BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
- Aprender sobre as origens e a hist?ria da Dan?a Contempor?nea, bem como sua populariza??o no Brasil atrav?s do trabalho da core?grafa Deborah Colker
- Aprender os passos b?sicos da dan?a contempor?nea atrav?s de movimentos inspirados nos espet?culos apresentados pela Companhia Deborah Colker.
- Aprender a construir uma coreografia de dan?a contempor?nea para ser apresentada para a comunidade escolar.
Por se tratar de uma aula introdut?ria n?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios ao tema da aula.
?
Figura 1 - taxicidade.files.wordpress.com/2010/04/4x4_201.jpg (acessado em 06/12/2010)
Atividade 1 ? Cia Deborah Colker
Dura??o: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de inform?tica
Para dar in?cio ? aula sobre Dan?a Contempor?nea, o(a) professor(a) poder? introduzir o tema com v?deos que mostrem um pouco da hist?ria da dan?arina e core?grafa Deborah Colker, bem como de seus espet?culos mais assistidos no Brasil e no mundo.
Sugest?es de v?deos:
Atividade 2 ? Preparando o corpo
Dura??o: 25 minutos
Material: tiras de pano
Local: quadra ou p?tio
Para iniciar a prepara??o das crian?as para as atividades o(a) professor(a) poder? fazer a seq??ncia de exerc?cios de alongamentos descritos na figura 2. Em seguida, poder? ser feita uma atividade de aquecimento atrav?s de uma brincadeira chamada ?arranca rabo?. Nesta atividade cada crian?a fica com um peda?o de pano afixado nas costas, na altura da cintura (como se fosse uma cauda de um animal). O objetivo da brincadeira ? tentar tirar ?o rabo? do colega sem deixar que os demais tirem o seu. Ao final, quem tiver o maior n?mero de ?rabinhos? vence a brincadeira.
?
Atividade 3 ? N?
Dura??o: 25 minutos
Material: corda
Local: quadra ou p?tio
Figura 3 - 2.bp.blogspot.com/_Z-Dmh9r1k8I/SQXR_g5cdpI/AAAAAAAAAE0/CkeiSldpWlE/s320/no_22.jpg (acessado em 06/12/2010)
Para dar in?cio ? dan?a o(a) professor(a) poder? trabalhar com movimentos inspirados no espet?culo N?, da Cia de dan?a Deborah Colker, utilizando cordas. Dispostas em duplas as crian?as far?o os seguintes movimentos:
Giro: enrola-se a corda no abd?men realizando giros sucessivos entorno do pr?prio eixo (A).
Giro grupal: um integrante de cada dupla ficar? ao centro enquanto os demais far?o um giro externo enrolando as cordas na altura do abd?men das pessoas do centro (B).
T?nel: perfiladas as duplas levantar?o as cordas na altura da cabe?a enquanto, uma a uma, as duplas passar?o por debaixo do t?nel de cordas (C).
Quadrado: agrupados ao centro, as quatro duplas ir?o se dispersar para formar uma grande figura em formato quadrangular (D).
Nesta atividade, o(a) professor(a) poder? fazer a combina??o dos movimentos trabalhados para formar um pequena coreografia.
?
Atividade 4 ? Velox
Dura??o: 25 minutos
Material: brinquedo tubular
Local: parquinho
Figura 5 - www.costanorte.com.br/wp-content/uploads/2010/10/12foto02.jpg (acessado em 06/12/2010)
Por fim, o(a) professor(a) poder? trabalhar com alguns movimentos inspirados no espet?culo Velox, da Cia de dan?a Deborah Colker, utilizando o brinquedo tubular que costumeiramente se faz presente nos parquinhos infantis das escolas. Nessa atividade o(a) professor(a) trabalhar? com as crian?as diversos deslocamentos no brinquedo (Figura 6). Esses movimentos iniciar?o segundo a Figura 6-A e seguir?o a sequ?ncia (6-B, 6-C, 6-D...) at? retornar a posi??o inicial em 6-L.
Ap?s a atividade 1 o(a) professor(a) poder? reiterar o que foi exposto nos v?deos e falar um pouco mais sobre a hist?ria e o surgimento da dan?a contempor?nea no Brasil e no mundo. Para isso, o(a) professor(a) poder? buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugest?es de v?deos:
Ao final das atividades o(a) professor(a) poder? pedir ?s crian?as para que fa?am um desenho esquem?tico sobre a Dan?a Contempor?nea abordando os aspectos trabalhados em aula. Em seguida, cada crian?a dever? mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poder? construir, com os desenhos feitos pelas crian?as, um cartaz intitulado ?Dan?ando com Deborah Colker?, que ficar? exposto em um mural da escola.