Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Substantivos.
Estrat?gias
Recurso:
Como motiva??o, o professor perguntar? aos alunos se j? observaram como os n?meros nos cercam. A toda hora perguntam nossa idade, em que lugar queremos chegar na competi??o... e por a? vai. As nossas m?sicas est?o cheias de n?meros tamb?m.
Imagem dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/numero-pi/imagens/numero-pi-13.jpg
Atividade 1
O professor convidar? os alunos a acessarem o endere?o abaixo para assistirem e ouvirem Raul Seixas. http://www.youtube.com/watch?v=m_W3uks6be8&feature=related
O professor pedir? que, em seguida, acessem em grupos de tr?s alunos e atendam o que pede o roteiro dispon?vel em: http://www.algosobre.com.br/portugues/numeral.html
ROTEIRO
1- O que s?o numerais?
2- Citem cinco exemplos de: cardinais, ordinais, fracion?rios e multiplicativos.
3- Escrevam em palavras:
16 |
217 |
500? |
600 |
300? |
artigo 12 |
104 |
12? |
5 450 126 |
4- Anedota 1:
_ Mam?e, vi um caminh?o do tamanho de uma casa.
_ Menino, voc? precisa de parar com essa mania de exagerar. Eu j? falei isso vinte milh?es de vezes.
Qual a mensagem deste texto? H? nele algum numeral?
5- Anedota 2
A professora pergunta ao pequeno Jo?ozinho se ele j? sabia os n?meros.
-Sei sim! responde ele, rematando: Sei professora, foi o meu pai que me ensinou.
-Muito bem. Ent?o diz-me l? o que vem depois do 3?
-O Quatro. Responde o Jo?ozinho.
-E depois do 6?
-Sete? responde ele todo satisfeito
Diz a professora:
-Mesmo muito bom. O teu pai fez um bom trabalho. E o que vem depois do 10?
-Ora essa? ? o valete!!!
Texto e ilustra??o dispon?veis em: http://pararir.com/joaozinho-e-os-numeros/
6- Acessem:
http://acadepol.forums-free.com/exercicios-sobre-numeral-t186.html para conclu?rem a s?rie de exerc?cios.
Atividade 3
Convide-os ent?o a acessar http://grupocontoaconto.blogspot.com/2007/12/histrias-para-o-rei.html
Hist?rias para o rei
Nunca podia imaginar que fosse t?o agrad?vel a fun??o de contar hist?rias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomea??o colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imagina??o, e at? me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as hist?rias me jorrassem da boca ? maneira de ?gua corrente. Nem carecia invent?-las. Inventavam-se a si mesmas.
Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas hist?rias que n?o havia tempo para apreci?-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha fac?ndia uma qualidade, passou a consider?-la defeito, e ordenou que eu s? contasse meia hist?ria por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois n?o sabia inventar meia hist?ria. Minha insufici?ncia desagradou, e fui substitu?do por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
[de Carlos Drummond de Andrade, em Contos Plaus?veis]
?
1- O texto conta uma hist?ria que, apesar de breve, ? cheia de mudan?as. O narrador diz no in?cio que estava feliz em sua fun??o. Depois o que ocorreu?
2- Se o Rei estava gostando inicialmente das hist?rias do narrador, por que mudou de opini?o?
3- A Rainha n?o poderia ter uma ideia melhor? Qual seria? Ajude-a.
4- Sobre o que diz o narrador: "Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as hist?rias me jorrassem da boca ? maneira de ?gua corrente. Nem carecia invent?-las. Inventavam-se a si mesmas". Eu posso entender que quanto mais uma pessoa escreve fica melhor para escrever? Justifique.
5- H? no texto um ?nico numeral. Localize-o.
Professor, avalie o envolvimento e o empenho da sala na resolução das atividades.