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Negro, sim! Por que não? – reconhecendo a si mesmo e a diversidade racial através da Literatura Infantil.

Autor e Co-autor(es)

Marcia Queiroz da Silva Pires imagem do usuário

CARIACICA - ES EEEFM SAO JOAO BATISTA

Aurely Machado Oliveira,Magale Guns Soares,Maria Aparecida dos Santos Covre,Valdenira Pinto Diniz..

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos delineados a seguir estão conforme o PCN da Língua Portuguesa – séries iniciais: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf  

  • Compreender a cidadania como participação social e política assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.   
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.  
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.   
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Duração das atividades

As atividades ocorrerão em três aulas de 60min cada ou mais conforme necessidade e interesse dos educandos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Domínio básico de leitura e escrita.
  • Continente Africano.
  • História da formação do povo brasileiro.
  • Mapa político da República Federativa do Brasil.
  • A movimentação de emigração, imigração e migração.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula – Apresentando o tema. Os alunos deverão estar sentados em duplas. A docente provocará a curiosidade de todos os meninos escrevendo no quadro branco da sala de aula a frase de Nelson Mandela – “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.” (http://bravoafrobrasil.blogspot.com/). Em seguida a professora fará algumas perguntas desafiadoras: - alguém sabe dizer sobre o que essa frase está falando?; - que tipo de sentimento ela provoca em cada um de nós?; - quem já sofreu algum tipo de preconceito dentro ou fora da escola?; - como foi sua reação?... Após o diálogo informal, a regente de classe lançando mão do seu notebook e datashow da escola[1] exibirá em plena sala de aula a história da “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado. (http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs). Ao término do filme a professora oportunizará algumas manifestações espontâneas dos alunos acerca do que assistiram. Para promover o aprofundamento do estudo (a relação étnico-racial na escola), a professora fará abordagem objetiva, clara e sucinta da Lei 10.639/2003 (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/legislacao.html) primando por uma linguagem comum às crianças e adolescentes. [1] Caso a educadora não possua tais recursos tecnológicos, ela poderá usar o LIED ou a biblioteca da escola; ou ainda, levar o livro impresso para sala de aula e fazer a leitura oral do texto. A estratégia “o contador de história” é muito bem-vinda ao contexto da classe.     

2ª Aula – Propondo e debatendo outras leituras. A turma, dividida em quatro grandes grupos ‘opositores’ um de frente para o outro, deverá ler e debater as obras de Semíramis Paterno – “A cor da vida”, cujo eixo discursivo revela a relação étnico-racial entre os sujeitos históricos e sociais que somos sob o ponto de vista infantil (http://www.relacoesraciaisnaescola.org.br/site/resenhasdosmateriaisdeapoio.html); de Alaíde Lisboa de Oliveira – “A Bonequinha Preta” com foco discursivo envolvendo a produção e comercialização de brinquedos ‘negros’ e/ou ‘pretos’ em nossa sociedade (http://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/BonequinhaPreta#); de Antônio Luiz Ramos Cedraz – “A Turma do Xaxado: tirinha” com ênfase discursiva tanto na questão do preconceito racial quanto no de gênero (http://1.bp.blogspot.com/_Q3_TNgsCQCk/SB-84KUjWOI/AAAAAAAAAAU/fEICzwNVP08/s320/tirinha.jpg) e, por fim, de Emma Damon – “Somos todos diferentes”, cujo norte discursivo perpassa a diversidade como um todo (http://aprendinoji.blogspot.com/2009/06/livro-somos-todos-diferentes.html). Nessa perspectiva, a mediação docente junto aos educandos é substancial para que os objetivos a priori delineados sejam alcançados.          

3ª Aula – Ampliando o horizonte cognitivo do educando. Atividade inicialmente individual e depois socializada em plenária. Buscando agregar valores e informações ao estudo em andamento sobre nossas raízes afro-descendentes, a professora promoverá a leitura e interpretação do poema “Sou negro porque encaro minhas origens” de Genivaldo Pereira dos Santos (http://www.pucrs.br/mj/poema-negro-26.php). 

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA:

 

 

 

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL.

 

Recursos Complementares

Avaliação

Dar-se-á a partir da participação efetiva e interesse de cada educando/a. Logo depois, divididos em duplas, os discentes poderão registrar suas impressões relativas às aulas realizadas via formulário próprio. Conforme ilustração contida no item "Recursos da Aula".