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Desafios com a letra R

Autor e Co-autor(es)

Grazielle Tomaz de Almeida imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender a importância de revisar a escrita de palavras.
  • Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.  

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.  

Estratégias e recursos da aula

1 – Situações com R.

OBJETIVOS:

Observar regularidades/irregularidades da escrita alfabética.

PROCEDIMENTOS:  

 - Organize um ditado diferente. Neste, as crianças deverão escrever o nome da imagem que você mostrar. Coloque em um saquinho figuras como as sugeridas a seguir:

Obs: Imagens sugeridas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.

- Prepare uma matriz com uma lista de palavras com R. Selecione palavras que iniciam e terminam com R, contemple também palavras em que o R posiciona-se no início e no meio da sílaba e, por fim, palavras que possuam dois Rs.   

Nesta matriz, as palavras devem estar em quadrinhos/tabela, de modo que as crianças possam recortar.  

O desafio é que observem as palavras, organizando grupos. O propósito é a percepção da sonoridade ocupada pelo R conforme a sua posição na palavra. Tal análise possibilita que apreendam que há relação entre a sonoridade do R, seu “lugar” na palavra e a maneira de grafar.

Oriente que deverão apresentar uma justificativa para a organização proposta.   

Dicas:

Caso considere a observação e elaboração da justificativa difícil para seu grupo, desenvolva a atividade em duplas ou no máximo grupo de quatro.   

 Professor, ao selecionar as palavras, evite grupos semânticos, pois assim evitamos que as crianças façam uma classificação por sentido e não por suas características sonoras e gráficas.

 SUGESTÕES DE PALAVRAS:

PALAVRAS QUE INICIAM COM R – rato, Ricardo, relógio, recado, repouso.

PALAVRAS QUE TERMINAM COM R – andar, comer, falar, puxar, cair.

R NO MEIO DA SÍLABRA - brinco, brincadeira, trator, tropeiro, trajeto.

R NO FINAL DA SÍLABA – uniforme, transformado, organizado, argumento. RR – carro, corrida, carroça.   

ATENÇÃO: ao concluir esta atividade, esclareça ao grupo que o trabalho foca a especificidade assumida pela letra R de acordo com a sua posição na palavra.  

2 – Estudo dos grupos

OBJETIVOS:

Observar regularidades sonoras.

PROCEDIMENTOS:

- Oriente um Para Casa em que deverão levar, no encontro seguinte, palavras com R. Cada criança deve levar, no mínimo, cinco palavras, sendo estas retiradas de jornais ou revistas. ATENÇÃO : Não será preciso que as palavras pesquisadas sejam organizadas em grupos, como na atividade anterior.

- Solicite que todos coloquem sobre a carteira as palavras pesquisadas no Para Casa. Em seguida, fixe no quadro-negro uma folha de papel Kraft com o título – PALAVRAS QUE INICIAM COM R. De modo autônomo, cada criança deverá identificar entre as palavras pesquisadas aquelas que iniciam com R, como orienta o cartaz fixado no quadro-negro. De modo organizado, quem possuir palavras com esta característica deverá ir à frente, ler a(s) palavra(s) e, em seguida, fixá-las no cartaz.    

Com todas as palavras deste grupo fixadas, leia para as crianças a lista que construíram. Selecione algumas delas e peça que repitam em voz alta, se possível cada uma delas deve ter o R seguido de todas as vogais (EXEMPLO: rato, retrato, Ricardo, roupa, rústico). Em seguida, solicite que reproduzam apenas o som do R, som este produzido na “garganta”, arranhando a garganta. Assim, reflitam sobre o som assumido pelo R, sempre que localizado no início da palavra, independente da vogal que antecede.  

- Oriente um registro (deverá ser feito no caderno) sobre a análise desenvolvida. Ainda no caderno, cada criança deverá anotar uma lista de cinco palavras que iniciam com R. Preferencialmente, palavras que ainda não foram trabalhadas.   

ATENÇÃO : Este exercício do papel Kraft, fixado no quadro-negro, bem como reflexão e registro, devem ser repetidos para todos os grupos trabalhados, ou seja, palavras que iniciam com R, terminam com R, que tenham R no meio e no início da sílaba e, por fim, RR. 

  • No caso das palavras que terminam com R, deverão apreender a sonoridade, de modo similar às que iniciam com R. Se julgar pertinente você poderá, ainda, refletir com o grupo que, normalmente, as palavras terminadas com R sugerem verbos de ação (falar, cantar, sorrir, correr etc.).
  • As crianças devem perceber que as palavras que possuem R no meio ou início da sílaba “fazem a língua tremer no céu da boca” (trabalho, graveto, prefeito, sonoridade etc.). É interessante fazer uma reflexão sobre as palavras em que o R consta no início da sílaba, porque o R no início da palavra seguido de vogal possui som diferente do R em início de sílaba, ainda que seja seguido de vogal.

EXEMPLO:

ri co  – r o som é produzido na garganta.

prefe ri do – r o som é produzido “com a ponta da língua no céu da boca”.  

  • As crianças devem saber que não há palavra que inicie ou termine com RR. Assim, quando o som do R surgir no “meio” da palavra, esta é escrita com RR e seu som será sempre “arranhando a garganta” (carro, corrida etc.). É importante que observem que o som é parecido com as palavras que iniciam com R, mas já que não há palavras que terminam ou iniciam com RR, sempre que o som for similar é sinal que se escreve com RR.

EXEMPLO

ra posa – r o som é produzido na garganta.

ca rra pato – som de r produzido na garganta, mas no meio da palavra, portanto é rr.  

Dica : Exponha no mural da sala, para consulta das crianças, todos os grupos trabalhados no papel Kraft. Junto a cada grupo de palavras, fixe também uma cópia do texto que sistematiza as observações apreendidas.   

3 – Revisando palavras

OBJETIVOS:

Compreender a importância de revisar a escrita de palavras.

PROCEDIMENTOS:

Uma vez compreendida as observações trabalhadas no item dois, apresente atividades que os levarão a colocar em prática as estratégias apreendidas.  

 1 – Observe as figuras e escreva corretamente:

Obs: Imagens apresentadas acima, foram retiradas da ferramenta Clip-art do Word/Windows Seven.

2 – Substitua os números pelas sílabas correspondentes e complete a poesia.

1- RE

2-RI

3-AR  

Autora: Luisa Zacarias

Poesia disponível em: <http://horizontesdapoesia.ning.com/profiles/blogs/poema-com-r>. Acesso em: 25 nov. 2010. 

obs: Imagem da poesia, como as lacunas, produzida/trabalhada pela autora desta aula.

3 – Preencha a tabela abaixo. Para a primeira coluna, você deve escolher dez palavras que completaram a poesia e reescrevê-las. Já na segunda coluna, você deve separar estas palavras em sílaba.

PALAVRAS RETIRADAS DA POESIA

SEPARAR EM SÍLABAS

EXEMPLO - HISTÓRIA

HIS - TÓ - RIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 – Descubra as palavras de cada grupo e circule-as. Depois faça frases.  

Xzrfgorilaamnretwqbljardimdrtumghjklárvorekhgrtuoaesxm    

 _________________________________________________________________________  

trapalhãojrtfvhopqwzxsjardineirolfgbhytrderrubouplk

_________________________________________________________________________  

grsdjetIngridefrlstgbxajqkeaprendeukamarraroepaldmce

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5 - Prepare um ditado com as seguintes frases:

Henrique é o melhor amigo de Pedro.

A costureira cortou o tecido errado.

A arara azul está em extinção.

No quintal da minha casa tem várias goiabeiras.  

Recursos Complementares

Confira aqui no porta a aulal - Descobrindo as regras da letra R:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9749  (Acesso em 12 de dez. 2010). 

Avaliação

A criança, nas atividades de escrita, deverá demonstrar ter incorporado reflexões que colaboram para uma escrita ortográfica, sobretudo em palavras que possuem R. A aquisição da habilidade, bem como a avaliação, é processual. Assim, é pertinente que, no processo, as atividades sejam retomadas. Além disso, atividades com ditado devem ser incorporadas na rotina, já que colaboram para comparar e apreender os avanços e restrições.

Dica: Apresente um texto, como parlenda, poesia, ou outro, com alguns erros. As crianças deverão identificar os erros e corrigi-los.

Exemplo: Trrês patro de trigo para treis trigre tistre.