Portal do Professor

Início do Conteúdo

A hist?ria da Independ?ncia atrav?s da arte- decifra-me ou devoro-te

Autor e Co-autor(es)

Grace Luciana Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os fatos que integraram a Independ?ncia do Brasil;
Desenvolver um olhar cr?tico para os fatos hist?ricos;

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar o que os alunos conhecem sobre a Independ?ncia do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

                    Orienta??es did?ticas

A hist?ria de um povo ? resultado de suas lutas, ela ? din?mica e acontece o tempo todo, a conex?o com o passado precisa ser interpretada a luz da cr?tica, pois corremos o risco de interpretar a Hist?ria como um encadeamento de fatores ausentes da reflex?o. Afinal somos frutos da escolha de nossos antepassados e ao mesmo tempo respons?veis pelas futuras gera??es. A pergunta que essa aula prop?e ? a seguinte: O Brasil ? um pa?s independente? Para tal mergulharemos na hist?ria da Independ?ncia ? a arte ser? o canal condutor desta discuss?o. Bom trabalho!

Seq??ncia Did?tica

No portal do professor h? uma anima??o sobre a Independ?ncia do Brasil proposta atrav?s de quadros que retrataram a ?poca.

?

Exposi??o da independ?ncia

O trabalho ser? em grupo e o desafio proposto ? pesquisar a hist?ria da Independ?ncia retratada pelos artistas e fazer um texto com a reflex?o do grupo atrav?s de uma carta enigm?tica, no qual os outros grupos dever?o decifrar e ler.

O desafio para cada grupo ? criar uma carta enigm?tica utilizando os s?mbolos do Word contando a hist?ria de cada per?odo retratado:

1789-1907
1808-1820
1820-1824
1824-1831

Quando todos os grupos interpretados as cartas enigm?ticas dos colegas proponha o seguinte debate: O Brasil ? um pa?s independente?
Pe?a para os alunos trazerem imagens que retratem suas opini?es. Monte um painel.

Como resultado da pesquisa a classe deve escrever um texto de teatro colaborativo sobre a independ?ncia fazendo um paralelo com a hist?ria atual.
Marque a apresenta??o da pe?a e convide a comunidade escolar para debater o tema dessa forma os alunos deixam de ser receptores do conhecimento para promoverem a reflex?o sobre o mesmo.

Recursos Complementares

Avaliação

Individualmente pe?a para cada aluno criar uma hist?ria em quadrinho sobre o que aprendeu a respeito da Independ?ncia. O Software Hagaqu? ? um ?timo programa para tal. Voc? pode obter mais informa??es e inclusive um tutorial do programa em: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/