Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino M?dio | Geografia | Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas |
O aluno deverá entender o contexto que desencadeia a Guerra Fria. E compreender a Guerra Fria e a consolidação do mundo bipolar como um conflito ideológico.
Os alunos deverão ter conhecimento, em âmbito geral, da (des)organização do espaço mundial antes e durante o período da 2ª Guerra Mundial. Deverão ter noção dos sistemas capitalista e socialista vivenciados durante o período da Guerra Fria.
1º Passo:
O professor deve iniciar a aula perguntando qual é o conhecimento dos alunos sobre os sistemas capitalista e socialista. Para o melhor entendimento da ideia, o professor deve dividir o quadro ao meio e anotar de um lado as questões que surgirem dos alunos a respeito do capitalismo e do outro lado da lousa as questões e/ou fatos referentes ao socialismo.
2º passo:
Trabalhar com os alunos a imagem (a situação da Alemanha antes e depois da 2ª Grande Guerra) e os fragmentos de texto abaixo, chamando atenção para termos e conceitos fundamentais para o entendimento do assunto.
Introdução
http://1.bp.blogspot.com/_yAQK89_8rDY/SBYZtoCm0zI/AAAAAAAAADE/DeHMwxaOxg0/s320/constr_muro.jpg
Construção do Muro de Berlim
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
Paz Armada
Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
3º Passo:
Mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que discutam em grupos de 3 ou 4 (de acordo com a dinâmica da turma) o que elas representam. Pedir que construam pequenos textos explicativos de cada uma delas.
Fonte das imagens: http://geoconceicao.blogspot.com/2010/04/guerra-fria-causas-e-consequencias.html
Mapa da Europa dividido pela Cortina de Ferro
Fonte: http://cursinhomzm.blogspot.com/2009_05_01_archive.html , acessado em 14/12/2010
4º passo:
Trabalhar com a imagem e as seguintes questões:
Muro de Berlim
Disponível em: http://geo-ieees.blogspot.com/2010/05/2-ano-geopolitica-i-muro-de-berlim.html
O que representou para a Alemanha, para a Europa e para o mundo a construção e a queda do Muro de Berlim?
A partir dos conhecimentos adquiridos pode-se dizer que a ideologia do capitalismo vence a Guerra Fria. No que isso interfere na vida pessoal de cada um de vocês e na sociedade mundial?
Dica: o material escrito produzido pelos grupos deverá ser lido para a turma, objetivando uma troca de visões sobre o mesmo assunto. Poderá ser escolhido um redator na turma que anote os pontos chaves das leituras, em seguida poderá ser construído um texto de toda a turma, que conterá opiniões e leituras diversas sobre as imagens trabalhadas.
Recursos:
-Fragmentos de texto;
-Imagens.
Bibliografia complementar:
-CARVALHO, André & MARTINS, Sebastião. Capitalismo. 10ªed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.
-CARVALHO, André & MARTINS, Kao. Socialismo. 2ªed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1993.
Sites:
Os alunos deverão ser avaliados a partir da participação oral e escrita nas atividades propostas. Os textos construídos sobre as imagens do 3º passo e as questões respondidas no 4º passo poderão ser lidos para a turma, objetivando, além da avaliação, a troca de visões sobre o mesmo assunto.