Portal do Professor

Início do Conteúdo

Telling a painting story ? qual o significado de um quadro?

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o auditiva e leitura
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Compreens?o escrita
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Estrangeira Escrita e produ??o oral
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.      Avaliar e dar significado ?s diferentes formas de manifesta??o art?stica   

2.      Explorar o simbolismo da pintura como manifesta??o art?stica   

3.      Reconhecer e usar vocabul?rio relacionado a cores e formas em L?ngua Inglesa (ex: red ? vermelho, square ? quadrado)   

4.      Reconhecer a forma e usar adjetivos em L?ngua Inglesa (ex: big ? grande)   

5.      Produzir textos orais e escritos em Ingl?s inspirados por quadros (expostos em um museu de arte)   

Refer?ncias:

http://www.smithsonianeducation.org/educators/lesson_plans/collect/telpai/telpai0a.htm e

http://www.skyline-english.com/PDFs/Writing/SK005C_lesson1.pdf  

Duração das atividades

Aproximadamente 04 (quatro) horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de trabalho com conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

MOTIVA??O  

Par dar in?cio ?s atividades destas aulas, o professor perguntar?, em aula aberta, aos alunos se eles j? visitaram algum museu ou alguma exposi??o de arte, o que acharam e por qu?. Os alunos manifestar?o suas opini?es livremente.   Em seguida, o professor ler? com os alunos o texto ?O que ? arte??, discutindo as ideias apresentadas.   

RECURSO ? Texto ?O que ? arte??

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=192 (Fig. 1)    

Figura 1 ? Imagem do Recurso   

Finalizando este momento, o professor dir? aos alunos que explorar?o um pouco mais sobre uma manifesta??o art?stica especifica: a pintura.   

?

ATIVIDADE 1   

Continuando a atividade anterior, o professor propor? que os alunos, divididos em grupos de tr?s a quatro integrantes, escolham, em sites de museus e galerias de arte, uma pintura que mais lhes chamou a aten??o.  

RECURSO ? Museus e Galerias de Arte   

http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp    

http://www.metmuseum.org/    

http://www.tate.org.uk/learning/worksinfocus/    

http://www.moma.org/ (Fig. 2)    

http://www.mam.ba.gov.br/    

http://www.mam.org.br/2008/portugues/acervoOnLine.aspx    

http://pintoresfamosos.juegofanatico.cl/    

http://www.guggenheim.org/    

Figura 2 ? Imagem do Recurso   

Para a escolha da pintura, os alunos dever?o se basear nas seguintes quest?es norteadoras:   

What does this picture show? (O que esta pintura mostra?)  

How was it made? (Como ela foi feita?)

What does it mean? (O que ela significa?)

Do you like it? Why? (Voc? gosta dela? Por qu??)   

Durante a realiza??o das atividades, o professor dever? circular entre os grupos supervisionando e orientando a explora??o dos sites propostos.   

Ao final desta etapa, em aula aberta cada grupo far? um breve coment?rio, preferencialmente em Ingl?s, a pintura que mais lhes chamou a aten??o. Neste momento, dir?o suas primeiras impress?es sobre a obra apresentada e os alunos de outros grupos poder?o fazer coment?rios e perguntas.O professor interferir? quando julgar necess?rio, de modo a estimular a intera??o entre os grupos.

?

ATIVIDADE 2   

Dando sequ?ncia as atividades desta aula, cada grupo dever? escrever um texto em Ingl?s como um resumo de suas conclus?es sobre a pintura escolhida. Tal texto ser? usado posteriormente, para a apresenta??o da pintura selecionada para a turma.   

Para a realiza??o da atividade, sugerimos o uso de editores de texto tais como o ?BrOffice Writer? (dispon?vel no pacote de programas do BrOffice), uma vez que ele permite um processo de escrita e reescrita com registro e maior organiza??o.   

RECURSO ? BrOffice Writer

http://www.broffice.org/   (Fig. 3)  

Figura 3 ? Imagem do Recurso

Fonte: http://www.jurisway.org.br/UPLOADS/upl_img/IGORSANTANA0057.jpg Acesso em: 12 de dezembro de 2010.   

Para elabora??o dos par?grafos, os grupos dever?o se basear em algumas quest?es norteadoras, que poder?o ser impressas em forma de folha de atividade e entregue aos alunos.   

RECURSO ? Quest?es   

List every detail that you see in the work. (Fa?a uma lista de todos os detalhes que voc? v? no trabalho.)

Include emotions that the work evokes. (Inclua todas as emo??es que o trabalho evoca.) Include reactions to the content of the work. (Inclua rea??es ao conte?do do trabalho.)

Write about the things that are NOT in the picture. For example, do you see all the fingers on the subject?s right hand? (Escreva sobre as coisas que n?o est?o na pintura. Por exemplo, voc? v? todos os dedos na m?o direita da pessoa retratada?)   

Os alunos poder?o consultar dicion?rios e atividades online nos momentos que surgirem d?vidas quanto ao vocabul?rio relacionado a cores, formas e adjetivos para descrever as caracter?sticas das obras. Por exemplo, os alunos poder?o escrever, a partir da Monalisa de Leonardo da Vinci (Fig. 4):   

She has an oval face. Her hair is black and long. We think she is sad. (Ela tem um rosto oval. Seu cabelo ? preto e longo. N?s achamos que ela est? triste.)   

Figura 4 ? Imagem do Recurso

Dispon?vel em: http://www.artesnatela.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/monalisa1.jpg Acesso em: 13 de dezembro de 2010.   

?

RECURSO ? Sites para Consulta   

Colors   

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_colors

Este site apresenta uma lista com figuras contendo os nomes de v?rias cores em Ingl?s.

http://tech.worlded.org/docs/clothing/trivia.html    

Neste site ? poss?vel encontrar um pequeno teste com explica??es sobre os nomes das cores em Ingl?s.

Shapes  

http://www.elcivics.com/esl/shapes-colors-1.html    

Este site apresenta explica??es com exemplos sobre as formas e cores.

http://www.learnenglish.de/basics/shapes.htm

Neste site ? poss?vel encontrar uma lista dos nomes das mais variadas formas em Ingl?s.

Adjectives  

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/grammar/interestsentences/adjectives/    

Este site cont?m exemplos e atividades sobre o uso dos adjetivos em Ingl?s.

http://esl.about.com/od/grammarforbeginners/a/adjective_use.htm  (Fig. 5)   

Neste site ? poss?vel encontrar explica??es sobre o uso dos adjetivos em Ingl?s na constru??o de frases.

Figura 5 ? Imagem do Recurso   

Durante a realiza??o da atividade, o professor dever? circular entre os grupos supervisionando e orientando a escrita do texto.   

IMPORTANTE: O professor de L?ngua Inglesa deve trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de Artes. Este desenvolver? (em suas aulas ou em aulas conjuntas) conte?dos relacionados ao tema (formas e cores e suas representa??es), ampliando a base de conhecimentos dos alunos para que possam reconhecer as caracter?sticas das obras como manifesta??o de  processos  de pensamento, de ideias, pontos de vista individuais e coletivos. 

?

ATIVIDADE 3  

Nesta etapa, os grupos elaborar?o uma apresenta??o das pinturas escolhidas a partir dos textos que escreveram na atividade anterior.

O professor de Ingl?s dever? circular entre os grupos supervisionando e orientando o uso do idioma. Sugerimos que o professor de Artes tamb?m esteja presente neste momento, supervisionando e orientando quanto ao conte?do apresentado, isto ?, quanto a validade e adequa??o das an?lises das obras escolhidas pelos alunos.

Para a cria??o da apresenta??o sugerimos o uso da ferramenta ?Impress? (dispon?vel no pacote de programas do BrOffice)  para a cria??o de slides com as apresenta??es. Tais slides poder?o conter, al?m dos textos, as imagens das pinturas em quest?o.   

RECURSO ? BrOffice Impress

http://www.broffice.org/   (Fig. 6) 

Figura 6 ? Imagem do Recurso Fonte: http://programaslinux.com.br/html/uploads/user_1455/Office_impress_010.jpg Acesso em: 13 de dezembro de 2010.   

? importante que o professor auxilie os alunos quanto ? pron?ncia e entona??o adequadas para a leitura do texto, pois na sequ?ncia ir?o apresent?-lo oralmente.   

Para a apresenta??o  em aula aberta, cada grupo receber? um n?mero. As apresenta??es ser?o exibidas seguindo a ordem num?rica dos grupos.  Sugerimos que se utilize equipamento ?Data Show? para que todos os alunos possam visualizar adequadamente as apresenta??es.   

O professor dever? instigar a reflex?o sobre as apresenta??es. Para isso, sugerimos seguintes quest?es norteadoras:   

?

What details do you remember from the description of the picture? (Quais detalhes voc? se lembra pela descri??o? Do quadro?)

Did the writer include any comments that were not just descriptions? If so, what were they? (O autor incluiu alguns coment?rios que n?o eram apenas coment?rios? Se sim, quais eram eles?)

  

Ao final de cada exibi??o, o grupo ter? a oportunidade de ouvir coment?rios sobre a apresenta??o e os professores, tanto de L?ngua Inglesa quanto de Artes, far?o as interven??es que julgarem necess?rias, visando orientar e organizar os trabalhos.   

Finalizando este momento, os professores propor?o a leitura e debate em aula aberta do texto "Simbologia nas Artes", que explica e comenta sobre o uso de cores e formas como meios para manifestar ideias e significados em pinturas.

?

RECURSO - Texto "Simbologia nas Artes"

http://objetivojuane.blogspot.com/p/simbologia-nas-artes.html (Fig. 7)

Simbologia das Artes

Figura 7 ? Imagem do Recurso

OBSERVA??O:  o texto apresentado no site poder? ser salvo no formato de documento, impresso e entregue um para cada aluno.

A partir da discuss?o do texto proposto, os alunos poder?o avaliar, com a supervis?o e orienta??o dos professores, a adequa??o dos crit?rios que se deve adotar para avaliar e analisar uma obra de arte, especificamente a pintura.

?

ATIVIDADE 4

A partir das apresenta??es sobre as obras, os grupos criar?o novos textos. Desta vez, dever?o criar uma hist?ria em Ingl?s sobre ou a partir das pinturas que foram apresentadas na aula. Para tanto, sugerimos as seguintes quest?es norteadoras, entregues na forma de folha de atividade:   

Think of the painting as a frame of a movie. "Unfreeze" the frame and set the painting into motion. (Pense na pintura como uma cena de um filme. ?Descongele? esta cena e coloque a pintura em movimento. Write the story of what has just happened or what is just about to happen. (Escreva a hist?ria que acabou de acontecer ou acontecer? em seguida.) Push the painting's frame back and tell the enlarged story. (Considere a pintura como um pano de fundo e crie uma hist?ria ampliada.)   

O professor dever? circular entre os grupos, supervisionando e orientado as atividades.   

Ao final desta atividade, os textos criados ser?o publicados em um blog da turma. De forma geral, um blog combina texto, imagens e links para outros blogs ou p?ginas da Internet, bem como para m?dias relacionadas a seu tema. A oportunidade de leitores deixarem coment?rios de forma a interagir com o autor e outros leitores ? uma parte importante dos blogs. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog Acesso em: 27 de julho de 2009.)     

O objetivo da cria??o do blog ? incentivar a intera??o dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opini?es, de pessoas com diferentes idades e experi?ncias de vida. Especificamente, a cria??o do blog, favorecer?, tamb?m, a familiariza??o com as Novas Tecnologias.    

Informa??es sobre como criar um blog podem ser acessadas em:   

RECURSO - Blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198  (Fig. 8)    

Figura 8 ? Imagem do Recurso

Acesso em: 15 de dezembro de 2010.   

Caso n?o seja poss?vel criar um blog para a turma, sugerimos que os textos sejam postados em um mural da classe ou da escola.   

SUGEST?O   

Visitar um museu ou galeria de artes da cidade.     

    

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupos, a leitura e interpreta??o de textos e o uso adequado do idioma Ingl?s em suas formas oral e escrita.