SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
As crian?as na faixa et?ria de seis anos de idade poder?o com esta aula:
Para estas aulas os alunos precisam ter vivenciado situa??es did?ticas envolvendo resolu??o de problemas em diferentes modalidades:oral, escrita e de forma coletiva .
ATIVIDADE 1
1? momento ? O professor l? para turma o seguinte problema, escrito em uma folha de papel grande exposta no painel pr?ximo ? roda:
?
NO P?TIO DA ESCOLA HAVIAM 3 MENINOS E 4 MENINAS BRINCANDO NO CARACOL. QUANTAS CRIAN?AS BRINCAVAM NO CARACOL? |
?
Em seguida, o professor faz uma leitura mais vagarosa para que as crian?as percebam o significado do texto. Nesse momento, o professor pode solicitar que algumas das crian?as circulem ou pintem com l?pis de cor algumas palavras no texto:
2? momento ? Ap?s esse momento de explora??o da grafia das palavras do texto, o professor continua fazendo alguns questionamentos para auxiliar as crian?as na sua compreens?o:
3? momento ? Conclu?do o momento de leitura e interpreta??o do texto, o professor solicita ?s crian?as que representem no papel a solu??o para o problema:
Registro das crian?as
Fonte: arquivo da autora, 2010
ATIVIDADE 2 ?
1? momento ? O professor rel? para a turma o problema trabalhado na aula anterior. Em seguida, organiza as crian?as em duplas e solicita que juntas criem, escrevam e resolvam uma situa??o-problema.
?
NEI -CAp - UFRN DATA _________/_________/____________________ DUPLA: ___________________________________ ___________________________________ ? ATIVIDADE DE SALA ? COM AJUDA DO COLEGA PENSE E CRIE UMA SITUA??O- PROBLEMA. ? 1- ESCREVA O PROBLEMA QUE VOC?S CRIARAM ? _______________________________________________________________________________________________ ? _______________________________________________________________________________________________ ? _______________________________________________________________________________________________ ? _______________________________________________________________________________________________ ? 2- AGORA REGISTRE COMO VOC?S PENSARAM A SOLU??O PARA ESSE PROBLEMA. ?
? |
Fonte: acervo pessoal da autora, 2010
2? momento ? Ap?s as duplas conclu?rem seus trabalhos, o professor promove um momento de socializa??o solicitando ?s crian?as que leiam o problema criado e apresentem a estrat?gia usada para solucion?-lo.
3? momento ? Com ajuda das crian?as o professor seleciona alguns dos problemas criados para elaborar uma atividade que ser? realizada por todas as duplas.
?
SUGEST?O DE LIVRO PARA O PROFESSOR:
?
?
Fonte: http://www.google.com.br
?
MATEM?TICA DE 0 A 6 - RESOLU??O DE PROBLEMAS 2, KATIA STOCCO SMOLE, MARIZ IGNEZ DINIZ E PATR?CIA C?NDIDO .Nesta obra, a perspectiva metodol?gica utilizada ? a de resolu??o de problemas. O grande diferencial ? a proposta de estimular o desenvolvimento n?o s? das habilidades ling??sticas e l?gico-matem?ticas, mas tamb?m as compet?ncias espaciais, pict?ricas, corporais, musicais, interpessoais e intrapessoais.
Nesta obra o professor encontra outras sugest?es para planejar situa??es did?ticas envolvendo a resolu??o de problemas.
http://www.google.com.br - Neste site, o professor poder? acessar a imagem da obra indicada. Para isso ? s? digitar o seu t?tulo ou autor na caixa de pesquisa e clicar em pesquisar.
Nos sites abaixos o professor poder? acessar artigo sobre o trabalho com resolu??o de problemas junto a crian?as na faixa et?ria indicada nesta aula.
A avalia??o ser? realizada durante o decorrer das atividades em fun??o dos seguintes crit?rios: