Portal do Professor

Início do Conteúdo

Arte- quebrando tabus

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pesquisar sobre a semana de Arte Moderna de 22;
  • Entender a importância da semana de Arte Moderna e seu contexto social;
  • Discutir sobre a arte contemporânea e seus desdobramentos
  • O que eles entendem por arte?  Quem define o que é Arte? Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos;

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que eles entendem por arte?  

Quem define o que é Arte?

Estratégias e recursos da aula

A proposta desta aula ? que cada trio de alunos possa criar um infogr?fico sobre a semana de Arte Moderna, dessa forma, os alunos aprender?o a pesquisar com um foco estabelecido, poder?o socializar suas descobertas e t?m um desafio de produzir conhecimento de forma interativa e l?dica.

 O infogr?fico ? uma ferramenta muito conhecida pelos alunos, pois eles fazem parte de uma gera??o que usa muitas imagens para se comunicarem. Essa compet?ncia pr?pria desta gera??o contempor?nea ? cada vez mais uma exig?ncia de nossa sociedade, que busca formas interativas para se comunicar.

?

?

Atividade 1

Identifique o quanto eles conhecem sobre o termo infogr?fico. Se necess?rio busque sites na internet que apresentem essa ferramenta.

Abaixo segue uma lista com locais que apresentam desde v?rios exemplo, bem como um outro que explica a funcionalidade do infogr?fico.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia

http://especiais.ig.com.br/infograficos/

http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/

http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml

?

?

Atividade 2- Ampliando repert?rio e entendendo a proposta.

 Para ilustrar para os alunos a tarefa h? no Portal do Professor um livroclip sobre a vida de Oswald Andrade. Oswald de Andrade, um escritor respeitabundo  Depois que os alunos explorarem o recurso sob o ponto de vista do conte?do, pe?a que identifiquem os recursos tecnol?gicos presentes no clip. Para repertoriar a produ??o dos alunos. Distribua-os entre os trios e v? para a etapa de pesquisa e posteriormente de execu??o do Infogr?fico. Caso a escola possua um site ? bem interessante publicar a produ??o dos alunos. Segue a lista de participantes da Semana de Arte Moderna bem como uma cronologia que poder? direcionar e orientar a produ??o dos alunos. 

?

?

Atividade 3- Pesquisa e escolha do modenista

Fase da coleta de informa??es e dados para compor o infogr?fico. Neste aspecto o aluno precisa conhecer ou pesquisar profundamente sobre seu objeto de estudo para que consiga estabelecer uma rela??o com a informa??o e conseguir passa-la da melhor forma poss?vel. A equipe dever? escolher um dos modernistas identificando sua biografia, sua obra, quais caracter?sticas fizerm deste artista, um ?cone do modernismo.

Para que a pesquisa seja diversa assim como a socializa??o das descobertas, segue uma lista com imagem dos principais ?cones da Semana de Arte Moderna

M?rio de Andrade   

http://www.releituras.com/marioandrade_bio.asp

?

Oswald Andrade

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/literatura1/modernismo/brasil/1_fase/oswald_andrade.html

?

Anita Malfatti

http://www.pinturabrasileira.com.br/artistas_bio.asp?cod=95&in=9

?

Manuel Bandeira

http://www.culturabrasil.pro.br/bandeira.htm    

?

Villa Lobos

http://topicos.estadao.com.br/especiais-sobre-villa-lobos      

?

Di Cavalcanti

http://simaopessoa.blogspot.com/2010/08/causos-de-bambas-di-cavalcanti.html

Gra?a Aranha

http://aranhagraca.blogspot.com/

?

Menotti Del Picchia

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u604.jhtm

?

Tarsila do Amaral

  http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/personalidades/tarsila1.php

?

Semana de Arte Moderna

Cronologia  

Alguns Fatos Importantes que Antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922

Banco de Dados     

1911 ? Oswald de Andrade funda o peri?dico "O Pirralho"   

1912 ? Oswald chega ao Brasil trazendo da Europa o conhecimento de novas formas de express?o art?stica, como as de Paul Fort e as sugeridas pelo "Manifesto Futurista" do poeta italiano Marinetti. Surgem as primeiras colagens de Braque e Picasso, poss?veis origens do cubismo   

1913 ? Exposi??o do pintor Lasar Segall em Campinas (S?o Paulo)  

1914 ? O franc?s Marcel Duchamp lan?a os ready-mades   

1915 ? O poeta Ronald de Carvalho participa no Rio da funda??o da revista "Orfeu", dirigida em Portugal por Fernando Pessoa e M?rio de S? Carneiro   

1917 ? Exposi??o de Anita Malfatti. O escritor Monteiro Lobato escreve o artigo "Paran?ia ou Mistifica??o?", onde critica vigorosamente as inova??es na pintura de Anita e se envolve em uma pol?mica com os principais artistas do movimento modernista   

1918 ? ? lan?ado o "Manifesto Dad?"   

1919 ? Surgimento do Fascismo na It?lia e ades?o de Marinetti   

1920 ? Oswald de Andrade e Menotti del Picchia fundam a revista "Papel e Tinta". Gra?a Aranha publica "Est?tica da Vida". Victor Brecheret exp?e as maquetes do monumento ?s Bandeiras (SP). Exposi??o de Anita Malfatti e John Graz.   

1921 ? Oswald de Andrade publica "Meu Poeta Futurista" e M?rio de Andrade responde com "Futurista?!". M?rio publica o artigo "Mestres do Passado"       

?

A SEMANA    

13.fev.1922 ? A Semana de Arte Moderna ? inaugurada no Teatro Municipal de S?o Paulo com palestra do escritor Gra?a Aranha, ilustrada por coment?rios musicais e poemas de Guilherme de Almeida. O primeiro dia corre sem trope?os. Depois da longa e erudita fala de Aranha, um conjunto de c?mara ocupa o palco para executar obras de Villa-Lobos. Ap?s o intervalo, Ronald de Carvalho discursa sobre pintura e escultura modernas. A plat?ia come?a a se manifestar. Diante dos zurros do p?blico, Ronald de Carvalho devolve: "Cada um fala com a voz que Deus lhe deu." O gran finale surge na forma de um recital de m?sica comandado pelo maestro Ernani Braga

15.fev.1922 ? A noite que celebrizou a semana come?a com um discurso de Menotti del Picchia sobre romancistas contempor?neos, acompanhado por leitura de poesias e n?meros de dan?a. ? aplaudido. Mas, quando ? anunciado Oswald de Andrade, come?am as vaias e insultos na plat?ia, que s? param quando sobe ao palco a aclamada pianista Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos se apresenta no palco do Municipal apoiado em um guarda-chuva e cal?ando chinelos     

17.fev.1922 ? A ?ltima noite da programa??o ? totalmente dedicada ? m?sica de Villa-Lobos. As vaias continuam at? que a maioria pede sil?ncio para ouvir Villa-Lobos. Os instrumentistas tentam executar as pe?as inclu?das no programa apesar do barulho feito pelos espectadores e levam o recital at? o fim.   

Logo ap?s os bulhentos espet?culos do Teatro Municipal, ? lan?ada a revista "Klaxon", que divulga as produ??es da nova escola. Calcados no ?xito conseguido com as agitadas noites de fevereiro, os jovens artistas conseguem espa?o e est?mulo para, ainda em 1922, dar continuidade ao seu trabalho. M?rio de Andrade lan?a "Paulic?ia Desvairada", o livro de poesias no qual todos os procedimentos po?ticos mais arrojados eram expostos e reunidos pela primeira vez. Oswald de Andrade lan?a "Os Condenados".

Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/semanacrono.htm  

?

?

Atividade 4- desenvolvimento do Infogr?fico

 Para a constru??o do Infogr?fico sugiro a utiliza??o do Power Point e seus elementos de anima??o e hiperlinks, este programa permite a associa??o de imagem, som, v?deo e narra??o.

Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link h? um  tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.

http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm 

?

?

Atividade 5- Socializando a produ??o

Al?m de produzir o material, o trio deve ser respons?vel por expor o material e destacar as principais descobertas para os colegas.Saber se comunicar em p?blico ? outra habilidade extremamente necess?ria a essa gera??o. ? a escola ? um espa?o no qual esse aprendizado pode ser vivenciado como muito menos press?o que o local de trabalho.

Marque apresenta??es das equipes com espa?o para que os outros launos possam explorar a ferramenta produzinda, bem o conte?do em si.  

Recursos Complementares

Avaliação

Identifique quais foram ?s descobertas dos alunos;

Se a produ??o atingiu o objetivo informativo;

Se a produ??o apresentou uma linguagem concisa, clara e l?dica;

 Como os alunos trabalharam em equipe;

Como foi a apresenta??o da produ??o, se todos participaram dela, se gerou interesse na classe.