A Luz e o Calor ? conhecendo o Sol
1. Para introduzir a tem?tica sobre o sol e os cuidados que devemos tomar com o mesmo, principalmente ao que se refere: a doen?as de pele; desidrata??o; inicie a aula trabalhando com as crian?as as caracter?sticas do sol, de forma bem sint?tica, focando mais nos aspectos relativos a luz e calor. Para isso, introduza a tem?tica com uma pesquisa de campo, para isso, em uma roda de conversa, fa?a alguns questionamentos sobre as caracter?sticas do sol, podendo-se utilizar as seguintes quest?es:
- Voc?s j? viram o sol?
- Quando ele aparece?
- O que acontece quando ele aparece?
- Onde ele fica?
- Como ele ??
?
Ao final, com as hip?teses das crian?as registradas em um cartaz, leve-as para a ?rea externa da escola (fa?a isso em um dia que esteja ensolarado), pe?a ent?o, para que elas procurem o sol, e assim, tentem observa-lo, por um tempo m?ximo de 5 minutos.
?
2. Retornem para a sala de aula. Entregue uma folha de sulfite para cada crian?a e com o aux?lio de: giz de cera; hidrocor; l?pis de cor; guache; etc. oriente-as a desenharem a forma com que viram o sol, ou seja, como ele ?.
?
3. Com os desenhos prontos, fa?a uma roda de leitura, nela apresente o livro: RUSTAD, Martha E. H. El Sol/ The Sun. Editora: Capstone-USA, ?s crian?as.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
Ao final da leitura, retomem os principais conceitos apresentados no livro sobre as caracter?sticas do sol, e com isso, construam um painel coletivo no formato do sol, o qual pode ser colorido com ?bolinhas? de papel crepom.
?
4. Ap?s essa primeira sistematiza??o, questione ?s crian?as, em uma roda de conversa sobre algumas caracter?sticas do sol, como a luz. Para isso, leve-as novamente para o espa?o externo da escola, e pe?a para que elas observem como ? de dia, depois que imaginem como ? ? noite. Caso, seja poss?vel, traga as crian?as no mesmo dia ? noite para que observem esse espa?o. Ap?s as observa??es, entregue uma folha sulfite, dividida ao meio, para cada crian?a, oriente-as a desenharem de um lado como ? o local de dia e como fica ? noite:
?
Minha Escola durante o Dia | Minha Escola durante a Noite |
? |
? ? ? ? ? |
?
5. A partir do registro das crian?as, fa?a o questionamento sobre a necessidade de luz para a vis?o. Para isso, podem-se levar as crian?as em um quarto bem escuro, e pe?a para que elas digam o que est?o vendo, depois abra as cortinas e fa?a a mesma pergunta. Assim, realize o seguinte experimento:
Objetivo:Verificar a necessidade de luz para a vis?o humana.
Materiais:
- Cartolina;
- L?pis de cor;
- Tesoura sem ponta;
- Folha de papel;
- Fita adesiva;
Procedimentos:
- Desenhe na folha de papel um quadrado com cerca de 10 cent?metros de cada lado e recorte-o;
- Fa?a um desenho com o aux?lio de l?pis de cor no quadrado de papel;
- Enrole a cartolina na forma de um tubo, deixando uma abertura que cubra o desenho feito no papel e cubra com a fita adesiva;
- Posicione uma extremidade do tubo de cartolina em um dos olhos, e a outra tampe com o desenho do quadrado de papel, de forma a cuidar para que n?o entre luz, e assim, tente observar e decifrar o desenho;
- Lentamente, v? afastando o desenho do tubo de cartolina e observe o que acontece.
?
Resultados:
N?o h? possibilidade de ver o desenho quando h? aus?ncia de luz, conforme se afasta o desenho a imagem j? se pode observar o desenho, devido a presen?a da luz.
?
6. Realize esse experimento com cada aluno. Ao final, em uma nova roda de conversa, questione os alunos se eles conseguiram enxergar o desenho ou n?o, como sugest?o, podem ser feitos os seguintes questionamentos:
- Voc?s conseguiram ver o desenho quando este estava grudado no tubo?
- O que voc?s viram neste momento?
- Quando o desenho foi afastado do tubo o que voc?s viram?
- Por que isso aconteceu?
Ap?s essa discuss?o entregue uma folha de papel dividida ao meio para cada crian?a e oriente-as a desenharem de um lado o que viram quando o desenho estava tapando o tubo de papel e de outro o que foi visto quando o desenho foi afastado do tubo. O que pode ser feito da seguinte maneira:
Desenho tapando o tubo | Desenho afastado do tubo |
? ? ? ? ? ? |
? |
?
Atividade 2: Nos dias de sol eu...
1. A partir das quest?es trabalhadas na atividade anterior, inicie discutindo com as crian?as sobre o que podemos fazer nos dias de Sol. Sugere-se, ent?o, que seja contada uma hist?ria para as crian?as, dentre as quais destacamos as seguintes literaturas:
FRAN?A, Mary. Dia de Sol. Editora: ?tica.
Fonte: Editora ?tica
?
MORICONI, Renato. Dia de Sol. Editora: Jujuba editora.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
2. Ap?s a leitura de uma das hist?rias, entregue massa de modelar ?s crian?as e oriente-as a representarem, com o aux?lio da mesma, as diferentes atividades que gostam de fazer nos dias de sol.
?
3. Ap?s os desenhos, em uma nova roda de conversa, organize um debate sobre o que as crian?as gostam de fazer nos dias de sol, para isso, pe?a para que elas exponham suas modelagens e expliquem.
?
4. Com esta primeira apresenta??o e investiga??o sobre as diferentes atividades que as crian?as fazem nos dias de sol. Em uma nova roda de conversa, questione-as sobre os perigos que o sol pode causar em nossa sa?de, podendo utilizar-se das seguintes quest?es:
- O que acontece quando ficamos muito tempo expostos ao sol?
- Ser? que o sol pode causar algum problema em nossa sa?de?
- Quais os perigos que o sol pode causar?
?
Ap?s esta discuss?o, entregue uma folha de papel para cada crian?a e pe?a para que registrem suas hip?teses sobre os perigos do sol para nossa sa?de.
?
5. Assim, com base nas hip?teses das crian?as, discuta com elas sobre os perigos elencados. Ap?s isto, para ilustrar a discuss?o realize os seguintes experimentos:
?
5.1 - Experimento 1: Desidrata??o da alface
Objetivo:Compreender o que acontece com nosso organismo se ficamos muito tempo expostos ao sol.
Materiais:
- 4 ou 5 folhas de alface;
- 2 vasilhas;
- ?gua.
Procedimentos:
- Em uma das vasilhas, coloque 2 ou mais folhas de alface e leve-as ao sol, procure mant?-las diretamente sob este.
- Na outra vasilha coloque o restante das folhas de alface, coloque um pouco de ?gua e deixe em um local fresco.
- Ap?s algum tempo verifique o que aconteceu.
Resultados:
- A alface exposta ao sol ir? murchar, enquanto que a que est? no local fresco com lago se manter? por mais tempo intacta.
?
5.2 ? Experimento 2: O antes e o depois.
Objetivo:Observar as mudan?as que o sol pode causar em nossa pele;
Materiais:
- Fotos de beb?s;
- Fotos de pessoas idosas;
- 1 Maracuj? verde;
- 1 Maracuj? maduro (enrugado).
Procedimentos:
- Disponha as crian?as em um c?rculo, entregue para elas diversas fotos de beb?s para que elas observem. Ap?s a observa??o prende-as em um mural (o qual pode ser de ?m?).
- Na mesma disposi??o, entregue as fotos de pessoas idosas para que as crian?as manuseiem. Em seguida, coloque-as junto com as demais no mural.
- Na sequ?ncia, passe para que as crian?as observem os maracuj?s, desta forma, oriente-as a compararem-nos com as fotos, de modo a identificar qual se parece com o beb? e qual lembra o vov?.
Resultados:
- A partir dessa observa??o as crian?as poder?o observar a diferen?a entre a pele do beb? e a pele do vov?, evidenciando as transforma??es que com o passar do tempo e exposi??o ao sol podem acarretar, deixando a nossa pele parecida com a do maracuj? maduro.
?
7. A partir das observa??es destes experimentos, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre os resultados obtidos:
- O que aconteceu com a alface?
- Por que ela ficou assim?
- E nas fotos? Havia alguma diferen?a entre o vov? e o beb?? Qual?
- Como ? a pele do beb?? Como ? a pele do vov??
- O que ser? que aconteceu para a pele mudar tanto assim?
- Ser? que ? s? por causa da idade?
- Quais os principais problemas que o sol pode acarretar a nossa sa?de?
?
8.Ao final entregue duas folhas dividida ao meio e pe?a para que as crian?a desenhem as duas situa??es observadas.
Alface no Sol | Alface na sombra |
? ? ? ? ? |
?
A pele do Beb? | A pele do Vov? |
? |
? ? ? ? ? ? |
?
9. A partir dos registros das crian?as, apresente um v?deo ou mais sobre as consequ?ncias do sol ? sa?de, como sugest?o indicamos os seguintes:
- Salve sua pele, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=6DgRo_YIQJY&feature=related
- Preven??o nacional contra o c?ncer de pele, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gmfcFtxnYsg&feature=related
- O risco solar ? pele, dispon?vel em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=RjovWOyvvvY&feature=g-vrec
?
10. Ao final, a partir dos v?deos assistidos pelas crian?as, fa?a apenas o contorno de um corpo humano, e com o aux?lio de tinta guache, pe?a para que as crian?as desenhem os problemas que o sol pode causar em nossa pele.
?
Atividade 3: O Sol e a nossa Sa?de
1. Para iniciar a discuss?o, relembre com as crian?as todas as atividades que elas gostam de fazer nos dias de sol, bem como os perigos que o sol pode trazer a nossa sa?de, se n?o tomarmos cuidado.
?
2. Ap?s isto, em uma roda de conversa traga os seguintes questionamentos, sobre como podemos nos proteger do sol:
- Quais os problemas que o sol pode causar a nossa sa?de?
- Ser? que nunca mais poderemos brincar no sol?
- O que podemos fazer para nos proteger dos perigos do sol?
Ap?s a discuss?o, oriente as crian?as a registrarem suas hip?teses. Para isso, entregue uma folha de papel a cada aluno e pe?a para que ilustrem o que podemos fazer para nos proteger do sol.
?
3. Na sequ?ncia exponha os trabalhos das crian?as e oriente-as a explicarem aos colegas o que elas fizeram.
?
4. Ap?s a discuss?o, com as crian?as dispostas em c?rculos, leve diferentes objetos que nos ajudam a proteger do sol, como: protetor solar; guarda-sol; chap?us; bon?s; uma garrafa com ?gua; algumas frutas; etc. Com os objetos dispostos no interior do c?rculo fa?a novos questionamentos ?s crian?as, de modo a agu?ar ainda mais a curiosidade delas:
- Voc?s conhecem algum desses objetos?
- Onde voc?s viram?
- Para que serve cada um deles?
- Como podemos usa-los?
- No que eles ajudam nossa sa?de?
?
5. Em seguida, explique para as crian?as a utilidade de cada um desses objetos.
?
6. Agora ? hora de praticar! Fa?a uma aula divertida com as crian?as na piscina. Para isso, se a escola n?o tiver, aconselha-se a utilizar uma ou mais piscinas pl?sticas (o que pode ser pedido para os respons?veis que tiverem emprestarem para a escola), enche-as em uma quantidade rasa para que as crian?as n?o se afoguem, de modo a poderem brincar tranquilamente. Por?m, antes de irem para a piscina, solicite aos respons?veis mandarem roupas de banho como: mai?s, sungas; biqu?nis; toalhas. Com as crian?as j? trocadas, antes de irem brincar, em uma roda de conversa, fa?a novos questionamentos sobre o que est? faltando para elas poderem brincar com cuidado.
?
7. Entregue para cada dupla ou trio de crian?as um frasco com protetor solar, explique como deve ser passado, e oriente-as a ajudarem os colegas a passar o protetor. Procure ir registrando, por meio de fotografias, cada uma das etapas tanto do preparo para a brincadeira, como durante a mesma.
?
8. Ap?s todos estarem bem protegidos, leve-os para a piscina, e deixe-os brincar livremente por um tempo. Fique atento as brincadeiras e dependendo do tempo, reforce a camada de protetor solar. N?o se esque?a de levar bastante ?gua para que eles bebam. Ap?s a piscina, pode-se servir uma deliciosa salada de frutas para as crian?as recuperarem suas energias.
?
9. Ao final, ap?s brincarem na piscina e se alimentarem, de volta a sala de aula, com as fotos tiradas, construa coletivamente um ?Guia de cuidados com o Sol?. O que pode ser feito em forma de um livro coletivo, para isso:
- Divida 3 cartolinas ao meio e coloque uma folha sobre a outra, de tal maneira que fiquem v?rias p?ginas;
- Com um furador, fa?a dois furos ao meio dessas p?ginas;
- Ap?s furar, passe uma fita entre os furos dando um la?o. Pronto! Seu livro est? pronto! Agora ? s? escrever a hist?ria de modo, que os alunos possam ilustra-la.
- Para a ilustra??o, pode-se dividir a sala em grupos de 5 alunos, e pedir para que cada um fa?a a ilustra??o de uma das p?ginas do livro.
?
Em seguida, exponha o livro na escola.
?
* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
a) Sugest?es de livros:
BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Raio de Sol. Editora: DCL.
DIAS, Julio Gon?alves; LUCAS, Constan?a. A menina e o Sol. Editora: Formato, 2011.
MARTINS, Claudio; SYPRIANO, Lilian. Sol ou Chuva? Editora: Compor.
NICKELODEON. Um dia de Sol. Editora: Caramelo.
STIGGER, Veronica. Dora e o Sol. Editora: Editora 34.
TV PINGUIM. Peixonauta em ? O caso do dia de Sol. Editora: Melhoramentos.
?
b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: a partir de todos os trabalhos realizados pelas crian?as durante esta aula, organize um workshop na escola, de modo que os alunos exponham todos os trabalhos realizados durante esta aula, explicando a import?ncia de tomar cuidado com o sol e de como utilizar os protetores desta.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.