Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Sim?es de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gon?alves Silva
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
| Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino M?dio | Matem?tica | Tecnologia para a matem?tica |
Certos subconjuntos dos n?meros reais s?o chamados intervalos. Eles correspondem, geometricamente, a segmentos de reta (ou semi-retas). Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), ? constitu?do por todos os n?meros reais que est?o entre a e b .
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1?) Apresente aos alunos as diferentes formas de representa??o dos intervalos.
Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), ? constitu?do por todos os n?meros reais que est?o entre a e b .
2?) Utilize um projetor para exibir o resumo dos tipos diferentes de Intervalos dispon?vel no site indicado abaixo.
http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap112s11.htm
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3?) Solicite que os alunos representem graficamente os intervalos indicados no final do site acima. As respostas est?o dispon?veis no pr?prio site.
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Para esta atividade ? importante que os alunos saibam o significado dos s?mbolos:
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Imagem do autor
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3?) D? um tempo para os alunos resolverem as quest?es e depois recolha. Essa atividade servir? como uma avalia??o.
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Gabarito dispon?vel em: http://www.projetofundao.ufrj.br//matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/IntervalosAtividade03gabarito.pdf
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http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/conteudop.htm
http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap112s11.htm
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Os exerc?cios indicados na atividade 3 podem ser utilizados para avaliar os alunos em duplas. Aproveite que basta imprimir a folha de atividades e o gabarito est? dispon?vel.