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Compreendendo os deveres do cidad?o por meio de textos.

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patr?cia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organiza??o pol?tica e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •          Ampliar a capacidade de interpretação de textos com autonomia.
  •          Produzir textos utilizando pesquisa e síntese.
  •          Ler e localizar informações nos textos para interpretar e responder atividades.
  •          Conhecer o Estatuto dos direitos da Criança e do adolescente (ECA)c

Duração das atividades

Quatro aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta são abordados os temas Cidadania, direitos e deveres através da leitura, interpretação e produção de textos.  Leia para as crianças o conceito do dicionário que tiver disponível das palavras: Direito Dever Cidadania.   

Peça que se expressem sobre os conceitos lidos. Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas têm também obrigações a cumprir. A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações.

 Fonte: <http://wata-eh-legal.blogspot.com/2010/02/projeto-cidadania.html>.   

ATIVIDADE 1 -

Leitura Explore com as crianças o site: <http://www.plenarinho.gov.br/plenarinho/cidadania>.  

Organize a turma em grupos de três ou quatro crianças  e divida os subtítulos para que cada grupo leia um dos diferentes textos contidos no site:   

Direitos e deveres

 Educação Fiscal

Participação Eleição

O povo fez acontecer

 Profissões

  •   Cada grupo deverá registrar em uma folha de papel com palavras e/ou desenhos  a interpretação do grupo sobre o texto lido.  
  • Lembre-as de colocar um título no trabalho e o nome das crianças do grupo.
  • Coletivamente, as crianças deverão socializar a interpretação dos textos.         
  • Organize com as crianças um painel na sala de aula com os trabalhos realizados.   

ATIVIDADE 2 – Pesquisa

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

PARA RESPONDER ÀS PERGUNTAS ABAIXO, VOCÊ DEVERÁ PRIMEIRO FAZER UMA PESQUISA NOS SITES:  

http://wata-eh-legal.blogspot.com/2010/02/projeto-cidadania.html  

http://pcdec.sites.uol.com.br/  

http://www2.uol.com.br/ecokids/dircrian.htm     

Leia o texto abaixo:   Desde o momento em que nasce, toda criança se torna cidadã. E por isso, criança também tem direitos. Não é porque são pessoas pequenas que as crianças são menos importantes. Pelo contrário: elas devem receber atenção especial, pois a infância é a fase mais importante da vida. Para que todos tenham uma infância legal, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um conjunto de direitos para as crianças. É a Declaração Universal dos Direitos da Criança, escrita em 1959. Essa declaração assegura que todas as crianças tenham direitos iguais. Elas não podem sofrer distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.

Casa, comida e remédio não podem faltar. Desde o nascimento, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, tem direito a crescer e se desenvolver com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas. A Declaração diz também que as crianças com deficiências físicas ou mentais devem ter tratamento, educação e cuidados especiais.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/alimentacao/index.php3 

AGORA RESPONDA ÀS PERGUNTAS:

O QUE É CIDADANIA?

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QUAIS SÃO OS DEVERES DE UM CIDADÃO?

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QUAIS SÃO OS DIREITOS DA CRIANÇA?  

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AGORA ENTRE NO SITE ABAIXO PARA COLORIR OS DIREITOS DA CRIANÇA http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-direitos-da-crianca/     

ATIVIDADE 3 – Produção textual

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

LEIA O TEXTO ABAIXO:

Para você, o que é ser cidadão? Todos os dias a gente ouve falar em cidadania, em respeito aos direitos do cidadão. Apesar de serem termos muito utilizados, nem sempre sabemos exatamente o que significam. Consultando o dicionário, descobrimos que cidadão é a pessoa que se identifica culturalmente como parte de um território e seus costumes; é aquele que usufrui dos direitos e que cumpre os deveres estabelecidos em lei.  Assim, exercer a cidadania é ter consciência das suas possibilidades e obrigações, é lutar para que o que é justo e correto seja posto em prática, é entender que cada ação tem um efeito para si e para os outros.

Retirado do site: <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/direitos-e-deveres>. 

FAÇA AGORA UM TEXTO PARA REGISTRAR O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES.   

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 * Corrija o texto e peça às crianças para passarem a limpo.

 **Organize com as crianças a encadernação das redações para toda a turma levar para casa.  

Atividade de ampliação   

Com toda a turma, acesse o link: <http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/boas-ideias>. Nele, é proposto que as crianças façam sugestões de ações de cidadania para melhorar o nosso país. Proponha que as crianças pensem o mesmo para a escola. As crianças podem fazer um painel com sugestões de boas maneiras e ações cidadãs para ser fixado na escola. Lembre-as de que não vale somente ter a ideia, é necessário colocar em prática!   

Recursos Complementares

Avaliação

Observe durante a realização das atividades se a criança:

  • Realiza a leitura com autonomia e consegue interpretar as informações dos textos.
  • Produz textos de acordo com a proposta.
  •  Revisa e corrige o próprio texto com autonomia e/ou depois de orientado pelo(a) professor(a).
  • Lê e localiza informações no texto para responder às atividades propostas.
  • Compreende o conceito de cidadania e consegue, ainda que oralmente, expor opiniões e/ou sugestões sobre o tema.