Portal do Professor

Início do Conteúdo

Havia uma pedra no meio do caminho a 80 anos

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar a produção poética ao contexto histórico em que ela foi criada;
Discutir eventos que aconteceram há 80 anos;
Fazer um trabalho de pesquisa colaborativo;
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicarem o que aprenderam;
Elaborar uma feira cultural;

Duração das atividades

1 bimestre

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar se os alunos conhecem a poesia tema do livro clip.

Estratégias e recursos da aula

Orientações didáticas

Esta aula origina-se da genialidade de um livro clip que associa a poesia “no meio do caminho’ de Drummond a diversos fatos históricos que ocorriam no mesmo ano de sua criação. Uma ótima oportunidade para debater com os alunos a temática de que a arte expressa a vida, e do contexto histórico em que elas são criadas. Resultante deste debate configura-se um projeto interativo no qual a produção dos alunos culminará em uma feira cultural com o envolvimento da comunidade, afinal conhecimento é para ser compartilhado”.
Bom trabalho!

Seqüência Didática

Uma linda animação disponível no Portal do Professor lança as seguintes afirmações:

No meio do caminho

Há 80 nascia...
A escola de samba Estação Primeira de Mangueira
A televisão nos Estados Unidos
A penicilina
Che Guevara
Adam West o primeiro Batman da tv
O Abaporu de Tarsila do Amaral
O Mickey Mouse no cinema
O bolero de Ravel
A poesia no meio do Caminho tinha uma pedra

O projeto consiste em um trabalho colaborativo em equipes dos temas propostos pela animação. Cada um dos temas tem sugestões de links para ajudar os alunos. Em cada um há um desafio diferente. Para compartilhar os conhecimentos adquiridos pode-se elaborar uma feira cultural.

fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_OsT3ERsyJ5I/SW5cdVlnvFI/AAAAAAAAAds/fXcbWj4Ckxg/s400/MANGUEIRA.gif

Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/GRES_Esta%C3%A7%C3%A3o_Primeira_de_Mangueirahttp://www.cliquemusic.com.br/artistas/mangueira-estacao-primeira-(gres).asp

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da Mangueira e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da Estação Primeira de Mangueira para o carnaval?
O que o carnaval representa para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao carnaval?
Produto da equipe: Fazer uma paródia de uma samba clássico da Mangueira com o conteúdo de sua pesquisa.

Para saber mais:
http://www.tudosobretv.com.br/histortv/
http://www.historiadetudo.com/televisao.html

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da história da televisão e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da televisão para a comunicação?
O que a TVrepresenta para o brasileiro?
Quais são as críticas do grupo em relação ao conteúdo da televisão brasileira?
Produto da equipe: Fazer uma revista com o conteúdo de sua pesquisa.

http://www.qued.com.br/site/arquivos/curiosidades/1188585784F.JPG

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Penicilina
http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/penicilina.htmhttp://www.fontedosaber.com/biologia/a-historia-dos-antibioticos.html
http://almanaque.folha.uol.com.br/ciencia_12out1952.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história da penicilina e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da descoberta da penicilina para a medicina?
Qual é a utilidade da penicilina para o ser humano?
Como seria a situação do mundo se a penicilina não fosse descoberta.
Produto da equipe: Fazer uma animação com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://cinerosebudd.files.wordpress.com/2007/11/che-guevara-serna.jpg

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2004/05/10/004.htmhttp://www.guevara.com.br/historia.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Che Guevara e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Che Guevara para a história mundial?
Se Che Guevara ainda fosse vivo e estivesse no Brasil o que ele identificaria como uma bandeira de luta?
Produto da equipe: Fazer uma história em quadrinhos com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://artaban7.files.wordpress.com/2008/07/adam_west.jpg

Para saber mais:
http://vip.abril.com.br/edicoes/280/adam+west+batman+gordo.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batman_(1966)
http://www.adamwest.com/

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Batman:
Quais as diferenças entre o primeiro batman e a versão mais atual do super herói?
O que o Batman representa para o jovem?
Quais são as críticas do grupo em relação a esse super herói?
Produto da equipe: Fazer um boneco em tamanho natural e um painel com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2007/06/129_228-ABAPORU50.jpg

Para saber mais:http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu
http://www.digestivocultural.com/comentarios/default.asp?codigo=3286
http://www.pitoresco.com.br/brasil/tarsila/tarsila.htm

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Abaporu e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Tarsila de Amaral para a história da Arte?
O que representa o Apaboru?
Qual era o contexto artístico em que esta obra foi criada?
Produto da equipe: Fazer várias releituras da obra “Abaporu” e um folheto com o conteúdo de sua pesquisa.

fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_wg3BmAj-bsI/SEMJBST8osI/AAAAAAAACcQ/yJkzs_OBk2M/s400/344px-Mickey_Mouse.jpg

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mickey_Mouse
http://www.disney.com.br/mickey/

Desafio da equipe:Fazer uma pesquisa da história do Mickey Mouse e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância de Mickey Mouse para a indústria do Entretenimento?
Produto da equipe: Fazer uma linha do tempo com as várias facetas de Mickey Mouse com o conteúdo de sua pesquisa e alguns fatos históricos que ocorrerão na mesma data.

fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_LrylFCmjnJo/RmiHlrW5bcI/AAAAAAAAAaE/4Xm9174AbQg/s400/bolero.bmp

Para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bolero_(Ravel)
http://www.administradores.com.br/artigos/o_bolero_de_ravel_e_a_administracao/1509/
http://www.youtube.com/watch?v=3-4J5j74VPw

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história do Bolero de Ravel e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância do Bolero de Ravel para a música clássica?
Produto da equipe: Fazer um clip com o conteúdo da pesquisa.

fonte da imagem: http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/SuplementoLiterario/Image/drummond-site.jpg

Para saber mais:
http://culturabrasil.pro.br/cda.htmhttp://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond04.htm
http://www.folhadosul.com.br/showNews.php?type=5&id=1214

Desafio da equipe:
Fazer uma pesquisa da história de Carlos Drummond e responder as seguintes perguntas:
Qual a importância da obra de Drummond para a poesia?
Qual a interpretação do grupo para a poesia No meio do caminho tinha uma pedra?
Produto da equipe: Preparar um sarau com poesias de Drummond com flashes de sua biografia.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
No meio do caminho Animação/simulação

Recursos Complementares

Encontram–se presente no corpo da aula.

Avaliação

Prepare uma auto-avaliação para cada grupo abordando:
Participação nas atividades
Envolvimento na pesquisa
Integração com os colegas
Colaboração no desafio e no produto final
E após a realização da feira cultural peça para os alunos individualmente elencarem quais foram as principais descobertas sobre os temas abordados.
Faça um diário dos alunos e anote individualmente as dificuldades que cada um deles apresenta durante o processo, retome e prepare intervenções se necessário.