Portal do Professor

Início do Conteúdo

Numeral: conceito e classifica??o

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conceituar e classificar o numeral;
  • identificar o numeral em textos;
  • escrever numerais em palavras;
  • conhecer exemplos de numerais cardinais, ordinais, fracionários, multiplicativos.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substantivos.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias

  • Discuss?es coletivas;
  • pesquisa;
  • quest?es interpretativas.  

Recurso:

  • Computador com internet.

Como motiva??o, o professor perguntar? aos alunos se j? observaram como os n?meros nos cercam. A toda hora perguntam nossa idade, em que lugar queremos chegar na competi??o... e por a? vai. As nossas m?sicas est?o cheias de n?meros tamb?m.

  

Imagem dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/numero-pi/imagens/numero-pi-13.jpg

Atividade 1

O professor convidar? os alunos a acessarem o endere?o abaixo para assistirem e ouvirem Raul Seixas. http://www.youtube.com/watch?v=m_W3uks6be8&feature=related

O professor pedir? que, em seguida, acessem em grupos de tr?s alunos e atendam o que pede o roteiro dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/portugues/numeral.html

ROTEIRO

1- O que s?o numerais?

2- Citem cinco exemplos de: cardinais, ordinais, fracion?rios e multiplicativos.

3- Escrevam em palavras:

16

217

500?

600

300?

artigo 12

104

12?

5 450 126

4- Anedota 1:

   _ Mam?e, vi um caminh?o do tamanho de uma casa.

   _ Menino, voc? precisa de parar com essa mania de exagerar. Eu j? falei isso vinte milh?es de vezes.

Qual a mensagem deste texto? H? nele algum numeral?

5- Anedota 2

A professora pergunta ao pequeno Jo?ozinho se ele j? sabia os n?meros.

-Sei sim! responde ele, rematando: Sei professora, foi o meu pai que me ensinou.

-Muito bem. Ent?o diz-me l? o que vem depois do 3?  

-O Quatro. Responde o Jo?ozinho.                                                                            

-E depois do 6?

-Sete? responde ele todo satisfeito

Diz a professora:

-Mesmo muito bom. O teu pai fez um bom trabalho. E o que vem depois do 10?

-Ora essa? ? o valete!!!

Texto e ilustra??o dispon?veis em: http://pararir.com/joaozinho-e-os-numeros/

6- Acessem: 

http://acadepol.forums-free.com/exercicios-sobre-numeral-t186.html para conclu?rem a s?rie de exerc?cios.

  • Professor, fa?a a corre??o, chamando a aten??o dos alunos para o que significa saberem usar os numerais tamb?m fora da escola.

Atividade 3

Convide-os ent?o a acessar   http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/12/histrias-para-o-rei.html

Hist?rias para o rei  

Nunca podia imaginar que fosse t?o agrad?vel a fun??o de contar hist?rias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomea??o colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imagina??o, e at? me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as hist?rias me jorrassem da boca ? maneira de ?gua corrente. Nem carecia invent?-las. Inventavam-se a si mesmas.

Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas hist?rias que n?o havia tempo para apreci?-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha fac?ndia uma qualidade, passou a consider?-la defeito, e ordenou que eu s? contasse meia hist?ria por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois n?o sabia inventar meia hist?ria. Minha insufici?ncia desagradou, e fui substitu?do por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.

[de Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plaus?veis]

?

  • O professor dever? xerocar as quest?es abaixo para os alunos para que eles, depois da leitura e da explora??o oral sobre o texto as fa?am.

1- O texto conta uma hist?ria que, apesar de breve, ? cheia de mudan?as. O narrador diz no in?cio que estava feliz em sua fun??o. Depois o que ocorreu?

2- Se o Rei estava gostando inicialmente das hist?rias do narrador, por que mudou de opini?o?

3- A Rainha n?o poderia ter uma ideia melhor? Qual seria? Ajude-a.

4- Sobre o que diz o narrador: "Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as hist?rias me jorrassem da boca ? maneira de ?gua corrente. Nem carecia invent?-las. Inventavam-se a si mesmas". Eu posso entender que quanto mais uma pessoa escreve fica melhor para escrever? Justifique.

5- H? no texto um ?nico numeral. Localize-o.

  • O professor encerrar? a atividade, lembrando-se de que dever? voltar aos numerais que oferecem mais dificuldades.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, avalie o envolvimento e o empenho da sala na resolução das atividades.