Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo e resolvendo problemas matem?ticos

Autor e Co-autor(es)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crian?as na faixa et?ria de seis anos de idade poder?o com esta aula:

  • Participar da leitura de problemas matem?ticos.
  • Criar estrat?gia para resolver problemas matem?ticos.
  • Construir em dupla novos problemas matem?ticos.  

Duração das atividades

As atividades propostas a seguir ser?o desenvolvidas em duas aulas com dura??o de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas os alunos precisam  ter vivenciado situa??es did?ticas envolvendo resolu??o de problemas em diferentes modalidades:oral, escrita e de forma coletiva .

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 

1? momento ? O professor l? para turma o seguinte problema, escrito em uma folha de papel grande exposta no painel pr?ximo ? roda:     

?

 NO P?TIO DA ESCOLA HAVIAM 3 MENINOS  E 4 MENINAS

BRINCANDO NO CARACOL.

 QUANTAS CRIAN?AS BRINCAVAM NO  CARACOL?  

?

Em seguida, o professor faz uma leitura mais vagarosa para que as crian?as percebam o significado do texto. Nesse momento, o professor pode solicitar que algumas das crian?as circulem ou pintem com l?pis de cor algumas palavras no texto:   

  • Em que local da escola as crian?as estavam brincando?
  • Em que linha do texto est? escrita essa palavra?
  • Ela come?a com que letra?
  • Quem poderia circul?-la para mim?
  • As crian?as estavam brincando de qu??
  • Essa brincadeira come?a com qual letra?
  • Em que parte do texto ela est? escrita?
  • Algu?m encontrou e pode vir circular essa palavra?
  • S? menina que estava brincando ou tamb?m tinha menino na brincadeira?
  • Vamos encontrar as palavras meninas e meninos?
  • Elas come?am iguais? Em que parte do texto elas est?o?  

2? momento ? Ap?s esse momento de explora??o da grafia das palavras do texto,  o professor continua fazendo alguns questionamentos para auxiliar as crian?as na sua compreens?o:

  • Quem pode me contar o problema novamente?
  • H? alguma palavra nova ou desconhecida?
  • Do que trata o problema?
  • Qual ? a pergunta que temos que responder?   

3? momento ? Conclu?do o momento de leitura e interpreta??o do texto, o professor solicita ?s crian?as que representem no papel a solu??o para o problema:   

Registro das crian?as

Fonte: arquivo da autora, 2010 

ATIVIDADE 2 ?  

 1? momento ? O professor rel? para a turma o problema trabalhado na aula anterior. Em seguida, organiza as crian?as em duplas e solicita que juntas criem,  escrevam e resolvam uma situa??o-problema.

?

NEI -CAp - UFRN

DATA _________/_________/____________________

DUPLA: ___________________________________

             ___________________________________

?

ATIVIDADE DE SALA

?

COM AJUDA DO COLEGA PENSE E CRIE  UMA SITUA??O- PROBLEMA.

?

1- ESCREVA O PROBLEMA QUE VOC?S CRIARAM

?

_______________________________________________________________________________________________

?

_______________________________________________________________________________________________

?

_______________________________________________________________________________________________

?

_______________________________________________________________________________________________

?

2- AGORA REGISTRE COMO VOC?S PENSARAM A SOLU??O PARA ESSE PROBLEMA.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: acervo pessoal da autora, 2010

2? momento ? Ap?s as duplas conclu?rem seus trabalhos, o professor promove um momento de socializa??o solicitando ?s crian?as que leiam o problema criado e apresentem a estrat?gia usada para solucion?-lo.

3? momento ? Com ajuda das crian?as o professor seleciona alguns dos problemas criados para elaborar uma atividade que ser? realizada por todas as duplas.

?

SUGEST?O DE LIVRO PARA O PROFESSOR:

?

?

Fonte: http://www.google.com.br

?

MATEM?TICA DE 0 A 6 - RESOLU??O DE PROBLEMAS 2, KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATR?CIA C?NDIDO .Nesta obra,  a perspectiva metodol?gica utilizada ? a de resolu??o de problemas. O grande diferencial ? a proposta de estimular o desenvolvimento n?o s? das habilidades ling??sticas e l?gico-matem?ticas, mas tamb?m as compet?ncias espaciais, pict?ricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.

Nesta obra o professor encontra outras sugest?es para planejar situa??es did?ticas envolvendo a resolu??o de problemas.

Recursos Complementares

http://www.google.com.br - Neste site, o professor poder? acessar a imagem da obra indicada. Para isso ? s? digitar o seu t?tulo ou autor na caixa de pesquisa e clicar em pesquisar.

Nos sites abaixos o professor poder? acessar artigo sobre o trabalho com resolu??o de problemas junto a crian?as na faixa et?ria indicada nesta aula.

www.ced.ufsc.br/~nee0a6/SELVA.pdf ..  

Avaliação

A avalia??o ser? realizada durante o decorrer das atividades em fun??o dos seguintes crit?rios:   

  • Participa??o das crian?as durante os momentos de leitura e interpreta??o dos problemas matem?ticos.
  • An?lise do n?vel de representa??o das estrat?gias utilizadas para solucionar os problemas a partir dos desenhos das crian?as.
  • Organiza??o do pensamento e fala das crian?as durante os momentos de socializa??o das estrat?gias de resolu??o dos problemas.