Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Ciclo da ?gua

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar a presen?a da ?gua no Planeta e sua utilidade para vida humana;

Reconhecer processos e etapas do ciclo da ?gua;

Compreender a import?ncia de economizarmos ?gua.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 dias, com 20 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Destaca-se a necessidade do trabalho com os Estados F?sicos da ?gua, de modo que os alunos, antes dessa aula, j? possam identificar os diferentes estados e suas caracter?sticas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A import?ncia da ?gua em nossa vida

1. Para introduzir a tem?tica, aguce a curiosidade das crian?as sobre o tema. Para isso, inicie colocando algumas m?sicas sobre ?gua, as quais podem ser encontradas no CD ?Tibum no mundo? da Palavra Cantada, dispon?vel em: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo

Tibum no Mundo

Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/ver/39/Tibum-no-Mundo

2. Em uma roda de conversa, questione:

- Para que serve a ?gua?

- Para que precisamos de ?gua?

Liste na lousa todas as utilidades atribu?das pelas crian?as ? agua, como: lavar roupa; tomar banho; fazer comida; escovar os dentes; lazer; etc. Depois pe?a para que cada uma escolha uma dessas utilidades e ilustre, utilizando-se de diferentes materiais como: guache, hidrocor; giz de cera; l?pis de cor; EVA; etc.

?

3. Agora procure focar na forma em que a ?gua ? encontrada na natureza. Para isso, em uma roda de conversa pergunte aos alunos:

- Em que locais encontramos ?gua?

- Como ela chega at? nossa casa?

- Ela muda de estado?

- Quais estados podemos encontra-la?

Ap?s esses questionamentos, discuta com os alunos os Estados f?sicos da ?gua, e pe?a para que em seus cadernos ou em uma folha, desenhem os tr?s estados: s?lido, l?quido e gasoso. Para relembrar os estados em que podemos encontrar a ?gua, pode-se apresentar para as crian?as o seguinte v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=omd8M2zIwYk

?

Atividade 2: O Ciclo da ?gua

1. Em uma nova roda de conversa questione:

- Mas o que acontece com a ?gua?

- Quando ela vira vapor, ela desaparece e n?o volta nunca mais?

- Ser? que a ?gua pode sair de dentro da Terra?

- Se ela sai porque a ?gua n?o acaba?

- Ent?o, como ela volta?

- E a chuva, como que ocorre?

?

2.  Assim, ap?s as crian?as responderem a estas quest?es, em duplas ou grupos pe?a para que criem uma ideia referente ao que acontece com a ?gua no Planeta, e em seguida, desenhem suas hip?teses numa folha sulfite. Ao final, pe?a para que cada dupla exponha suas ideias a toda turma, de modo discutir e a entrarem em um consenso sobre a ideia mais plaus?vel. Anote a ideia ?vencedora? na lousa.

?

3. Apresente ?s crian?as como ? o ciclo da ?gua. Para isso, pode-se, com o aux?lio de um flanel?grafo, contar a seguinte hist?ria: BRANCO, Sandra. Ventinho Gostoso e a Gotinha de Orvalho. Editora: Scipione.

?

Ventinho gostoso, gotinha de orvalho

Fonte: http://www.scipione.com.br

?

Pode-se tamb?m, utilizar o seguinte v?deo: ?O ciclo da ?gua?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=yzLyJxXAyH4&feature=fvst

?

4. Ap?s a apresenta??o sobre como ? o ciclo da ?gua, com massa de modelar, pe?a para que as crian?as o modelem. Ou pode ser entregue, um quebra-cabe?a ?s crian?as, com as diferentes etapas do ciclo da ?gua embaralhadas, para que elas ordenem.

?

Atividade 3: Economizar ?gua

1. Discuta com os alunos sobre a import?ncia de economizarmos ?gua. Relembre com eles todas as atividades em que a ?gua ? crucial em nossa vida. E assim, traga novos questionamentos para que as crian?as reflitam:

- O que fazemos que possa estar desperdi?ando ?gua?

- Como podemos economiz?-la?

- Por que ? importante economizar ?gua?

?

2. Ap?s a conversa e com base no que as crian?as falaram, apresente a elas os seguintes v?deos:

-  Turma da M?nica ?Economizar ?gua?, dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related

- ?Doki, conservando a ?gua?, dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=6pDmRdlPLfE

?

3. Divida os alunos em grupos de 3 ou 4 crian?as e lhes entregue um desafio. Cada grupo dever? escolher uma das formas de economizarmos ?gua e fazer um cartaz em uma cartolina, com o aux?lio de diversos materiais, como: figuras de jornais e/ou revistas; tecidos; tiras de EVA; giz de cera; hidrocor; guache; algod?o; folhas coloridas; etc.

?

* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Livros:

- ADRIAO, Renata. Bolha de emo??o, meia na ?gua e sab?o. Editora: Paulinas, 2009.

- CARVALHO, Dorindo. A ?gua. Editora: Instituto Piaget, 2008.

- CRUZ, Therezinha. ?gua de beber, ?gua de viver. Editora: FTD, 2003.

- FELZENSZWALB, Israel. A ?gua. Editora: Vieira & Lent, 2011.

- FERRAZ, Eucanaa. ?gua sim. Companhia das Letras, 2011.

-GARCEZ, Cristina. A ?gua. Editora: Callis, 2010

- SALGUEIRO, Bia. ?gua um bem precioso. Zit Editora, 2008.

?

b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.

?

Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: a constru??o de um cartaz coletivo sobre o ciclo da ?gua. Para isso, em uma folha grande de papel craft e com o aux?lio de diferentes materiais, como: EVA; folhas coloridas; algod?o; tecidos; guache; etc. pe?a para que os alunos conjuntamente montem o cartaz. Se necess?rio divida as atividades entre eles, de modo que todos possam participar.

- Outra atividade que poder? ser realizada ? a encena??o de um teatro que abarque todos os conceitos discutidos em aula, desde a import?ncia da ?gua, at? seu ciclo e a necessidade de economizarmos. A escrita da pe?a pode ser feita coletivamente pela turma, assim como, a confec??o dos acess?rios para a encena??o, a qual poder? ser feita a toda a escola.

?

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.