Portal do Professor

Início do Conteúdo

O jornal falado na escola

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maurício Simões imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda o modo de organização e a função social do jornal e do gênero textual: “notícia”;   
  • Avance no domínio do uso da fala em situações formais.  

Duração das atividades

As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, os alunos deverão ter se apropriado do sistema alfabético, ou seja, ter compreendido que cada grafema (letra), geralmente, corresponde a um fonema (som). As crianças que ainda não construíram esse conhecimento poderão ser auxiliadas por aquelas que já o dominam.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: COMO É UMA NOTÍCIA EM UM JORNAL ORAL?

Objetivos:

  • Compreender as características de uma notícia
  • Refletir sobre o modo de organização de um jornal oral   

1.1  Assistindo a uma notícia.

Proponha aos alunos a produção de um jornal falado, semelhante ao que vemos na TV. Para que discutam sobre as características desse texto, convide-os a assistirem e analisarem uma notícia. Sugerimos a localizada no site a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=3kZfcIpfGyM             

Após o vídeo, peça às crianças que respondam as perguntas:

  • Qual fato foi noticiado?
  • Quando ele aconteceu?
  • Onde aconteceu?
  • Como aconteceu?

Após a correção coletiva da atividade, peça aos aprendizes que discutam as questões:   

  • No jornal falado, o apresentador precisou de preparar a sua fala? Por que? Como deve ter ocorrido tal preparação?  
  • Quais as diferenças entre a apresentação oral de uma notícia e uma conversa com amigos?   
  • Para preparar um jornal semelhante a esse, como deveremos proceder?     

1.2  Sistematizando as características da notícia

Com base na análise feita na atividade anterior, peça aos aprendizes que elaborem uma definição do gênero textual: "notícia". Abaixo, um exemplo:

Relata o local, a data e como ocorreu determinado acontecimento. Pode ser transmitida por jornal escrito ou falado. Nesse caso, o jornalista deverá escrever o texto da notícia que irá transmitir e preparar sua apresentação.   

ATIVIDADE 2: PRODUZINDO NOSSO JORNAL

Objetivos:  

  • Planejar e escrever uma notícia.
  • Identificar as características desse gênero textual   

2.1 Levantamento das notícias             

Peça aos aprendizes que levantem os fatos a serem noticiados no jornal falado que produzirão. Incentive-os a recordarem acontecimentos importantes que ocorreram na turma, na escola ou na comunidade. Abaixo, alguns exemplos:

  • Tema importante que a turma estudou.
  • Data comemorativa celebrada pela escola.
  • Festividade na comunidade.
  •  Visitas a museus, parques, praças etc.

2.2 Escrita da notícia              

Relembre com os alunos as características do jornal falado. Sugerimos que para produção de cada notícia, sejam adotados os seguintes procedimentos:   

a) Planejamento do texto.

Peça aos alunos que levantem o que, onde, quando e como aconteceu o fato que noticiarão. Registre essas informações no canto do quadro e explique que esses elementos não poderão faltar no texto.

b) Produção do texto. 

Solicite aos alunos que elaborem o texto oralmente, enquanto você o registra no quadro. Durante a produção, incentive-os a consultarem o planejamento realizado anteriormente.

c) Revisão do texto.

Ao final, leia o texto para a turma e peça que verifiquem se ele contempla o planejamento e está escrito de forma clara.

d) Registro do texto.

Peça aos estudantes que registrem o texto no caderno, observando os aspectos gráficos da língua: segmentação de palavras, ortografia etc.   

2.3 Elegendo um nome para o jornal

Leia os títulos das notícias produzidas e peça aos alunos que, com base neles, escolham um nome para o jornal. Redija no quadro as diversas sugestões e faça uma eleição para o nome oficial.   

2.4 Construindo o texto de abertura do jornal

Explique à turma que antes de iniciar a apresentação das notícias, é necessário que o jornalista diga o nome do jornal e quais serão as notícias do dia. Para isso, será preciso elaborar um texto de abertura do jornal, em que é apresentado o seu nome e as notícias a serem transmitidas. A produção poderá ser feita coletivamente.

2.5 Análise dos textos

Após a escrita de todas as notícias, digite-as e tire cópias para a turma. Trabalhe cada produção em dias alternados, pedindo aos aprendizes que identifiquem, em cada uma delas, os elementos da notícia. Você poderá desenvolver a atividade, pedindo que preencham o quadro:

Título   

Quando aconteceu o fato

Onde ele ocorreu

Como foi o seu desenvolvimento

Por que ele aconteceu

Essa atividade irá contribuir para que os alunos consolidem o conhecimento sobre o modo de organização do gênero textual: “notícia”.    

ATIVIDADE 3: GRAVAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO NOSSO JORNAL

Objetivos:

  • Ler textos, de forma fluente, para o público.     

(Para esta atividade, é importante o auxílio de uma pessoa que possa gravar as notícias)   

3.1 Gravação das notícias  

Para a gravação das notícias, sugerimos os seguintes procedimentos:

a) Ensaio   

Convide a turma a preparar a leitura dos textos que serão gravados (cada texto poderá ser dividido em duas partes e apresentado por dois estudantes).  Para que todos participem, cada notícia poderá ser lida mais de uma vez. Sugerimos a organização do seguinte esquema:

  • Em cada dia, no início da aula, duas duplas ensaiam a leitura da notícia. Durante a apresentação, os demais terão o papel de verificar se o colega está lendo em voz alta, olhando para “a câmara” e dizendo as informações de forma clara. Ao final, deverão avaliar, oralmente, os apresentadores. Caso necessário, a dupla deverá repetir a apresentação.   

b) Gravação e análise de uma notícia   

Outra estratégia é gravar a exibição de uma notícia, passar o vídeo para a turma e pedir que avaliem  a apresentação. Os alunos e os apresentadores deverão refletir sobre os seguintes itens:   

  • O apresentador tem um tom de voz adequado?
  • Ele olha para a câmara ao falar?
  • Ele lê de forma clara?     

c) Gravação e edição do jornal   

Após o ensaio, é só gravar o jornal. Esta intervenção necessitará de dois professores. Sugerimos que enquanto um fique em sala com a turma, desenvolvendo uma atividade, o segundo realize a gravação em outra sala. Cada dupla deverá ser chamada para o “stúdio” e, em seguida, retornar à sala.

Para que toda a turma participe, o mesmo jornal poderá ser gravado mais de uma vez. Em cada jornal, os apresentadores deverão ser diferentes.

Após a gravação, um profissional deverá ficar responsável pela edição do material.     

3.2 Divulgação do vídeo             

O vídeo poderá ser divulgado em diversos espaços:   

  • Reunião de familiares
  • Feira de cultura
  • Biblioteca da escola (Peça a outros professores que passem o vídeo para seus alunos)

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do livro:  "Como usar o jornal na sala de aula", da autora Maria Alice do Oliveira. Editora: Contexto.

Avaliação

Para verificar se os estudantes compreenderam as características do gênero textual "notícia", sugerimos que você dê uma atividade individual, em que deverão identificar os elementos de uma notícia.