![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar os animais em extin??o;
Conhecer os perigos da extin??o para os seres vivos;
Conscientizar sobre a import?ncia da preserva??o ambiental;
Despertar o interesse pelos problemas ambientais.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Atividade 1: Os animais e suas moradias.
1. Para introduzir a tem?tica sobre os animais em extin??o, procure saber o que os alunos j? conhecem sobre o assunto. Primeiramente, separe figuras/imagens de diferentes animais que encontram-se em extin??o, pode-se levar um diferente para cada aluno. Coloque as imagens em uma caixa ou saco de tecido escuro, cuide para que as crian?as n?o consigam ver o que tem dentro. Assim, em uma roda de conversa, pe?a para que cada crian?a retire um papel da caixa ou saco. A partir, desta primeira observa??o, fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a provocar a socializa??o de seus conhecimentos sobre os animais que conhecem e se j? ouviram algo a respeito de ?extin??o?. Sugerem-se as seguintes quest?es:
- Voc? conhece esse animal da figura?
- Qual animal voc? acha que ele ??
- Quais s?o suas caracter?sticas?
- Todos n?s moramos em um lugar n?o ? mesmo? Alguns em casa, outros em apartamentos? E esses animais? Como ser? que ? onde eles moram?
- Voc? j? o viu em algum lugar? Onde?
?
2. Com o aux?lio de massa de modelar, oriente cada aluno a reproduzir o animal da figura que ele escolheu aleatoriamente, de modo a modelar tamb?m, o local que ele acredita que este animal vive.
?
3. Com base nessa primeira apresenta??o, com as crian?as munidas de suas figuras, oriente-as a realizarem com a ajuda de seus familiares uma pesquisa sobre esses animais, o que poder? ser feito na Biblioteca da Escola ou na Sala de Inform?tica. Para isso, entregue uma folha na qual contenha:
- Nome do Animal:
- Local em que vive:
- Sua alimenta??o:
- As caracter?sticas do local em que vive:
- Mais alguma informa??o que ache necess?ria:
* ? interessante pedir para que as crian?as, al?m da escrita dos familiares na folha, trazerem tamb?m imagens sobre cada um dos itens, para facilitar a visualiza??o pelos colegas.
?
4. Ao trazerem os dados da pesquisa realizada com os familiares, em uma nova roda de conversa, o professor ser? o leitor da turma, socializando assim, todas as informa??es descobertas por cada crian?a. Para que possam visualizar as informa??es dos colegas, construa um painel em formato de tabela, da seguinte maneira:
?
ANIMAL | HABITAT | ALIMENTA??O | DEMAIS DESCOBERTAS |
Arara Azul (colagem de figura) |
Florestas tropicais (colagem de figura) |
Frutas, sementes, insetos e castanhas. (colagem de figura) |
Seu peso varia entre 3 a 5 kg ? |
?
5. A partir do registro das descobertas dos alunos sobre as moradias e as principais caracter?sticas desses animais, construa com os alunos uma Televis?o de Papel?o, contemplando a imagem do animal em suas principais caracter?sticas e em seu habitat, tendo como base as pesquisa feita pelas crian?as. Sendo assim, cada uma ir? em uma folha de papel desenhar seu animal, as caracter?sticas e o habitat do mesmo. Depois com todos os desenhos em m?os, e com a ajuda das crian?as, confeccionem a Televis?o.
*Para maiores orienta??es sobre a constru??o da Televis?o de papel?o, acesse: http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=745
N?o se esque?am de enfeitar a televis?o. Quando estiver pronta, pode-se fazer uma apresenta??o na sala, assim, conforme chegue for chegando em cada animal, oriente a crian?a que ficou respons?vel por este em ir falando um pouco sobre suas caracter?sticas e habitat.
?
**Para aprofundar o tema sobre os Animais e Suas Moradias, pode-se consultar os seguintes livros:
- CAMM, Martin. Perguntas e Curiosidades ? Moradia dos Animais. Editora: Girassol.
Fonte: Editora Girassol
?
- TAYLOR, Barbara. Ci?ncia em 3D ? Animais e suas Moradias. Editora: Girassol.
Fonte: Editora Girassol
?
Atividade 2: Extin??o? Voc? j? ouviu essa palavra?
1. A partir das descobertas realizadas na atividade anterior, introduza os conceitos relativos ? extin??o. Para isso, aguce a curiosidade das crian?as em descobrir mais informa??es sobre esses animais. Desta forma, inicie dizendo que um amigo lhe falou que alguns animais est?o em perigo, que eles poder?o nunca mais existir, mostre sua indigna??o e surpresa, e na sequ?ncia afirme que foi deixado um v?deo com as fotos desses animais.
Mostre o v?deo ?s crian?as, e atente para que todos os animais que foram escolhidos e trabalhos na atividade anterior estejam presentes nos recursos utilizados.
Como sugest?o, pode-se utilizar os seguintes recursos para discutir a tem?tica de Animais em perigo de extin??o:
?
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=osqB-J8ZryE
http://www.youtube.com/watch?v=psBsWjS23mk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=TkoTgEkMB-Y
http://www.youtube.com/watch?v=m6jml5fj0aA&feature=related
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-amazonia.html
?
** Outro recurso que pode ser utilizado para mostrar ?s crian?as quais s?o os animais em perigo, ? o Jogo da Mem?ria destes animais. Para acessa-lo, utilize o link abaixo:
- http://-http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm
?
2. Ap?s assistirem o v?deo, fa?a uma nova roda de conversa, discuta com as crian?as:
- Voc?s conhecem esses animais que aparecem no v?deo?
- Quais s?o eles?
- Por que ser? que eles est?o em perigo?
- O que poder? acontecer com eles?
- Quais s?o os fatores que deixam esses animais em perigo?
- Voc?s j? ouviram falar em extin??o?
- O que significa essa palavra?
?
3. Anote as hip?teses das crian?as em um cartaz, para ser usado posteriormente.
?
4. Sistematize o conceito de extin??o para os alunos. Para isso, com o aux?lio de fantoches explique ?s crian?as que esses animais est?o em extin??o, isto significa que estes tipos (esp?cies) de animais est?o deixando de existir, ou seja, esses tipos de animais poder?o acabar em breve no nosso planeta, caso nada seja feito. Neste momento, elenque com a ajuda dos alunos os diferentes fatores que levam a extin??o desses animais. Assim, divida-os em grupos de 4 ou 5 alunos, e pe?a para que cada grupo, construa uma maquete sobre os perigos a que esses animais est?o submetidos. Sugere-se alguns ?perigos? para que as crian?as representem, como:
a) Desmatamento;
b) Polui??o;
c) Ca?a;
d) Tr?fico ilegal;
Etc.
?
Materiais necess?rios para a montagem das maquetes:
- cola;
- tesoura;
- tiras de papel;
- massinha de modelar;
- cola colorida;
- glitter;
- lantejoulas;
- peda?os de EVA;
- tecido;
- hidrocor;
- tinta;
- galhos secos;
- flores;
- terra;
- grama;
- Pl?stico;
- Madeira;
- Papel;
etc.
?
Atividade 3: Cuidando de nossos animais...
1. A partir da compreens?o dos fatores que levam a extin??o dos animais, neste momento, busca-se apresentar e discutir com as crian?as maneiras de cuidarmos de cada um deles. Para isso, em uma nova roda de conversa, ainda munidos dos animais escolhidos na primeira atividade, questione ?s crian?as formas para cuidar e protege-los. Sugerem-se, assim, as seguintes quest?es:
- O que podemos fazer para proteger esses animais?
- Como podemos cuidar para que este n?o desapare?a?
- Como deveria estar ?sua casa? (seu habitat)?
?
2. Com base nessa discuss?o, anote as hip?teses das crian?as sobre as solu??es encontradas para ajudar os animais. A partir destas, sugira a constru??o de uma propaganda que conscientize a todos sobre os perigos que esses animais est?o submetidos e a import?ncia de todos ajudarem.
Desta forma, cada crian?a munida do animal escolhido na primeira atividade, dever? criar uma propaganda para ajuda-lo. Entregue meia cartolina a cada crian?a, e com o aux?lio de diferentes materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc. Oriente cada aluno a produzir uma propaganda chamando a aten??o para que todos ajudem a cuidar dos animais.
?
3. Ao final, exponha os trabalhos das crian?as pela escola.
?
*Sugest?es de livros que poder?o ser utilizados nesta aula:
TERNI, Fabio. Bicharada em perigo. Editora: Girafinha.
Fonte: Editora Girafinha
?
WETTER, Bernard de. Animais em perigo. Editora: Girassol.
Fonte: Editora Girassol
?
YABU, Fabio. Princesas do mar ? Tartarugas em Perigo. Editora: Panda Books.
Fonte: Panda Books
?
** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Por que os animais entraram em extin??o? | ?udio |
Conserva??o pra qu?? | ?udio |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http:// http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: a partir de todos os trabalhos realizados pelas crian?as durante esta aula, organize com os alunos uma dramatiza??o, na qual cada crian?a represente o animal que ficou respons?vel durante toda a aula, contando suas principais caracter?sticas e os perigos pelo quais vem passando. Para enfeitar a dramatiza??o exponha: Modelagem da ?moradia?dos animais; o painel; a televis?o de papel?o; as maquetes; e as propagandas. Pe?a para que os alunos expliquem seus trabalhos aos demais colegas da escola ou at? mesmo para toda comunidade.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.