Mary Grace Martins
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
| Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
O que eles entendem por arte?
Quem define o que é Arte?
A proposta desta aula ? que cada trio de alunos possa criar um infogr?fico sobre a semana de Arte Moderna, dessa forma, os alunos aprender?o a pesquisar com um foco estabelecido, poder?o socializar suas descobertas e t?m um desafio de produzir conhecimento de forma interativa e l?dica.
O infogr?fico ? uma ferramenta muito conhecida pelos alunos, pois eles fazem parte de uma gera??o que usa muitas imagens para se comunicarem. Essa compet?ncia pr?pria desta gera??o contempor?nea ? cada vez mais uma exig?ncia de nossa sociedade, que busca formas interativas para se comunicar.
?
?
Atividade 1
Identifique o quanto eles conhecem sobre o termo infogr?fico. Se necess?rio busque sites na internet que apresentem essa ferramenta.
Abaixo segue uma lista com locais que apresentam desde v?rios exemplo, bem como um outro que explica a funcionalidade do infogr?fico.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia
http://especiais.ig.com.br/infograficos/
http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/
http://super.abril.com.br/videos/conteudo_videos_251205.shtml
?
?
Atividade 2- Ampliando repert?rio e entendendo a proposta.
Para ilustrar para os alunos a tarefa h? no Portal do Professor um livroclip sobre a vida de Oswald Andrade. Oswald de Andrade, um escritor respeitabundo Depois que os alunos explorarem o recurso sob o ponto de vista do conte?do, pe?a que identifiquem os recursos tecnol?gicos presentes no clip. Para repertoriar a produ??o dos alunos. Distribua-os entre os trios e v? para a etapa de pesquisa e posteriormente de execu??o do Infogr?fico. Caso a escola possua um site ? bem interessante publicar a produ??o dos alunos. Segue a lista de participantes da Semana de Arte Moderna bem como uma cronologia que poder? direcionar e orientar a produ??o dos alunos.
?
?
Atividade 3- Pesquisa e escolha do modenista
Fase da coleta de informa??es e dados para compor o infogr?fico. Neste aspecto o aluno precisa conhecer ou pesquisar profundamente sobre seu objeto de estudo para que consiga estabelecer uma rela??o com a informa??o e conseguir passa-la da melhor forma poss?vel. A equipe dever? escolher um dos modernistas identificando sua biografia, sua obra, quais caracter?sticas fizerm deste artista, um ?cone do modernismo.
Para que a pesquisa seja diversa assim como a socializa??o das descobertas, segue uma lista com imagem dos principais ?cones da Semana de Arte Moderna
M?rio de Andrade
http://www.releituras.com/marioandrade_bio.asp
?
Oswald Andrade
?
Anita Malfatti
http://www.pinturabrasileira.com.br/artistas_bio.asp?cod=95&in=9
?
Manuel Bandeira
http://www.culturabrasil.pro.br/bandeira.htm
?
Villa Lobos
http://topicos.estadao.com.br/especiais-sobre-villa-lobos
?
Di Cavalcanti
http://simaopessoa.blogspot.com/2010/08/causos-de-bambas-di-cavalcanti.html
Gra?a Aranha
http://aranhagraca.blogspot.com/
?
Menotti Del Picchia
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u604.jhtm
?
Tarsila do Amaral
http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/personalidades/tarsila1.php
?
Semana de Arte Moderna
Cronologia
Alguns Fatos Importantes que Antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922
Banco de Dados
1911 ? Oswald de Andrade funda o peri?dico "O Pirralho"
1912 ? Oswald chega ao Brasil trazendo da Europa o conhecimento de novas formas de express?o art?stica, como as de Paul Fort e as sugeridas pelo "Manifesto Futurista" do poeta italiano Marinetti. Surgem as primeiras colagens de Braque e Picasso, poss?veis origens do cubismo
1913 ? Exposi??o do pintor Lasar Segall em Campinas (S?o Paulo)
1914 ? O franc?s Marcel Duchamp lan?a os ready-mades
1915 ? O poeta Ronald de Carvalho participa no Rio da funda??o da revista "Orfeu", dirigida em Portugal por Fernando Pessoa e M?rio de S? Carneiro
1917 ? Exposi??o de Anita Malfatti. O escritor Monteiro Lobato escreve o artigo "Paran?ia ou Mistifica??o?", onde critica vigorosamente as inova??es na pintura de Anita e se envolve em uma pol?mica com os principais artistas do movimento modernista
1918 ? ? lan?ado o "Manifesto Dad?"
1919 ? Surgimento do Fascismo na It?lia e ades?o de Marinetti
1920 ? Oswald de Andrade e Menotti del Picchia fundam a revista "Papel e Tinta". Gra?a Aranha publica "Est?tica da Vida". Victor Brecheret exp?e as maquetes do monumento ?s Bandeiras (SP). Exposi??o de Anita Malfatti e John Graz.
1921 ? Oswald de Andrade publica "Meu Poeta Futurista" e M?rio de Andrade responde com "Futurista?!". M?rio publica o artigo "Mestres do Passado"
?
A SEMANA
13.fev.1922 ? A Semana de Arte Moderna ? inaugurada no Teatro Municipal de S?o Paulo com palestra do escritor Gra?a Aranha, ilustrada por coment?rios musicais e poemas de Guilherme de Almeida. O primeiro dia corre sem trope?os. Depois da longa e erudita fala de Aranha, um conjunto de c?mara ocupa o palco para executar obras de Villa-Lobos. Ap?s o intervalo, Ronald de Carvalho discursa sobre pintura e escultura modernas. A plat?ia come?a a se manifestar. Diante dos zurros do p?blico, Ronald de Carvalho devolve: "Cada um fala com a voz que Deus lhe deu." O gran finale surge na forma de um recital de m?sica comandado pelo maestro Ernani Braga
15.fev.1922 ? A noite que celebrizou a semana come?a com um discurso de Menotti del Picchia sobre romancistas contempor?neos, acompanhado por leitura de poesias e n?meros de dan?a. ? aplaudido. Mas, quando ? anunciado Oswald de Andrade, come?am as vaias e insultos na plat?ia, que s? param quando sobe ao palco a aclamada pianista Guiomar Novaes. Heitor Villa-Lobos se apresenta no palco do Municipal apoiado em um guarda-chuva e cal?ando chinelos
17.fev.1922 ? A ?ltima noite da programa??o ? totalmente dedicada ? m?sica de Villa-Lobos. As vaias continuam at? que a maioria pede sil?ncio para ouvir Villa-Lobos. Os instrumentistas tentam executar as pe?as inclu?das no programa apesar do barulho feito pelos espectadores e levam o recital at? o fim.
Logo ap?s os bulhentos espet?culos do Teatro Municipal, ? lan?ada a revista "Klaxon", que divulga as produ??es da nova escola. Calcados no ?xito conseguido com as agitadas noites de fevereiro, os jovens artistas conseguem espa?o e est?mulo para, ainda em 1922, dar continuidade ao seu trabalho. M?rio de Andrade lan?a "Paulic?ia Desvairada", o livro de poesias no qual todos os procedimentos po?ticos mais arrojados eram expostos e reunidos pela primeira vez. Oswald de Andrade lan?a "Os Condenados".
Fonte: http://almanaque.folha.uol.com.br/semanacrono.htm
?
?
Atividade 4- desenvolvimento do Infogr?fico
Para a constru??o do Infogr?fico sugiro a utiliza??o do Power Point e seus elementos de anima??o e hiperlinks, este programa permite a associa??o de imagem, som, v?deo e narra??o.
Incentive aos alunos a explorarem os diferentes recursos para se comunicarem. Para auxilia-los neste link h? um tutorial bem completo sobre o Power Point e suas ferramentas.
http://www.truquesedicas.com/tutoriais/powerpoint/viewlets/00001.htm
?
?
Atividade 5- Socializando a produ??o
Al?m de produzir o material, o trio deve ser respons?vel por expor o material e destacar as principais descobertas para os colegas.Saber se comunicar em p?blico ? outra habilidade extremamente necess?ria a essa gera??o. ? a escola ? um espa?o no qual esse aprendizado pode ser vivenciado como muito menos press?o que o local de trabalho.
Marque apresenta??es das equipes com espa?o para que os outros launos possam explorar a ferramenta produzinda, bem o conte?do em si.
http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/semana22/
http://www.historiadaarte.com.br/semanade22.html
Identifique quais foram ?s descobertas dos alunos;
Se a produ??o atingiu o objetivo informativo;
Se a produ??o apresentou uma linguagem concisa, clara e l?dica;
Como os alunos trabalharam em equipe;
Como foi a apresenta??o da produ??o, se todos participaram dela, se gerou interesse na classe.