Oswaldo Bueno
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Definir movimentos sociais
Diferenciar movimentos sociais de outras formas de comportamento coletivo
Identificar tipos de movimentos sociais
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios
A aula:
Iniciar a aula com a M?sica dos Tit?s ?Comida?. A m?sica deve ser tocada e sua letra acompanhada.
O site http://www.mpbnet.com.br/musicos/arnaldo.antunes/letras/comida.htm apresenta a letra completa.
Pe?a aos alunos para se reunirem em grupos de 4 a 5 alunos e que discutam as seguintes quest?es:
A m?sica fala de que?
Quais as reivindica??es presentes na m?sica?
As reivindica??es da sociedade se manifestam de que formas? Viol?ncia? Criminalidade? Movimentos?
Discutir com eles as diversas formas de discrimina??o, desigualdade, as lutas por terra, educa??o, sa?de, direitos das mulheres, homossexuais etc. Esse primeiro debate favorece a discuss?o do tema da aula. Explicar aos alunos que as diversas reivindica??es da sociedade podem se traduzir num esfor?o organizado para promover ou resistir a mudan?as. Explicar que esse tipo de Movimento se caracteriza como Movimento Social.
?
Atividade 1: Montar um painel com imagens de movimentos sociais e apresentar aos alunos. Solicitar a participa??o deles e que discutam as seguintes quest?es:
Quais s?o os movimentos apresentados nas imagens?
O que motivou esses movimentos?
http://www.geomundo.com.br/geografia-30197.htm apresenta v?rias imagens e textos relacionados a v?rios movimentos sociais que podem servir de refer?ncia para a constru??o do painel e discuss?o com os alunos. As imagens abaixo est?o dispon?veis em google imagens: movimentos sociais.
O site
Atividade 2: Solicitar aos alunos que em grupo pesquisem em jornais, revistas e internet alguma reportagem sobre movimentos sociais. Pedir para que cada grupo leia em voz alta para os outros a reportagem, ou fa?am um resumo do texto para a leitura n?o ser demorada demais. Ap?s a leitura dos alunos, pedir para que identifiquem caracter?sticas em comum nos movimentos sociais. Complementar suas observa??es destacando que os movimentos sociais possuem objetivos, ideologia, interesses, que lutam contra uma resist?ncia ou um bloqueio etc.
Atividade 3: Solicite aos alunos que entrem no site: http://cidadaniaemmovimentos.blogspot.com/
Deixe que leiam e explorem o site. Posteriormente, fa?a uma discuss?o sobre os tipos de movimentos sociais caracterizados e discutidos no site . Complemente com uma apresenta??o sobre as ONGs - Organiza??es n?o Governamentais - como exemplo de movimento social caracter?stico das sociedades atuais. Se poss?vel, voc? pode solicitar a participa??o de algum profissional que atue em ONG para enriquecer a discuss?o.
Atividade 4: Apresente o v?deo "A realidade de assentados por Reforma Agr?ria" e discuta com os alunos sobre a realidade das fam?lias contempladas pelo movimento. Dura??o: 7 minutos.
Passar o v?deo: Os Movimentos Sociais, dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=Nkzja7U0VF8
Discuta com os alunos o v?deo, destacando a import?ncia dos movimentos sociais para a conquista de direitos.
Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre um movimento social espec?fico: mulheres, movimento negro, Reforma Agr?ria, movimento estudantil. O roteiro do trabalho deve incluir: hist?ria, objetivos, reivindica??es, imagens, bibliografia.