Portal do Professor

Início do Conteúdo

Going Around! ? Quais os meios de transporte voc? usa?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o auditiva e leitura
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o escrita
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Escrita e produ??o oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Conhecer as opções de transporte nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.   

2. Desenvolver vocabulário relacionado aos meios de transporte (ex: plane – avião, car – carro) pela leitura e produção de textos simples.

Duração das atividades

Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Estratégias de leitura.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVA??O   

Par dar in?cio ?s atividades destas aulas, o professor exibir? o v?deo ?ESL Transportation Vocabulary?, com a dura??o de 1:40min, em que s?o apresentados os seguintes meios de transporte:   

Car - carro

Van - van

Airplane - avi?o

Train - trem Ambulance ? ambul?ncia

Dump truck ? caminh?o basculante

Helicopter - helic?ptero

Motorcycle - motocicleta

Motorhome ? motorhome

Moving van ? caminh?o de mudan?a

Pick up truck ? pick up

Bus ? ?nibus

School bus ? ?nibus escolar

Semi truck ? caminh?o semi-reboque, caminh?o road

Bicycle ? bicicleta

SUV ? Ve?culos Utilit?rios Esportivos

Tow truck - guincho

Taxi - t?xi   

RECURSO ? V?deo ?ESL Transportation Vocabulary?

http://www.youtube.com/watch?v=sV87bnWbT_w&feature=related (Fig. 1)    

Figura 1 ? Imagem do Recurso   

OBSERVA??O: o v?deo poder? ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!   

?

Durante a exibi??o do v?deo, o professor ler? os nomes dos meios de transporte e repetir? com os alunos.   Finalizado o v?deo, o professor dividir? os alunos em grupos de tr?s a quatro integrantes para que debatam a respeito do tema ?transportation- transportes?, a partir das seguintes quest?es norteadoras:   

How do you go to school or work?  - Como voc? vai ? escola ou trabalho?

Do you often take the bus? Where do you go? ? Voc? geralmente pega ?nibus? Onde voc? vai?

Which types of public transportation do you often use? ? Quais tipos de transporte p?blico voc? usa com frequ?ncia?

Do you sometimes feel sick when you ride a boat, plane, or car? ? Voc? ?s vezes se sente enjoado quando anda de barco, avi?o ou carro?

Can you drive a car?  - Voc? sabe dirigir?       

(quest?es adaptadas de:  http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=484&Itemid=108 Acesso em 12 de dezembro de 2010).   

?

Durante as discuss?es poder?o surgir d?vidas quanto ao vocabul?rio referente a transporte. Assim, poder?o ser acessados os seguintes sites:   

?

RECURSO ? Sites para Consulta   

http://www.learnenglish.de/vocabulary/transport.htm    

http://www.myenglishpages.com/site_php_files/vocabulary-lesson-travel.php    

http://www.esl-lab.com/vocab/v-trans.htm    

Para finalizar esta etapa, sob a supervis?o e orienta??o do professor os grupos que se sentirem ? vontade, em aula aberta comentar?o sobre suas ideias ? respeito do tema proposto.   

?

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, o professor propor? que os alunos, novamente divididos em grupos de tr?s a quatro integrantes, pesquisem sobre os meios de transporte no Brasil e no Mundo.   

RECURSO ? Sites para Pesquisa   

http://en.wikipedia.org/wiki/Transport_in_Brazil    

http://www.transportes.gov.br/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transportes_do_Brasil    

http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm    

http://www.country-data.com/cgi-bin/query/r-1685.html    

http://worldtransport.blogspot.com/    

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm    

http://www.internationaltransportforum.org/    

http://en.wikipedia.org/wiki/Transport (Fig. 2)    

Figura 2 ? Imagem do Recurso   

?

Durante a realiza??o das atividades, o professor dever? circular entre os grupos supervisionando e orientando a explora??o dos sites propostos, bem como para esclarecer d?vidas caso estas surjam.   

Cada grupo dever? escrever um par?grafo em Ingl?s como um resumo de suas conclus?es.   

Para a realiza??o da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o ?BrOffice Writer? (dispon?vel no pacote de programas do BrOffice) , uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organiza??o.   

RECURSO ? BrOffice Writer

http://www.broffice.org/ (Fig. 3)

Figura 3 ? Imagem do Recurso Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.   

?

Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:   

The people use different kinds of transportation around the world. In Brazil, many people have cars. (As pessoas usam diferentes tipos de transporte. No Brasil muitas pessoas t?m carros.)    

Finalizando este momento, os alunos apresentar?o e discutir?o as suas descobertas a respeito do tema, lendo seus par?grafos em aula aberta, sob a supervis?o do professor.   

?

?

ATIVIDADE 2

Nesta etapa, os alunos produzir?o v?deos a partir dos textos que criaram. Para tanto, os grupos dever?o criar cenas em Ingl?s que ilustrem o uso dos meios de transporte, produzi-las e grav?-las, criando uma esp?cie de filme ou document?rio. Nesta fase, ser? importante que o professor instigue os grupos a comentarem tamb?m sobre os meios de transporte mais usados na regi?o em que vivem, entrevistando moradores, ou observando alguma regi?o da cidade, por exemplo.   

Durante a elabora??o do v?deo, o professor dever? orientar quanto a pron?ncia, ritmo e entona??o das falas, e trabalhar em conjunto com o professor de Artes para orienta??es relacionadas com a produ??o de cen?rio e figurino, bem como sobre o uso da voz (entona??o) e do corpo (postura).   

Figura 4 ? Alunos Gravando V?deo

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Jskj4SSUPPU/SnYsU4LuLoI/AAAAAAAAASg/fK-T-MezuBc/S692/minhas+fotos+bita+166.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.

?

Sob a supervis?o do professor os alunos dever?o gravar seus v?deos para serem apresentados ? turma. Para tanto poder?o ser usados equipamentos como c?meras filmadoras, c?meras fotogr?ficas ou celulares.   

Dando seq??ncia, os v?deos ser?o editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orienta??es sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:   

?

RECURSO Tutorial Widows Movie Maker

http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker    

?

ATIVIDADE 3 

Para finalizar as atividades destas aulas, cada grupo receber? um n?mero. Os v?deos ser?o apresentados seguindo a ordem num?rica dos grupos.  Sugerimos que se utilize equipamento ?Data Show? para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresenta??es.   Ao final de cada exibi??o, o grupo ter? a oportunidade de ouvir coment?rios sobre o v?deo produzido e o professor far? as interven??es que julgar necess?rias, visando orientar e organizar os trabalhos.     

?

SUGEST?O   

Publicar os v?deos produzidos em um blog da turma.   

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do idioma Inglês em suas formas oral e escrita.