Andr?a Marques Le?o Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o auditiva e leitura |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Compreens?o escrita |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Escrita e produ??o oral |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o oral |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
1.Conhecer as opções de transporte nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.
2. Desenvolver vocabulário relacionado aos meios de transporte (ex: plane – avião, car – carro) pela leitura e produção de textos simples.
- Estratégias de leitura.
MOTIVA??O
Par dar in?cio ?s atividades destas aulas, o professor exibir? o v?deo ?ESL Transportation Vocabulary?, com a dura??o de 1:40min, em que s?o apresentados os seguintes meios de transporte:
Car - carro
Van - van
Airplane - avi?o
Train - trem Ambulance ? ambul?ncia
Dump truck ? caminh?o basculante
Helicopter - helic?ptero
Motorcycle - motocicleta
Motorhome ? motorhome
Moving van ? caminh?o de mudan?a
Pick up truck ? pick up
Bus ? ?nibus
School bus ? ?nibus escolar
Semi truck ? caminh?o semi-reboque, caminh?o road
Bicycle ? bicicleta
SUV ? Ve?culos Utilit?rios Esportivos
Tow truck - guincho
Taxi - t?xi
RECURSO ? V?deo ?ESL Transportation Vocabulary?
http://www.youtube.com/watch?v=sV87bnWbT_w&feature=related (Fig. 1)
Figura 1 ? Imagem do Recurso
OBSERVA??O: o v?deo poder? ser salvo para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
?
Durante a exibi??o do v?deo, o professor ler? os nomes dos meios de transporte e repetir? com os alunos. Finalizado o v?deo, o professor dividir? os alunos em grupos de tr?s a quatro integrantes para que debatam a respeito do tema ?transportation- transportes?, a partir das seguintes quest?es norteadoras:
How do you go to school or work? - Como voc? vai ? escola ou trabalho?
Do you often take the bus? Where do you go? ? Voc? geralmente pega ?nibus? Onde voc? vai?
Which types of public transportation do you often use? ? Quais tipos de transporte p?blico voc? usa com frequ?ncia?
Do you sometimes feel sick when you ride a boat, plane, or car? ? Voc? ?s vezes se sente enjoado quando anda de barco, avi?o ou carro?
Can you drive a car? - Voc? sabe dirigir?
(quest?es adaptadas de: http://www.headsupenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=484&Itemid=108 Acesso em 12 de dezembro de 2010).
?
Durante as discuss?es poder?o surgir d?vidas quanto ao vocabul?rio referente a transporte. Assim, poder?o ser acessados os seguintes sites:
?
RECURSO ? Sites para Consulta
http://www.learnenglish.de/vocabulary/transport.htm
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/vocabulary-lesson-travel.php
http://www.esl-lab.com/vocab/v-trans.htm
Para finalizar esta etapa, sob a supervis?o e orienta??o do professor os grupos que se sentirem ? vontade, em aula aberta comentar?o sobre suas ideias ? respeito do tema proposto.
?
ATIVIDADE 1
Continuando a atividade anterior, o professor propor? que os alunos, novamente divididos em grupos de tr?s a quatro integrantes, pesquisem sobre os meios de transporte no Brasil e no Mundo.
RECURSO ? Sites para Pesquisa
http://en.wikipedia.org/wiki/Transport_in_Brazil
http://www.transportes.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transportes_do_Brasil
http://www.brasilescola.com/geografia/transportes.htm
http://www.country-data.com/cgi-bin/query/r-1685.html
http://worldtransport.blogspot.com/
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/brincar/programas/tema3.htm
http://www.internationaltransportforum.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Transport (Fig. 2)
Figura 2 ? Imagem do Recurso
?
Durante a realiza??o das atividades, o professor dever? circular entre os grupos supervisionando e orientando a explora??o dos sites propostos, bem como para esclarecer d?vidas caso estas surjam.
Cada grupo dever? escrever um par?grafo em Ingl?s como um resumo de suas conclus?es.
Para a realiza??o da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o ?BrOffice Writer? (dispon?vel no pacote de programas do BrOffice) , uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organiza??o.
RECURSO ? BrOffice Writer
http://www.broffice.org/ (Fig. 3)
Figura 3 ? Imagem do Recurso Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.
?
Por exemplo, um dos textos produzidos poderia ser o seguinte:
The people use different kinds of transportation around the world. In Brazil, many people have cars. (As pessoas usam diferentes tipos de transporte. No Brasil muitas pessoas t?m carros.)
Finalizando este momento, os alunos apresentar?o e discutir?o as suas descobertas a respeito do tema, lendo seus par?grafos em aula aberta, sob a supervis?o do professor.
?
?
ATIVIDADE 2
Nesta etapa, os alunos produzir?o v?deos a partir dos textos que criaram. Para tanto, os grupos dever?o criar cenas em Ingl?s que ilustrem o uso dos meios de transporte, produzi-las e grav?-las, criando uma esp?cie de filme ou document?rio. Nesta fase, ser? importante que o professor instigue os grupos a comentarem tamb?m sobre os meios de transporte mais usados na regi?o em que vivem, entrevistando moradores, ou observando alguma regi?o da cidade, por exemplo.
Durante a elabora??o do v?deo, o professor dever? orientar quanto a pron?ncia, ritmo e entona??o das falas, e trabalhar em conjunto com o professor de Artes para orienta??es relacionadas com a produ??o de cen?rio e figurino, bem como sobre o uso da voz (entona??o) e do corpo (postura).
Figura 4 ? Alunos Gravando V?deo
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Jskj4SSUPPU/SnYsU4LuLoI/AAAAAAAAASg/fK-T-MezuBc/S692/minhas+fotos+bita+166.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.
?
Sob a supervis?o do professor os alunos dever?o gravar seus v?deos para serem apresentados ? turma. Para tanto poder?o ser usados equipamentos como c?meras filmadoras, c?meras fotogr?ficas ou celulares.
Dando seq??ncia, os v?deos ser?o editados. Sugerimos o uso da ferramenta Windows Movie Maker ou similares. Orienta??es sobre como usar o Windows Movie Maker podem ser acessadas em:
?
RECURSO Tutorial Widows Movie Maker
http://www.tutomania.com.br/tutorial/tutorial-avancado-de-windows-movie-maker
?
ATIVIDADE 3
Para finalizar as atividades destas aulas, cada grupo receber? um n?mero. Os v?deos ser?o apresentados seguindo a ordem num?rica dos grupos. Sugerimos que se utilize equipamento ?Data Show? para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresenta??es. Ao final de cada exibi??o, o grupo ter? a oportunidade de ouvir coment?rios sobre o v?deo produzido e o professor far? as interven??es que julgar necess?rias, visando orientar e organizar os trabalhos.
?
SUGEST?O
Publicar os v?deos produzidos em um blog da turma.
Dicion?rio portugu?s-ingl?s
RECURSO - Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpretação de textos e o uso adequado do idioma Inglês em suas formas oral e escrita.