Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula, o aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE RUTH ROCHA.
1ºMomento: Professor, convide as crianças para um "passeio" à biblioteca da escola, para entarem em contato com os livros de uma autora Ruth Rocha. Chegando lá, fale um pouco sobre a importância do hábito de leitura, da função de uma biblioteca, de como ela é organizada. Depois, espalhe nas mesas alguns livros de Ruth Rocha e peça para que elas observem os livros, manuseiem, vejam suas gravuras, enfim, façam uma "investigação" do objeto de estudo.
2ºMomento: Depois, faça perguntas:
3º Momento: Agora, professor, faça uma pesquisa sobre a autora dos livros que manusearam, Ruth Rocha. Depois discutam sobre sua vida e obra.
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm
http://lereescrevercomprazer.blogspot.com/2008_11_01_archive.html
ATIVIDADE 02 - "VIAJANDO" A SÃO PAULO TEMPOS ANTIGOS.
1ºMomento: Professor, convide os alunos a fazerem uma maravilhosa viagem até a cidade de São Paulo de antigamente, onde Ruth Rocha nasceu. É a São Paulo da década de 30. Para isso, mostre fotos da cidade da época e analise-as com as crianças, observando aspectos, como: vestimentas, costumes, cotidiano das crianças, de homens e mulheres, como era a escola da época, entre outros.
Site com fotos da São Paulo antiga:
2º Momento: Professor, convide alguém que viveu a época de 30, quem sabe um parente de alguma criança, para ser entrevistado pela turma. O entrevistado não precisa ter vivido em São Paulo propriamente, pois a intenção aqui é falar mais dos hábitos e costumes do Brasil da época, a posição que as mulheres ocupavam na sociedade, o dia-a-dia da criança, a presença da autoridade paterna. Durante a entrevista, sempre deverá haver a comparação de como as coisas eram e de como são atualmente.
http://www.museudantu.org.br/ESaoPaulo4.htm
ATIVIDADE 03: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM CAIXA DE SAPATO.
1ºMomento: Professor, num momento anterior, peça para que a turma escolha uma das histórias de Ruth Rocha para ser contada. Depois, com a história já escolhida, pegue uma caixa de sapato e decore com motivos do enredo da história. A parte superior da tampa será o palco da história, por isso monte o cenário aí. Faça as personagens utilizando sucata, cartolina, enfim material alternativo e guarde-os dentro da caixa. As crianças poderão ajudar durante todo este processo.
2ºMomento: Com tudo pronto, comece a contar a história com muita ênfase, procurando estabelecer um modo de falar diferenciado para cada personagem, se possível utilizando uma trilha sonora. Uma idéia interessante é usar a sonoplastia, que poderá der realizada pelas próprias crianças.
http://amornaeducacaoinfantil.blogspot.com/2009/06/caixa-de-historia-chapeuzinho-vermelho.html
O aluno será avaliado: