Portal do Professor

Início do Conteúdo

Intervalos - Conjuntos num?ricos

Autor e Co-autor(es)

Victor Cesar Paix?o Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Sim?es de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gon?alves Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica ?lgebra
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Matem?tica Tecnologia para a matem?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o conceito de intervalo na reta real, e os tipos de intervalos existentes;
  • Observar que um intervalo n?o pode ser apenas aberto ou fechado;
  • Realizar opera??es entre intervalos.

Duração das atividades

2 tempos de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Simbologia de conjuntos.
  • Interse??o e Uni?o de conjuntos.

Estratégias e recursos da aula

Certos subconjuntos dos n?meros reais s?o chamados intervalos. Eles correspondem, geometricamente, a segmentos de reta (ou semi-retas). Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), ? constitu?do por todos os n?meros reais que est?o entre a e b .

Atividade 1

Identificando Intervalos

?

1?) Apresente aos alunos as diferentes formas de representa??o dos intervalos.

Por exemplo, se a < b , o intervalo aberto , denotado por ( a , b ), ? constitu?do por todos os n?meros reais que est?o entre a e b .

2?) Utilize um projetor para exibir o resumo dos tipos diferentes de Intervalos dispon?vel no site indicado abaixo.

Intervalos

http://www.dmm.im.ufrj.br/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap112s11.htm

?

3?) Solicite que os alunos representem graficamente os intervalos indicados no final do site acima. As respostas est?o dispon?veis no pr?prio site.

?

Atividade 2

Teste de Auto avalia??o

?

Para esta atividade ? importante que os alunos saibam o significado dos s?mbolos:

Simbologia de Intervalos

?

1?) Leve os alunos para um laborat?rio de inform?tica.
?
2?) Indique o site a seguir para que eles possam resolver exerc?cios sobre intervalos num?ricos. 
?
?
Auto Avalia????o
?
3?) Pe?a que anotem quais os exerc?cios que eles erraram.
?
4?) Agora, os alunos devem se organizar em grupos de at? quatro integrantes. Cada grupo dever? apresentar um relat?rio indicando quais foram os erros cometidos. Incentive-os a buscar as respostas corretas a partir das trocas no grupo.
?
5?) Ao t?rmino da etapa anterior os grupos devem ser convidados a expor para a turma suas conclus?es.
?

?

Atividade 3

Atividade de aprofundamento -  Intervalos 

1?) Organize os alunos em duplas.  
?
2?) Previamente, providencie c?pias da folha de atividades dispon?vel no link abaixo e distribua uma para cada dupla.  
?

Atividade 03 - Aprofundamento do conceito de Intervalo

Imagem do autor

?

?

3?) D? um tempo para os alunos resolverem as quest?es e depois recolha. Essa atividade servir? como uma avalia??o.

?

Logo solucao

Gabarito dispon?vel em: http://www.projetofundao.ufrj.br//matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/IntervalosAtividade03gabarito.pdf

Recursos Complementares

Avaliação

?

Os exerc?cios indicados na atividade 3 podem ser utilizados para avaliar os alunos em duplas. Aproveite que basta imprimir a folha de atividades e o gabarito est? dispon?vel.