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A LITERATURA DE RUTH ROCHA.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:

  • Conhecer vida e obra de Ruth Rocha;
  • Conhecer o contexto social de São Paulo no ano de nascimento da autora, 1931;
  • Contar sua obras utilizando as caixinhas de história.

Duração das atividades

Quatro aulas de quarenta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE RUTH ROCHA.

1ºMomento: Professor, convide as crianças para um "passeio" à biblioteca da escola, para entarem em contato com os livros de uma autora Ruth Rocha. Chegando lá, fale um pouco sobre a importância do hábito de leitura, da função de uma biblioteca, de como ela é organizada. Depois, espalhe nas mesas alguns livros de Ruth Rocha e peça para que elas observem os livros, manuseiem, vejam suas gravuras, enfim, façam uma "investigação" do objeto de estudo.

2ºMomento: Depois, faça perguntas:

  • Alguém já leu alguma história de Ruth Rocha? Quais?
  • Quem poderia nos contar?
  • Gostaram dos desenhos contidos nos livros?

3º Momento: Agora, professor, faça uma pesquisa sobre a autora dos livros que manusearam, Ruth Rocha. Depois discutam sobre sua vida e obra.

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm 

http://lereescrevercomprazer.blogspot.com/2008_11_01_archive.html 

ATIVIDADE 02 - "VIAJANDO" A SÃO PAULO TEMPOS ANTIGOS.

1ºMomento: Professor, convide os alunos a fazerem uma maravilhosa viagem até a cidade de São Paulo de antigamente, onde Ruth Rocha nasceu. É a São Paulo da década de 30. Para isso, mostre fotos da cidade da época e analise-as com as crianças, observando aspectos, como: vestimentas, costumes, cotidiano das crianças, de homens e mulheres, como era a escola da época, entre outros.

Site com fotos da São Paulo antiga:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1362&bih=495&q=s%C3%A3o+paulo+dos+anos+30&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

2º Momento: Professor, convide alguém que viveu a época de 30, quem sabe um parente de alguma criança, para ser entrevistado pela turma. O entrevistado não precisa ter vivido em São Paulo propriamente, pois a intenção aqui é falar mais dos hábitos e costumes do Brasil da época, a posição que as mulheres ocupavam na sociedade, o dia-a-dia da criança, a presença da autoridade paterna. Durante a entrevista, sempre deverá haver a comparação de como as coisas eram e de como são atualmente.

http://www.museudantu.org.br/ESaoPaulo4.htm 

ATIVIDADE 03: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CAIXA DE SAPATO.

1ºMomento: Professor, num momento anterior, peça para que a turma escolha uma das histórias de Ruth Rocha para ser contada. Depois, com a história já escolhida, pegue uma caixa de sapato e decore com motivos do enredo da história. A parte superior da tampa será o palco da história, por isso monte o cenário aí. Faça as personagens utilizando sucata, cartolina, enfim material alternativo e guarde-os dentro da caixa. As crianças poderão ajudar durante todo este processo.

2ºMomento: Com tudo pronto, comece a contar a história com muita ênfase, procurando estabelecer um modo de falar diferenciado para cada personagem, se possível utilizando uma trilha sonora. Uma idéia interessante é usar a sonoplastia, que poderá der realizada pelas próprias crianças.

http://amornaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/06/caixa-de-historia-chapeuzinho-vermelho.html 

Recursos Complementares

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento obtido sobre Ruth Rocha e sua obra;
  • Pelo conhecimento conquistado sobre a cidade de São Paulo;
  • Por sua prática oral;
  • Por sua habilidade de estabelecer conexões entre o conteúdo estudado e aspectos da sua realidade existencial.